Famoso por abrigar algumas das paisagens mais geladas e bonitas do Rio Grande do Sul, Cambará do Sul é uma cidade simples do interior oferecendo desde a hospitalidade caseira deliciosa até hotel de luxo com passeios para os cânions do sul. Por vezes chamado de a Terra dos Cânions e Cidade do Mel, também tem fartura em lã, leite, batata e gado.
O melhor de Cambará do Sul é contemplar a natureza dos cânions Itaimbezinho e Fortaleza ou se aventurar nas trilhas mais pesadas. O pior só é ruim para quem está acostumado com cidade grande, afinal, nada abre aos domingos e feriados.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul
Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
Acesso rápido: Roteiro | Como chegar | O que fazer | Onde dormir | Quando ir | Arredores | Por onde começar
Os cânions de Cambará do Sul em um final de semana
A minha primeira vez nos cânions do sul foi de sexta a domingo e voltei satisfeita por ter conhecido tudo o que queria. Sábado fui ao Itaimbezinho cedo para evitar a névoa. Não que a paisagem fique ruim com neblina, aliás, ver ela chegando por dentro da fenda e invadindo tudo ao meu redor é interessante, mas sem ela a visibilidade é melhor. Esse lugar é grandioso, parece que alguém pegou uma faca cortou a terra, tirando uma fatia de 800 metros de profundidade.
No segundo dia fui ao Fortaleza e achei ainda mais bonito, dá para ver o mar em Torres e a paisagem é mais verde. Era inverno, anos após voltei no verão e vale ficar mais tempo para curtir a natureza ao ar livre ou passar um final de semana em cada estação.
Veja abaixo o que precisa saber antes de partir. As informações serão atualizadas sempre que houver novas viagens e artigos. Quer enviar a sua dica? Deixe um comentário.
Como chegar e circular
O aeroporto mais próximo fica a 134 km, em Caxias do Sul, entretanto, a porta de entrada para quem visita o Estado pela primeira vez é Porto Alegre, distante 184 km. Existem ônibus partindo dessas cidades, mas não é o transporte recomendado pelos horários restritos e tempo de viagem, estimado em 6 horas.
O indicado é aluguel de carro 4×4 ou contratar transporte com empresa especializada na região. Partindo da capital, a RS 020 é a estrada mais curta e asfaltada até Cambará do Sul.
As principais atrações, e algumas pousadas, ficam afastadas do centro da cidade e nem sempre tem transporte público. A melhor opção é estar de carro ou contratar os passeios com as agências locais.
O que fazer em Cambará do Sul
Conhecer os cânions, aproveitar o aconchego das pousadas, tomar banho de cachoeira e se deliciar nos restaurantes tradicionais. O cânion mais famoso é o Itaimbezinho, distante 18 km por estrada de terra, contudo, o mais bonito e profundo é o Fortaleza, distante 22 km também por estrada de terra. Nenhum desses cânions precisa de guia porque a caminhada é fácil. Já as trilhas lá embaixo, no interior dos cânions como a Rio do Boi, o guia é obrigatório. Afinal, se começa a chover em algum lugar próximo, o rio sobe rapidamente e o condutor tem um rádio além de saber as rotas de fuga.
Um final de semana é o suficiente para explorar a cidade, mas a região Aparados da Serra oferece atrações para ficar mais tempo. Veja o roteiro de 5 dias.
Quando ir
Todas as épocas são boas, desde que não chova. No inverno a visibilidade é melhor e existe a possibilidade de ver neve ou geada. Ou seja, o frio pode ser congelante. No verão a paisagem exibe cores mais vivas e alguns passeios incluem banhos de cachoeiras. Nos meses mais quentes a névoa ocorre com frequência, deixando a paisagem especial. No outono e primavera as temperaturas são mais agradáveis. Por outro lado, o clima pode mudar a qualquer momento para melhor ou pior. Final de setembro acontece o festival Revolução da Culinária Farroupilha para hóspedes do Parador Casa da Montanha.
Pousada e hotel em Cambará do Sul
São algumas opções para todos os gostos e bolsos. Já experimentei a simples Pousada Pôr do Sol e o luxuoso Parador Hotel. Na primeira, éramos 6 amigos dividindo o mesmo quarto em busca de cama confortável e café da manhã. A localização central facilita para quem está de carro e cada dia quer ir para um lado.
Já o Parador Hotel é como um resort fora da cidade, oferece algumas experiências que conto no texto “Acampamento de luxo” e Luciano no “Uma experiência dentro do casulo“.
Arredores
Cambará fica na divisa com Santa Catarina e pode estar nas rotas do litoral catarinense, da Serra do Rio do Rastro, dos Campos de Cima da Serra, da Serra Gaúcha e da praia de Torres, a mais bonita no litoral gaúcho. Sem esquecer da capital Porto Alegre. Quem busca aventura e maior interação com a natureza, deve passar uns dias em Praia Grande, o município catarinense é ponto de partida para as trilhas por dentro dos cânions como a Trilha do Rio do Boi ou Interior do Malacara.
Fotos de Leandro Gabrieli e Roberta Martins.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
- Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Rotas regionais para voar no Rio Grande do Sul
- Cheguei, e agora? Qual melhor transporte em Porto Alegre
- Evite imprevistos nas estradas gaúchas
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- O que levar a mala ou mochila
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
Cidades e parques visitados no RS: