Onde dormir na Austrália: de hotéis a caravan parks


Hospedagem na Oceania tem certas particularidades, portanto, vale tomar conhecimento na hora de planejar a viagem. Desde já aviso, será mais democrática e acessível do que imagina. Neste post trago curiosidades e recomendações de onde dormir na Austrália. Somente lugares onde eu e minha família experimentamos ou visitamos e ainda continuam funcionando. Afinal, desde 2010 viajamos para lá com frequência e a ideia é atualizar o conteúdo a cada nova ida.

Todos os anos milhares de famílias viajam de carro pela Austrália. Literalmente colocam a casa nas costas e partem por meses ou anos. Aposentados chegam a vender suas propriedades para investir na jornada e pais não se importam em deixar seus filhos sem escola por um tempo. Sabem que as aulas práticas na estrada poderão ter mais valor na vida deles. Assim como chefes e colegas de trabalho entendem e apoiam quando alguém pede uma licença para viajar. O período não será remunerado, mas a probabilidade de ter o emprego de volta é alta.

Camping e Caravan Parks

O país talvez seja o melhor preparado pra receber quem opta por este estilo de hospedagem. Não importa quão fim de mundo for, vai encontrar um banheiro público pra tomar banho em boas condições e com estoque de papel higiênico. Eu tomei uma ducha quente, no meio do nada, enquanto acampava no Outback e não paguei por isso. Ademais, a estrutura para camping é ótima, na maioria tem lugar para reboque e motor homes e muitos oferecem cabanas. Isto fez surgir uma nova categoria de hospedagem, os caravan parks são focados no público motorizado que busca um pouco mais de conforto. Cozinha, banheiro e áreas de lazer são compartilhados e o viajante escolhe dormir no seu motor home ou na cabana compacta.

Este acaba sendo o jeito mais barato de viajar pela Austrália, embora alugar o reboque (caravan como chamam) ou o motor home seja bem caro. Muitos optam por comprar e vender no final da jornada, afinal veículos não são tão caros como aqui. É outra mentalidade que incentiva as pessoas a serem mais felizes e menos preconceituosas.

Onde dormir na Austrália: acampamento ao relento
Uma van com reboque e tínhamos todo o necessário para acampar no Outback

Hotéis, hostels e resorts

Em geral, hóspedes são vistos e tratados da mesma forma sem importar se são mochileiros ou patricinhas, se reservam o dormitório mais simples ou a suíte de luxo. Muitos lugares oferecem o espaço para camping e a suíte requintada no mesmo empreendimento e todos  podem desfrutar igualmente dos mesmos espaços. Definições como status e perfil de público são ignoradas, embora exista sim a discriminação racial em relação aos aborígenes. Questão delicada que foge do contexto deste post e o objetivo é dizer como nós brasileiros (aparentamos ser de qualquer nacionalidade) seremos recebidos com muita educação e respeito.

Onde dormir na Austrália

Cairns | Esperance | Gold Coast | Hyden | Sydney

Em Cairns, Queensland

Dreamtime Backpackers é um hostel de astral animado, staff simpático, limpo e tudo compartilhado. Me hospedei em quarto para seis com banheiro e sem café da manhã. O supermercado é atravessando a rua e tem muito espaço para guardar e preparar alimentos na cozinha. O WiFi funciona bem, tem lavanderia, agência de viagens e lounge com áreas de lazer. Localizado em frente à Estação de Trem que leva até floresta tropical, fica um pouco longe da praia, mas é agradável ir caminhando.

Recepção
Recepção
No quarto compartilhado
No quarto compartilhado

Confiança é outro diferencial no país, avisei por telefone que iria chegar naquele dia de madrugada e o atendente me explicou onde a chave estaria escondida e o caminho até o quarto. Disse para eu não me preocupar e acertar tudo com ele no dia seguinte.

RESERVE AQUI

Onde: 189, Bunda Street.

Refeitório ao ar livre
Refeitório ao ar livre

195 hotéis em Cairns

^ Voltar início ^

Esperance, Western Australia

Leandro e Juliana passaram um réveillon acampados no paraíso. Esperance tem algumas opções, mas no Cape Le Grand National Park o acesso é limitado. O único meio de hospedagem é uma área de camping muito concorrida no final de ano.

Onde e contato: via Cape Le Grand Road, Esperance, 6450. Fone +61 08 9083 1555, Toll Free Phone +61 1300 664 455.

^ Voltar início ^

Em Gold Coast, Queensland

Sacada do dormitório compartilhado
Sacada do dormitório compartilhado

Komune Resorts and Beach Club é um clube de praia, hostel e resort pé na areia. Tem piscina, bar, internet, casa noturna com DJ, salão de jogos, restaurante mexicano e café da manhã aberto a todos os visitantes.

O dormitório para seis pessoas tem sacada com vista para o mar, banheiro com máquina de lavar roupa e dois quartos. O valor foi bastante acessível no mês de maio, mas não para quem chega na hora ou na alta temporada. A praia de Coolangatta é famosa pelos campeonatos internacionais de surf e é mais tranquila do que vizinha Surfers Paradise.

Onde: Esquina da Boundary Street e Hill Street, em Coolangatta.

RESERVE AQUI

Onde dormir na Austrália: Beach Club do Komune Resorts
Beach Club do Komune Resorts

1000 hotéis em Gold Coast

^ Voltar início ^

Em Hyden, Western Australia

Dentro da mini cabana
Dentro da mini cabana

Tressie’s Caravan Park é daqueles lugares para quem viaja de carro mencionado acima. Oferece cozinha cheia de utensílios, banheiro e churrasqueira compartilhados. A cabine é bem pequena com um beliche, mesa, armário, cafeteira, TV e micro-ondas. Leve saco de dormir ou pague caro pelas roupa de cama e cobertor.

Na recepção tem um museu com velharias de colecionador que vão desde caixinhas de biscoito à máquinas de costura e ferramentas de fazenda. O lado negativo de estar no meio do nada e não ter onde comprar comida. Precisa se planejar pra levar o necessário conforme o período.

Onde e contato: na estrada em Karlgarin. Fone +61 98895043.

Onde dormir na Austrália: caravan park
Quatro cabanas para 2 pessoas

Wave Rock Motel foi o único lugar aberto onde encontramos algo para comer próximo ao Caravan Park. Mas abre em horários restritos das 11h30 até 14h e das 18h às 21h da noite. É um lugar bem típico frequentado por australianos e pareceu ser a melhor opção de hospedagem na região.

Onde: 2, Lynch Street

RESERVE AQUI

Restaurante do hotel com carnes frescas
Restaurante do hotel com carnes frescas

^ Voltar início ^

Em Sydney, New South Wales

Big Hostel oferece de dormitórios compartilhados até quartos privativos com banheiro. Todos com ar-condicionado, armários e WiFi. As áreas compartilhadas são grandes e úteis como lavanderia, cozinha, lounge e terraço. A localização é ótima, muito fácil para circular pela cidade a pé ou de transporte público.

O hostel tem astral divertido, mas aconselho ficar nos quarto para 4 ou individual com banheiro. Nas primeiras noites fiquei em dormitório para 10. Era gente demais e o banheiro era muito pequeno para todos os quartos do andar. Minha mãe também se hospedou em outra situação e aprovou a suíte privativa.

RESERVE AQUI

Onde: 212, Elizabeth Street, Surry Hills

Lounge do hostel
Refeitório do Big Hostel

1900 hotéis em Sydney

Ebook Austrália e Nova Zelândia

Grandes Experiências Oceania>>

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o pdf Grandes Experiências Oceania aqui.

Fotos e relato 100% originais. Fotos Roberta Martins e Leandro Gabrieli

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

Deixe seu recado, escreva algo