PLANEJAMENTO

Buscadores de passagens x companhias aéreas x agentes de viagem


Na hora de comprar passagem aérea existem três opções: os buscadores de passagens aéreas, os sites das companhias aéreas e os agentes de viagem. Qual escolher depende de alguns fatores e compartilho a seguir o meu processo de pesquisa e compra de voos além dos problemas enfrentados nessa busca.

Qual o melhor: buscadores de passagens x companhias aéreas x agentes de viagem

Primeiro, é preciso avaliar se tenho tempo para pesquisar e resolver possíveis contratempos por conta própria ou seria melhor deixar o meu tempo precioso com coisas mais prazerosas e rentáveis. De nada adianta tentar economizar na passagem aérea se não gosta de pesquisar e piora se for muito bom em outras coisas que trazem retorno financeiro até melhor ao possível desconto no voo. Nesse caso, vale mais deixar o trabalho com um agente de viagens que cuidará de todos os detalhes do seu roteiro e cobrará um valor por isso.

Eu gosto de pesquisar e sou boa em achar promoções, inclusive já perdi a conta de quantas vezes só viajei por ter encontrado uma passagem aérea barata. Mas nem sempre tenho tempo ou acontece do destino escolhido vir com probabilidade de inconvenientes, nesses casos opto pelo serviço do agente. Se der algum problema, o profissional vai atrás da solução enquanto ocupo o meu tempo com outros assuntos ou tento tirar o melhor proveito do momento. Mesmo assim, sempre dou uma olhada em um buscador de voo para ter uma ideia aproximada de valor.

Prefere contratar agente de viagens ou não tem tempo? Toque no botão, inclua informações dos seus planos de viagem e repasso para a minha agente que vai te contatar com um orçamento.

Problemas comprando passagem aérea por conta própria

Por exemplo, encontrei promoção para a Austrália com escala na África do Sul e comprei 3 passagens em uma agência online (alguns buscadores também são agencias, mas não tem o agente) com seis meses de antecedência. Dois meses antes da partida, a companhia aérea faliu!

Foi pela Maxmilhas, na época o atendimento deles foi rápido e nos reacomodaram no voo da Latam. Então veio a pandemia e imagina o caos… Tive o reembolso quase um ano depois, mas nunca havia me estressado e perdido tanto tempo com uma viagem como essa, que nem aconteceu! Um agente teria feito muita diferença.

Em outra situação e aí fica a dica de qual agência de passagens aéreas nunca usar: Submarino Viagens. Comprei um voo para Mendoza com escala no Chile e ao chegar a Santiago a companhia aérea avisou que eu não estava na lista de passageiros do segundo voo porque a Submarino Viagens não havia confirmado esse trecho e eu deveria resolver com eles. Era feriado de Carnaval, tentei contato e não tinha ninguém para me atender, enviaram uma resposta uma semana após o ocorrido quando a viagem já tinha terminado. Mas embarquei porque bati pé e, falando em espanhol, convenci o atendente a me encaixar naquele mesmo voo. Sorte ainda ter lugar e saber argumentar ou teria um gasto enorme ficando em Santiago de última hora e perdendo tudo o que já estava reservado em Mendoza.

Buscador de passagens aéreas baratas

Não importa por onde compro as passagens aéreas, sempre começo com um buscador para ter uma ideia de valores, criar alertas e até escolher o destino da viagem porque colocando o ponto de partida, alguns mostram as melhores ofertas no mundo todo.

A vantagem em relação aos sites das companhias aéreas é poder buscar voos das diferentes empresas ao mesmo tempo, além de ter o mais barato ou o trajeto mais rápido em destaque. Ainda pode usar os filtros para mostrar somente aqueles com detalhes imprescindíveis na escolha e optar por diferentes empresas aéreas por rota. Por exemplo, ida por uma e volta por outra mais barata ou variar até nas conexões, mas se houver atrasos, a responsabilidade será sua, use essa estratégia com cautela.

No entanto, um lado frustrante é a velocidade da mudança de valores. Ao encontrar um preço bom até clicar e chegar a página de venda, os preços podem mudar, geralmente ficam mais caros. Acontece porque os valores do transporte aéreo não são fixos como nos terrestre e fluvial, eles mudam conforme a demanda e aqui no Brasil não existe ofertas de última hora (last minute deals) como nos Estados Unidos e na Europa. O tempo ideal para pesquisar é entre 6 meses a 50 dias antes da viagem internacional e entre 3 meses e 30 dias antes da viagem nacional. Após esses prazos a tendência é subir e antes certamente não terá nenhuma promoção.

Booking passagens

Se não sabe, desde o ano passado o site que mais uso para reservar hotéis também funciona como comparador de preços de passagens aéreas e pode comprar ali na mesma plataforma porque Booking.com é uma agência de viagens online oferecendo voos e passeios além da hospedagem (escolha Voos no menu principal).

Por ser uma empresa gigante e global, consegue negociar valores e oferecer descontos que podem custar menos que comprar direto da companhia aérea e esse ano já comprei algumas vezes por ele. Além disso, uma das vantagens é liberar os descontos no programa Genius para reservar hospedagem, para isso basta estar logado na sua conta na hora da compra do aéreo.

Clicar nos links indicados aqui não interfere na sua conta ou descontos fidelidade Genius. Se estiver no celular, irá abrir direto no aplicativo instalado ou no navegador, onde basta entrar com seus dados de acesso. 

Print screen da tela do Booking.com, um dos buscadores que mais uso para comprar passagens aéreas

Outras vantagens Booking voos são:

  • Variedade de empresas aéreas exibidas;
  • Comprar todos os trechos no mesmo pacote (atente ao tempo de conexão se forem empresas diferentes, a responsabilidade será sua);
  • Parcelamento em até 12 vezes (atente aos possíveis juros);
  • Site estável e intuitivo ou mesmo aplicativo da hospedagem;
  • A seriedade da empresa, como já contei neste artigo minhas experiências positivas com o atendimento ao cliente. E se conhece Kayak, saiba que faz parte do mesmo grupo Booking Holdings e funciona de forma semelhante;
  • As avaliações de usuários que realmente compraram na plataforma.

Talvez os melhores preços do Booking.com sejam pelo lançamento para se destacar da concorrência no transporte aéreo. Para nós viajantes, vale aproveitar enquanto for vantajoso. Se os valores não forem bons, tente pesquisar também nestes:

Skyscanner

A plataforma é somente um buscador que direciona para os sites das companhias aéreas e agências online onde a compra acontece (escolha empresas que conhece e confia, não pelo preço). A grande vantagem do Skyscanner é exibir passagens flexíveis de uma variedade inigualável de empresas aéreas do mundo todo.

Print Screen da tela do Skyscanner

Outras vantagens do Skyscanner são:

  • Criar alertas de preço e ser avisado de oportunidades por e-mail;
  • Pesquisar a partir do aeroporto de partida, com ou sem data definida, deixando o destino da viagem em branco para o resultado da busca mostrar para onde e quando estão as melhores ofertas.

Já usei e foi útil, mas não tenho encontrado valores interessantes esse ano.

Google Flights

Também é somente um buscador que direciona para os sites das companhias aéreas e agências online onde a compra acontece (escolha empresas que conhece e confia, não pelo preço). A grande vantagem do Google é mostrar os melhores períodos para cada destino com muitas opções de comparativos.

Print screen do Google Flights, o mais famoso dos buscadores

Como pesquisar no Google Flights e mais vantagens

  1. Certifique-se de estar logado na sua conta Google para liberar mais níveis de pesquisa e alertas, inclusive restrições e informações sobre o destino.
  2. Use a aba Explorar inserindo somente o local de partida, com ou sem período e mês definidos. O resultado da busca é exibido no mapa, mostrando para onde e quando estão as melhores ofertas, pode aproximar em determinada região e mais possibilidades vão aparecendo indicando a melhor data; 
  3. Se já tem destino e datas definidas, insira os dados e terá todas as companhias aéreas que fazem o trajeto, com destaque para as mais econômicas;
  4. Use os filtros ou ordene conforme as suas preferências;
  5. Crie alertas para ser avisado de oportunidades de rotas por e-mail. Como? Ao clicar para ver as opções de companhias aéreas, marque Monitorar Preços, podendo escolher qualquer data; 
  6. Acompanhe no Gráfico de Preços e Histórico para tendências e previsões para encontrar a melhor época com base no enorme banco de dados do Google.

Google Flights é o que uso há mais tempo e sempre tenho algum alerta programado, mas não dá para confiar ser preciso sempre porque a estimativa é baseada em histórico de dados e isso pode mudar em futuro breve. Além disso, os valores atraentes não têm se confirmado quando entro no site indicado para a compra. Então acabo conferindo no Booking.com e ali está o melhor preço atualmente. Inclusive, o Google Fligths está exibindo a plataforma entre as opções de melhor custo.

receba dicas por e-mail

Sites das companhias aéreas

Mesmo usando os buscadores de passagens, confiro no site da empresa aérea indicada como a mais econômica. Geralmente mostra o mesmo valor e voo, mas pode ocorrer de ter alterado como mencionei anteriormente ou até ser mais barato por não ter taxas de serviço (não é o caso dos buscadores sugeridos acima). Também pode não ter as mesmas opções de parcelamento e descontos da agência de viagens online, mas tem a opção de usar milhas e essa é a grande vantagem quando temos os pontos necessários.

Se na sua pesquisa por passagens aéreas baratas, o melhor resultado for nas empresas Gol ou Emirates, peço usar esses links porque somos afiliados e ganhamos comissão por venda. Mas o valor não muda para quem compra, ganhamos parte da verba destinada ao marketing e já embutida em todos os produtos oferecidos por elas em qualquer canal de compra.

Conclusão buscadores de passagens x companhias aéreas x agentes de viagem

O melhor serviço para reservar voos depende totalmente das necessidades específicas e prioridades do viajante. Cada um tem vantagens únicas:

  • Contratando um agente de viagens terá menos trabalho e incômodos, mas será o mais caro.
  • Os sites das empresas aéreas serão os mais baratos por não terem taxas de serviço e poder usar milhas como forma de pagamento, mas o atendimento ao cliente é péssimo em caso de problemas.
  • Os buscadores são o melhor custo-benefício por comparar os valores praticados em cada empresa, dessa forma, ajudam a ter uma ideia de preços e datas mesmo que contrate um agente de viagens. Mas há diferenças conforme as prioridades do viajante:
  1. Para comparar diferentes aspectos e tendências, Google Flights é o mais eficiente, principalmente para acompanhar pelo alerta de preços.
  2. Se a ideia é comparar e reservar toda a viagem (passeios, hotéis e voos) no mesmo local, prefira os buscadores que também são agências online, como Booking.com
  3. Para encontrar flexibilidade de datas, destinos e grande variedade de empresas aéreas, o melhor recurso é Skyscanner.

Ou seja, comece pelo buscador, ao encontrar passagem barata, confira no site da companhia aérea onde realmente vale a pena comprar. Mas se o seu tempo for escasso e não quer trabalho ou estresse durante as férias, contrate um agente de viagens.

Meu serviço de consultoria por vídeochamada

Se ainda não sabe qual o melhor para você ou quer aprender estratégias para encontrar passagens baratas, ofereço aos leitores um serviço de consultoria personalizada por videochamada. Você escreve uma ideia dos seus planos, marcamos uma hora e durante a chamada compartilho o meu conhecimento da vida toda viajando pelo mundo para te ajudar a realizar o teu próximo roteiro.

© Todos os direitos reservados. Relato 100% original.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » + » DICAS AOS VIAJANTES » Buscadores de passagens x companhias aéreas x agentes de viagem

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment