No início do mês visitei, pela primeira vez com olhar de turista, a cidade onde morei por dez anos e me traz belas lembranças… Ah, eu sempre gostei e aproveitei bastante Porto (como os locais chamam enrolando a língua no som do r), inclusive descobria lugares que muitos nativos desconhecem. Mas desta vez estava com outros viajantes sendo guiada por moradores inspirados querendo mostrar o melhor da capital dos gaúchos. Era o Tchêncontro – Encontro de blogueiros de viagem em Porto Alegre.
O roteiro começou ao meio dia de sexta e se prolongou até domingo a noite. No entanto, o sábado foi todo na serra gaúcha e um dos passeios na capital aconteceu excepcionalmente para o nosso grupo na sexta a tarde, o habitual ocorre aos sábados pela manhã. Logo, vou indicar uma programação para o fim de semana em dois dias corridos baseado no nosso roteiro e, no próximo artigo, conto como passamos em Bento Gonçalves e Garibaldi.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul
Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
SÁBADO ANTES DAS 11h DA MANHÃ
Centro Histórico, Gasômetro e Cidade Baixa
O Mercado Público é sem dúvida um dos melhores lugares para começar a absorver a cultura regional. Os aromas, comidas típicas e a rotina do porto-alegrense passam por ali. O momento pede uma caminhada pelas bancas, quem sabe um cafezinho ou sorvete da Banca 40 e aquele olhar na arquitetura, reformado algumas vezes por infortúnios, tem a data de inauguração em 1869.
Para saber a história do centro e curiosidades de um jeito informal, procure pessoas vestindo camisetas laranjas escrito Free Tours Here. É o pessoal do Free Walk Poa, moradores de diferentes profissões que adoram falar sobre a cidade. Todos os sábados às 11h estão pelo Mercado Público para começar o passeio a pé pelo centro histórico de Porto Alegre. No final do tour cada um paga o que acha que eles merecem ou adquire produtos como camisetas e guia impresso. Eu gostei e percebi novos detalhes nos caminhos tantas vezes percorridos, fora ser bem mais seguro fotografar estando em grupo.
Para a hora do almoço, o centro tem ótimas alternativas, mas optamos pelo tradicional no Mercado Público. O escolhido foi o Gambrinus com peixes e carnes variados.
Walking tour free ou privativo, qual o melhor?
Preste atenção ao horário e faça a Linha Turismo Centro Histórico para ouvir outras histórias e ver tudo por uma nova perspectiva desde o segundo andar do ônibus turístico. Pode pegar na parada em frente ao Mercado Público se tiver o ingresso ou no Terminal (Travessa do Carmo, 84 – Cidade Baixa). As saídas acontecem de hora em hora entre 9h e 16h e tem seis pontos para embarque e desembarque utilizando única passagem durante o mesmo dia.
CONHEÇA LINHA TURISMO TEMÁTICO PELOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL
Se for inverno e não estiver chovendo, o city tour deve terminar perto da hora do pôr do sol. Ver o astro se esconder atrás do Guaíba é uma atração obrigatória para turistas e rotina para os residentes. Fomos para a Usina do Gasômetro e o registro mais bonito já foi publicado neste Foto da Semana. Se for em outra estação, aproveite pra caminhar na orla, comer churros, entre na Usina e verifique a agenda cultural. Grandes exposição interessantes já passaram por ali.
Uma pausa para descansar, ou se produzir, para a noite e rumo a Cidade Baixa, região boêmia e alternativa da capital. As opções são muitas e bares com mesas ao ar livre chegam a ficar lado a lado por diversas ruas do bairro. O movimento é grande até umas 2h da madrugada e continua em algumas casas noturnas até o amanhecer. A nossa noite foi tranquila bebendo e comendo no Mr. Pickwick na Nova Olaria. Um barzinho onde eu adorava comer pasteis e só reconheci quando li o cardápio, mudou de lugar, está maior e de cara nova. Agora também tem sopas no pão, batatas recheadas, sanduíches e todo mundo curtiu.
DOMINGO ANTES DAS 10h DA MANHÃ
Zona Sul, Rio Guaíba e Cidade Baixa
O ponto de partida é o Largo da Epatur ou Terminal da Linha Turismo, o mesmo do ônibus turístico mencionado acima. Desta vez o itinerário é na Zona Sul com saídas 10h ou 15h e sem paradas. O city tour é mais longo e mostra uma Porto Alegre esportiva e rural. Segue a margem do Guaíba passando por alguns pontos turísticos até chegar ao Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, de onde se vê o centro da capital ao longe entre os morros e antenas.
Se for o primeiro domingo do mês, chegue mais cedo para ver a Feira de Carros Antigos do Largo da Epatur, nós pegamos o final, mas deu para tirar algumas fotos antes de seguir para um almoço típico.
Hora do espeto corrido, músicas e danças tradicionalistas dentro de um galpão de CTG para turista ver. Brincadeira à parte, almoçar na Churrascaria Roda de Carreta é um programa novidade e interessante pra quem não nasceu envolvida com toda essa tradição. Minha família é da fronteira e está foi a única parte que eu trocaria por um restaurante italiano ou alemão (também representantes da nossa culinária), mas certamente indico para não gaúchos visitando Porto Alegre. O pessoal adorou e se comportou com a mesma curiosidade que eu faria no norte ou nordeste do Brasil, por exemplo.
Com aquela preguiça pós churrasco de domingo, volte para perto do Guaíba para conhecer um dos lugares que eu costumava ser frequentadora assídua. A Casa de Cultura Mario Quintana era o antigo Hotel Magestic onde o escritor morou seus últimos anos. O quarto dele virou um mini museu e todos os outros cômodos são ocupados por alguma atividade cultural. Tem cinema, teatro, exposições, jardim no terraço e café estratégico para ver o pôr do sol no último andar.
Mas o famoso pôr sol pode ser apreciado à bordo do Cisne Branco, barco que faz passeios no Rio Guaíba com guia contando curiosidades das ilhas e orla ao som de músicas que sempre dão vontade de voltar a Porto Alegre. Preste atenção nos galpões, Usina do Gasômetro e perceba a capital por mais um ângulo no seu momento mais vibrante por conta das luzes douradas do fim de tarde.
A noite de domingo começa cedo no Toca da Coruja, o bar da Cervejaria Coruja na Cidade Baixa. Tem degustação, comidas para harmonizar com as bebidas e até sorvete com cerveja. Aprovei a batata recheada com calabresa e muito queijo.
E assim brindamos o final do nosso divertido encontro de blogueiros viajantes em Porto. Deixo meu agradecimento especial para as incansáveis gurias que organizaram tudo e me proporcionaram ver a cidade por novos ângulos e olhares dos amigos.
Mapa de Porto Alegre
Tome Nota
Curiosidade: o Guaíba é um lago, mas isto foi descoberto há poucos anos e o nome Rio Guaíba deve permanecer enraizado por um longo período.
Tanto o Free Walk Poa quanto o Cisne Branco são indicados para estrangeiros por ter áudio ou guias falando em inglês e espanhol.
O Centro Cultural Santander, na Praça da Alfândega, merece a visita em uma dessas passagens pelo cento. O vitral do salão principal e o café, museu e cinema no cofre são sensacionais.
Quem prefere descobrir a noite porto-alegrense em outros bairros, a sugestão é conhecer os bares e restaurantes da Calçada da Fama, no Moinhos de Vento. O estilo é completamente diferente e as mulheres estão sempre bem produzidas.
Tchêncontro foi um evento informal com o apoio de algumas empresas. Neste roteiro as Linhas Turismo e Cisne Branco foram cortesias.
Fotos de Roberta Martins e Alessandra Fratus.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Rotas regionais para voar no Rio Grande do Sul
- Cheguei, e agora? Qual melhor transporte em Porto Alegre
- Evite imprevistos nas estradas gaúchas
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- O que levar a mala ou mochila
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
Cidades e parques visitados no RS:
Visite os demais blogs para ver a visão deles sobre Porto Alegre:
Across The Universe Andarilhos do Mundo Blog da Glacy Cafe Viagem Colecionando Viagens Dicas e Roteiros de Viagem Ensaios de Viagem Giros por Ai Janela ou Corredor Ta indo pra onde? . Territorios . Viaja, Bi! . Viajandinha Mafra . Brasil Naturista . Colecionando Imas . Devaneios de Biela . Disney Guia . Dudu Afora . Ferias de Mochila . A Fragata Surprise . Viagens da Mochilinha Gaucha . Necessaire na Mala . Nerds Viajantes . No mundo com a gente . Nos no Mundo . Por ai e Por aqui . The Way Travel . To pensando em Viajar . Turismo by Neneca Campos . Uma Senhora Viagem . Viagens que Sonhamos . Viaje com a Flora
5 Comments
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
Oi José, obrigada?
Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada
Oioi!
Foi ótimo te conhecer e compartilhar esses momentos com olhar de “turista local”! Bj
Roberta, que delicia esse post. Para nós, mais acostumadas com a cidade, procurar novos ângulos é um exercício. Fazer isso ao lado de visitantes entusiasmados, é sempre melhor. A convivência foi espetacular. BjO!