Um lugar com montanhas, cascatas, turismo rural, gastronomia italiana e alemã, parreirais, vinícolas, ciclovias, araucárias, hortênsias nas vias e atividades de aventura. Estamos falando de Rolante, cidade localizada no Vale do Paranhana, a 100 quilômetros da capital gaúcha Porto Alegre, indo pela Freeway (BR 290), e a 65 quilômetros de Gramado (ERS-11).
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul
Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
Rolante
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
Acesso rápido: Relato | Por onde começar
1. Ponto de Atendimento ao Turista e Apoio ao Ciclista
2. Moinho Sohne
3. Casa da Colônia e a cuca Galáctica
4. Camping Wolff
5. Cascatas de Rolante
6. Caminho das Pipas
7. Parque do Vôo Livre
Conhecida como a terra natal do cantor e compositor Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha (1927-1985), um dos ícones da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul, Rolante é a Capital Nacional da Cuca, espécie de bolo coberto com farofa de açúcar.
A história do município remonta meados de 1737, quando servia como descanso e passagem de tropeiros que levavam gado de Viamão para São Paulo, dando origem um pequeno povoado. Em 1909, tornou-se distrito da cidade de Santo Antônio da Patrulha. A emancipação de Rolante aconteceu em 1954.
Trouxe aqui algumas dicas para aproveitar esta cidade com pouco mais de 20 mil habitantes que iniciou sua colonização com imigrantes portugueses, italianos e germânicos. Um passeio que farei novamente, pois há muitas belezas naturais que merecem ser vivenciadas.
Ponto de Atendimento ao Turista e Apoio ao Ciclista
Para minha surpresa, Rolante proporciona uma boa estrutura para atender ciclistas e praticantes de mountain bike. O município conta com sinalização para esses esportistas em rotas, pontos para acolhimento, manutenção básica, lavagem das bikes, e alojamento. No Posto Krüpp, por exemplo, há uma sala exclusiva: o Ponto de Atendimento ao Turista e ao Ciclista.
O espaço dispõe de folhetos sobre passeios, restaurantes, pousadas, hotéis, bem como mapas, rotas para bikes, orientações de atendentes, chuveiros, estacionamento seguro e um chimarrão para recepcionar. Para quem precisa adquirir algum item para a jornada sobre duas rodas, tem uma pequena loja com capacetes, camisetas, joelheiras, luvas etc.
O município criou a Rede Preferencial para Transporte Cicloviário, em 2017, que faz parte do plano de mobilidade urbana, estabelecendo ciclofaixas e faixas compartilhadas. Várias estão prontas e em uso. A ideia é expandir para mais áreas de Rolante com o objetivo de dar segurança e desenvolver uma cultura de prática desse meio de transporte e esporte.
Posto Krüpp Ipiranga
Onde: RS 239, Km 71
Telefone: (51) 3547 2890
Moinho Sohne
Um dos moinhos mais antigos do Rio Grande do Sul, o Sohne iniciou como uma pequena central de fornecimento de energia elétrica para atender a população de Rolante, em 1888. Desde 1950 pertence à família Sohne, produzindo farinhas 100% integrais.
Ele mantém as características da construção original, sendo movido pela água do Rio Rolantinho da Areia. Os grãos são moídos na pedra. É o primeiro do Brasil a receber certificação internacional da WGC – Whole Grains Council (instituição norte-americana) por produzir farinhas 100% integrais. Elas são comercializadas para diversas padarias do Brasil, tendo entre seus clientes o famoso boulanger francês Olivier Anquier, o padeiro Leandro Harter, premiado em 2018 com o Melhor Pão de Porto Alegre, o conceituado Hotel Four Seasons, em São Paulo (SP).
Na propriedade é possível conhecer o processo de moagem. Há uma loja com produtos marca própria em cucas, pães, geleias e farinhas. O atendimento é realizado pela família. Em nossa visita, fomos recepcionados com um café da manhã farto e acolhedor.
Moinho Sohne
Onde: Av. Borges de Medeiros, 2319 – Centro
Informações: Fanpage.
Fone: (51) 3547 1312 e 3547 1000
Casa da Colônia e a cuca Galáctica
A cuca é uma adaptação dos bolos feitos na Alemanha, conhecidos como streuselkuchen. Ela faz parte da cultura gastronômica quando o assunto é panificação artesanal, principalmente no Rio Grande do Sul. Perfeita para comer com nata, mel ou geleia, pode levar diferentes sabores no recheio, como linguiça, prestígio (com chocolate e coco), uva, requeijão, maçã, doce de leite, entre outros.
No festival Kuchenfest, realizado em meados de março e que completou 22 edições, sempre é apresentada uma nova receita. Os autores são quituteiros apaixonados por testar ingredientes e fazem parte da Associação de Cuqueiras e Cuqueiros de Rolante (Ascur). Estes associados contam com um espaço dentro da Casa da Colônia onde preparam as delícias em um forno de tijolos.
Uma das receitas que provamos em nosso tour foi a Galáctica, feita com banana, aveia, farinha semi-integral, uva passa, canela e açúcar mascavo (amei!). Ela foi desenvolvida para homenagear os ciclistas que tanto transitam por Rolante. Os ingredientes são para dar energia no pedal. O nome Galáctica está relacionado a uma gíria usada por praticantes do esporte, atribuída àqueles ciclistas de alta performance.
Além das cucas, a casa comercializa produtos coloniais e artesanato local.
Casa da Colônia
Onde: Av. Getulio Vargas, 131 – Centro
Horários: Das 8 às 11h30 e das 13h às 18h – de segunda a sexta; Das 8 às 12h – sábados
Fone: (51) 3547 3449
Informações: Fanpage.
Camping Wolff
Na localidade de Campinas, área rural de Rolante, o sítio dos Wolff oferece área para camping, espaço para eventos com até 250 pessoas, café colonial, almoço e jantar desde que agendados com antecedência.
A área tem mais de 100 hectares e conta com lagos, pescaria, trilhas ecológicas e duas cascatas. Conheci uma delas, numa pernada de uns 30 minutos, entre subidas e descidas, contornando pedras (belíssima). Pelo caminho, o visitante cruza com o gado, passa por milharal, riachos e pequena ponte. Se você tiver aqueles bastões de peregrinos, podem ser bem úteis, principalmente se o terreno estiver úmido.
Em nosso tour, fomos recepcionados com um aperitivo, seguido de almoço preparado com ingredientes plantados e criados nas terras do sítio, entre frutas, verduras, legumes e carnes. A estrutura também tem um apiário, chegando a colher de 2 a 3 toneladas de mel por ano.
Camping Wolff
Onde: RS 239, Km 7,5 em Linha Campinas
Fones: (51) 9 9742 7172 (51) 9 9996 7364
Informações: Fanpage
Cascatas de Rolante
Entre todas as cascatas que Rolante abriga, a das Três Quedas é a única que recebe estrutura fixa desde a escadaria até a queda d’água, mas não tem como molhar-se nela, mesmo sendo aberta ao público. São 100 degraus em madeira com apoio para mãos até chegar ao deck para contemplar a vista.
Em nosso tour, não cheguei a conhecer a lindíssima Andorinhas, cercada por rochas e onde se faz rappel. Vi fotos dessa maravilha, mas como está localizada em propriedade particular e o tempo não colaborou muito, acabamos não visitando. Ela é um dos cartões postais da região. Fica a 20 quilômetros do Centro de Rolante. Para chegar a ela, é preciso fazer uma caminhada de 1,5 quilômetros. O nome se dá em função da grande quantidade desses pássaros sobrevoando.
Outra atração natural é a Cascata Colônia Monge, no interior da cidade, onde é possível acampar e fazer trilhas.
Essas quedas d’água deram vontade de retornar a Rolante quando chegar o verão. O pessoal das bikes desenvolveu um tour chamado Circuito das Cascatas e Montanhas que contempla essas belezas naturais em três cidades – Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula. Trata-se de um guia com mapa, que também dá a quilometragem e altimetria dos pontos geográficos.
Caminho das Pipas
A região de Boa Esperança, onde fica o Caminho das Pipas, foi o próximo destino de nosso tour. Fica a 17 quilômetros do Centro, e vale a pena conhecer. É uma infinidade de morros, estradas floridas, araucária, casas em madeira e pedra, parreirais formando uma cobertura verde sobre as colinas, chãos de asfalto e terra, curvas delicadas que fazem um desenho harmonioso na paisagem. No Caminho das Pipas, há várias cantinas atendidas pelas famílias proprietárias que produzem vinhos finos, espumantes, sucos integrais, com degustação para os visitantes. Também tem restaurantes e pousadas nesta rota, sendo tudo bem sinalizado por placas. Outra atração é o Sítio Terra e Arte que promove cursos e atividades relacionados à qualidade de vida, em trilhas ecológicas, yoga, meditação, arterapia, danças circulares, oferecendo alojamento para ciclistas.
No quesito compras, além das cantinas, tem casas especializadas em massas e produtos coloniais.
Das nove vinícolas do Caminho das Pipas, conhecemos duas, a Dallarosa e a Bennato. Desta vez não bebi alcóolicos, mas fiz questão de experimentar os sucos e degustar os salaminhos, queijos e bolos. Gostei tanto que comprei garrafas das duas marcas. Visitar essas vinícolas merece registros, a natureza é generosa e tem sempre um amiguinho peludo por perto para fazer a recepção querendo receber um afago.
Dallarosa
Onde: Estrada Caminho das Pipas, s/nº
Fone: (51) 9 9614 7359, (51) 3778 4613, Whats: (51) 9 9948 9097
E-mail: martinhodallarosa@hotmail.com
Bennato
Onde: Estrada Municipal Boa Esperança, 2360
Fones: (51) 9 9808 7816 (51) 9 9287 7562 (51) 9 9869 6645
E-mail: vinhosesucosbennato@yahoo.com.br
Parque do Vôo Livre em Rolante
Os praticantes de asa delta e paraglider tem um lugar imperdível para fazer os saltos. O Parque do Vôo Livre fica em Morro Grande, a 841 metros de altitude, com uma vista de 360° para o Vale do Paranhana.
Este é o ponto mais alto de Rolante. Ele faz parte do Caminho das Pipas e conta com várias rampas naturais para o arranque. Há uma infraestrutura para camping, com banheiros, churrasqueiras, venda de bebidas e lanches. Ao longo do ano são realizados campeonatos, trazendo esportistas de todo Estado.
Parque do Vôo Livre
Fones: (51) 9 9802 9171 (51) 9 9183 5484
Horários: Das 8h às 18, de segunda a quinta; das 8h às 20, de sexta a domingo.
Agradecimentos
Além das empresas que receberam os jornalistas e blogueiros, agradecemos à Diuly Mähler que acompanhou o tour, representando a Secretaria de Turismo de Rolante. À empresa que realizou todos os transfers do roteiro, Tchê Leva Turismo.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
- Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real