Esta página traz a lista de todo o conteúdo publicado aqui no Territórios sobre o Estado de Santa Catarina. Também exibe dicas de viagem, mapa e curiosidades. Depois do RS, Santa Catarina é o estado por onde Roberta e os colaboradores viajam com mais frequência desde a infância. Inspire-se com fotos e roteiros pela Rota da Baleia Franca, Serra Catarinense, a capital Florianópolis, entre outros. Conheça os cânions, as cidades históricas, o litoral e a gastronomia.
Estado de Santa Catarina índice de artigos
Navegue por aqui >> Hospedagem | Roteiros | Dicas e Podcast| Quando ir | O que ver e fazer | Cenários |Trilhas | Curiosidades | Mapa | Tours | Por cidades
Deixe perguntas nos comentários dos artigos ou inscreva-se para receber dicas do Brasil no seu e-mail.

ÚLTIMA VIAGEM
Para onde viajar em fevereiro 2025 – 8 destinos
Ainda será alta temporada em vários lugares do mundo, especialmente quando tem feriado de carnaval, mas não é o caso neste fevereiro 2025, portanto, pode ser um ótimo mês para aproveitar o melhor da estação (verão no hemisfério sul e inverno no norte) economizando mais do que em janeiro e ainda a possibilidade de encontrar…
Hotéis experimentados
Ilha do Papagaio: pousada, spa e trilhas – Palhoça
Pousadas na Guarda do Embaú: 8 lugares
Onde ficar na Praia do Rosa: 3 opções confortáveis
Garopaba: pousada de frente para o mar ou para o verde
MAIS DE 8.000 HOTÉIS NA REGIÃO
Roteiros
Balneário Camboriú: para viagens em família ou com amigos
O frio que vem do sul e outros roteiros – Podcast
Rota da Baleia Franca
5 dias nos cânions do sul
ALUGUE UM CARRO PARA TER MAIS LIBERDADE
Dicas para viajar pelo Estado
- Leia os artigos para escolher quais cidades visitar e quanto tempo ficar conforme os seus interesses. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas, de ônibus ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
- Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem conforme o tempo disponível.
Itens indispensáveis na trilha
O que vestir nos Aparadados da Serra
Como alugar uma casa na praia
Solidariedade em forma de Lugares Apaixonantes pelo Brasil
Escute no podcast
Quando ir
Para aproveitar banhos de mar e cachoeira em temperaturas quentes, os meses de março, novembro e dezembro são os mais indicados para quem não gosta de trânsito, filas e muvuca. Se prefere agito, a alta temporada é em janeiro ou qualquer feriado no verão.
Para ver baleias, a tradicional pesca da tainha e cenários únicos na serra (neve e geada), o inverno é a melhor época para fotografar e aproveitar a gastronomia. Se quiser fugir do frio, vá no fim do outono ou início da primavera.
^ Voltar início ^
O que fazer no Estado de Santa Catarina
Florianópolis | Camboriú | Garopaba | Guarda do Embaú | Ibiraquera | Laguna | Palhoça | Praia da Pinheira | Praia do Rosa | Praia Grande | Urubici
Na Palhoça
- Praia da Pinheira, um paraíso em meio ao Vale do Maciambu
- Ilha do Papagaio: pousada, spa e trilhas
- Guarda do Embaú, muito além do surfe
- 7 dicas de onde comer bem na Guarda do Embaú
- Grande Florianópolis: turismo além da ilha
- Pelo Vale da Utopia até a Guarda do Embaú

Em Urubici
Tours com parceiros
Atividades ao ar livre pelo Estado de Santa Catarina
Não deixe de provar
Ostras frescas e com preços acessíveis porque o estado detém mais de 95% da produção nacional.
O sagu de Gravatal tem bolas maiores que explodem na boca, o motivo dizem ser justamente as águas termais da região. A bolinhas ficam marinando por horas antes de cozinhar e incham.
7 dicas de onde comer bem na Guarda do Embaú
Sábado em Sambaqui
Cenários
Depoimento de leitores
Olá Roberta , tdu bem ? O blog está super legal e as postagens estão ótimas. Parabéns pelo trabalho ! Estarei sempre acompanhando. Grande abraço,
Ana
Curiosidades
Há diferenças de sotaques conforme a região e o litoral é o mais marcante por ser muito próximo do português falado em Portugal.
Guarda do Embaú é a 9ª Reserva Mundial de Surfe (RMS) e a primeira do Brasil a receber o certificado internacional concedido pela Ong Save The Waves Coalition (STW) da Califórnia (USA).

Mapa do Estado de Santa Catarina
Use sua conta de Gmail para personalizar este mapa conforme o seu roteiro. Salve no seu Google Maps, marque pontos e trace as rotas que desejar.
Cidades e parques no Estado de Santa Catarina
Aparados da Serra
Balneário Camboriú
Florianópolis
Garopaba
Laguna
Ibiraquera
Palhoça
Praia Grande
Urubici
Tem alguma dica de viagem a Santa Catarina? Manda pra gente deixando nos comentários dos artigos.
© Todos os direitos reservados.
AGILIZE A SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS:
– Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online
– Reserve o hotel no Booking >> É seguro?
– Veja opções de excursões, transfers e passeios na Get Your Guide e Civitatis >> Entenda como funciona
Utilize o menu no cabeçalho para informações por destino ou leia o passo-a-passo para utilizar cada serviço.
Colabore com a manutenção do Territórios adquirindo serviços por meio desses links fornecidos. Toda venda efetiva gera uma comissão e você não paga a mais por isto. Os valores são os mesmos praticados em agências e sites de viagem. Obrigada!