DICAS AOS VIAJANTES

Rotas regionais no Rio Grande do Sul


Entre as reclamações que escuto por quem deseja viajar pelo RS estão as grandes distâncias e a falta de informação. Pois, aviso existirem voos semanais e diários partindo de Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo para algumas cidades no interior do estado, além disso, a Azul oficializou essa semana 8 novas rotas regionais no Rio Grande do Sul. Saiba se as opções de voar valem a pena, quais as rotas, como pesquisar e usar as milhas para viajar.

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

Podcast: Rotas regionais no Rio Grande do Sul

Se prefere ouvir, está quase tudo no episódio do podcast exceto os links para pesquisar e ganhar um presente meu para os leitores. E o voo para Santana do Livramento foi trocado por Alegrete, pelo menos por enquanto.

Busque Tesão de Ouvir na sua plataforma de áudio preferida e comece a seguir para novos episódios.
Escute e siga no Spotify

Minha experiência e rotas mais frequentes

Nasci e morei metade da minha vida em Pelotas, distante 3 horas de carro, ou 4h de ônibus de Porto Alegre onde era a única opção de aeroporto. Começou a melhorar na década passada com voos partindo daqui com duração de 50 minutos e centenas de opções de escala para o Brasil e Américas a partir do Aeroporto Internacional Salgado Filho. 

Certamente isso contou quando decidi voltar a morar em Pelotas. O problema era o alto preço por serem aviões menores para 50 passageiros. Mas com pesquisa, antecedência ou sorte mesmo, já comprei diversas vezes custando o mesmo que ir de ônibus. Inclusive, para Florianópolis ou São Paulo.

Por exemplo, para viajar em março de 2021, encontrei aéreo por 119 reais com as taxas, enquanto de ônibus para o mesmo local custa entre 90 e 100 reais. Normalmente o valor é o dobro ou tem aqueles preços loucos que basta clicar em datas flexíveis ou ir trocando as datas para achar as opções melhores. 

4 dicas para pesquisar e economizar

  1. Se procurou e não encontrou nada, talvez seja a data escolhida porque nem sempre os voos são diários em cidades do interior.
  2. Caso tenha liberdade nas datas, procure ofertas, avalie os melhores dias ou fique atento na Internet para comprar quando surgirem promoções. 
  3. Pesquise passagens aéreas mais baratas na madrugada. Acontece dos bilhetes reservados durante o dia serem cancelados e algumas companhias aéreas voltam a vender na madrugada seguinte por um valor promocional.
  4. Use um buscador como Skyscanner ou Google Fligths e otimize o tempo de pesquisa porque a página exibe os melhores preços de todas as companhias aéreas na mesma página e vale criar alerta de preços para ser avisado das alterações.
receba dicas por e-mail

Milhas e clube de milhas

Outra alternativa para economizar nas passagens aéreas é acumular milhas, dessa forma, paga somente a taxa de embarque. Porém, aviso, usar dinheiro mais pontos raramente vale a pena. Uso muito as milhas da Azul para viajar pelo Brasil porque é a empresa com rota para a minha cidade e com mais voos pelo Rio Grande do Sul. 

Ganhe milhas grátis! Tenho o Clube Tudo Azul e ofereço 1000 milhas para quem assinar algum dos planos pelo link.

Rotas regionais no Rio Grande do Sul

Por fim, deixo as companhias aéreas que voam no interior do estado e as novas rotas. As palavras sublinhadas levam para os nossos artigos com dicas de turismo e inspiração para viajar.

Gol voa para Bagé, Rio Grande e Passo Fundo a partir de Porto Alegre. Inclui voos direto de São Paulo para Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas. BUSQUE PASSAGENS
Latam começou a voar para Pelotas.
Azul voa para Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana e Santo Ângelo. Inclui voos sem escala de Florianópolis para Passo Fundo. Mas os voos para Passo Fundo estão parados no momento.

As oito novas rotas regionais no Rio Grande do Sul operadas pela Azul são:

  1. Alegrete
  2. Bagé
  3. Canela (mais perto de Gramado)
  4. Erechim
  5. Santa Cruz do Sul
  6. Santa Rosa
  7. São Borja
  8. Vacaria

As operações começaram em 2 de agosto de 2021, mas todas as essas informações do texto podem mudar a qualquer momento e novas rotas podem surgir, o ideal é ver as opções disponíveis na hora da pesquisa.

Todos os novos voos terão ligação com Porto Alegre e serão em aeronaves compactas, de nove assentos, da Azul Conecta.

Já voou em aeronaves para 9 pessoas? Conte nos comentários. Já voei na África e no Caribe, onde é bem comum. Tem mais turbulência, mas é seguro e voa mais baixo o que é melhor para ver as paisagens e tirar fotos pela janelinha. 

Roberta a bordo de avião para 6 passageiros na África
Em avião para 6 passageiros na África

Rotas regionais no Rio Grande do Sul: mapa

Para quem não está familiarizado com os nomes das cidades divulgadas ou se estão no caminho do seu roteiro, coloquei um aviãozinho localizando cada aeroporto no mapa.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Imagens divulgação.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » Rotas regionais no Rio Grande do Sul
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment