Colonizada pelos imigrantes alemães da Pomerânia, Saxônia, Boêmia e do Hunsrück em setembro de 1858, a cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, é a réplica de um pedacinho da organizada Alemanha, no continente europeu. Charmosa, cheia de histórias para contar e com belas paisagens que envolvem a Mata Atlântica, o pequeno município contenta a todos os turistas e ainda oferece uma deliciosa e tradicional gastronomia alemã.
Situada apenas a 90 km de Porto Alegre, pela BR-116 e ao lado das cidades de Gramado e Canela, Nova Petrópolis é a capital nacional do Cooperativismo e também conhecida popularmente como “Jardim da Serra Gaúcha” por preservar suas ruas e praças sempre floridas. A cidade serrana é o destino ideal nas quatro estações do ano, com várias atrações culturais, bons hotéis e restaurantes. No verão, a temperatura é amena e bem diferente daquele forno que é Porto Alegre (+ 40 °C). Já no inverno, as temperaturas chegam abaixo de 0 °C, clima ideal para tomar um bom vinho e ficar em frente a lareira, seja numa pousada, hotel, ou até mesmo em um restaurante. O que achas?
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul
Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
Separei algumas dicas para quem visita Nova Petrópolis.
Acesso rápido: Onde dormir | Onde beber e comer | O que fazer | Tours |
Hotel em Nova Petrópolis
Localizado bem no centro da cidade, a uma quadra da praça das Flores e do Labirinto Verde, o Hotel Petrópolis tem mais de meio século de história. Passando de geração em geração, e administrado pela família Becker, o Hotel Petrópolis oferece uma boa infraestrutura com ampla sala de estar, lareira, bar, sala de jogos, piscina externa e parquinho infantil no jardim com escorregadores, gangorras e balanços. Além disso, a hospedagem é “pet friendly”.
Nas acomodações e nas áreas sociais tem WiFi disponível para os hóspedes. Todos os quartos são confortáveis e possuem TV via satélite, ar-condicionado e frigobar. O hotel dispõe, além de alguns apartamentos com suíte e banheira de hidromassagem, chalés completos para famílias que desejam mais privacidade. (veja o video)
O estacionamento é gratuito e as instalações atendem pessoas com deficiência. Já o café da manhã é servido das 07h15 às 10h30, com mais de 40 itens, incluindo pães caseiros, bolos e tortas salgadas. O Hotel Petrópolis também oferece ao cliente que deseja circular pela cidade e interior, aluguel de bike, mediante agendamento, no valor de R$ 50.
No Booking.com a avaliação das pessoas que se hospedaram no hotel é 9,0.
Endereço: rua Cel. Alfredo Steglich, 33 – Centro
Telefone: 54.3281.4400
Onde comer em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis é o lugar certo para quem prestigia uma boa gastronomia alemã. Na cidade você também encontra outras variedades de restaurantes que servem buffet a quilo (comida caseira), a la carte e pizzarias.
Torquês Restaurante
Situado na área central da cidade, o casarão apresenta um espaço acolhedor ao turista com pratos tipicamente alemães (à noite). Ao meio-dia, serve um farto buffet com opções de saladas frescas, pratos quentes, carnes grelhadas e sobremesas. Funciona aos sábados, domingos e feriados das 11h30 às 14h45. Se optar pela janta, denominada “Noite Alemã”, poderá saborear pratos típicos da culinária germânica como o Eisbein (joelho de porco), Kassler (lombo defumado cozido), Bockwurst (salsicha bock) e o tradicional Sauerkraut (chucrute).
Como de costume, os alemães misturam doce com salgado. Então, não estranhe se encontrar um enorme buffet de café colonial junto ao jantar com doces, entre outras receitas trazidas pelos colonizadores. Ah, não deixe de provar a Torta Alemã e o Apfelstrudel (torta de maçã). Ja, das ist lecker! O mais legal da “Noite Alemã”, é que além de experimentar os pratos típicos da gastronomia germânica, o cliente ainda tem a possibilidade de assistir apresentações folclóricas. Na noite jantar no Torquês Restaurante o VOLKSTANZGRUPPE – FREUNDSCHAFTSKREIS estava animando os turistas com suas danças típicas alemãs. (veja o video)
O jantar é servido a partir das 20h, mediante agendamento. Consulte as datas.
Endereço: rua Duque de Caxias, 116, Centro
Telefone: 54.3281.4544
Plátano Grill Restaurante
Restaurante e churrascaria localizado no coração de Nova Petrópolis, no interior da Galeria do Imigrante, bem no centro da cidade. Fundado pelo pai e caminhoneiro Erich Zang (in memorian), o local oferece um enorme buffet de saladas, diferentes tipos de carnes e sobremesas. O cliente pode escolher comida a quilo ou buffet livre, dependendo do tamanho da fome. O atendimento dos garçons é rápido.
O restaurante alemão acumula dezenas de troféus e medalhas como melhor estabelecimento da região serrana em termos de gastronomia, destaque empresarial e profissional, entre outros. A porta de entrada do Plátano Grill, assim como as paredes do lado direito da entrada, chamam a atenção dos viajantes pela quantidade de adesivos e quadros com logotipos de clubes de motociclistas de várias regiões do Brasil e de outros países que por ali passaram, almoçaram, e deixaram carinhosamente a sua marca.
“Antigamente aqui em frente ao restaurante era ponto de encontro dos motociclistas, que paravam para descansar, almoçar’‘, lembrou Erich Zang, gerente do negócio da família.
Endereço: Galeria Imigrante – Avenida 15 de Novembro, 1883 – sala 50
Telefone: 54.3281.3266
Forneria da Mata
Pense em uma pizza artesanal realmente saborosa e crocante feita no forno a lenha. Imagine uma casa ampla, aconchegante, bem decorada e uma sala com algumas mesas e uma lareira acesa em pleno inverno gaúcho. Assim é a Forneria da Mata. Uma residência bem discreta em meio a mata nativa. As duas salas da casa se tornaram o ambiente para os clientes serem atendidos.
A cozinha é onde é feito o preparo da massa, molhos, carnes e outros condimentos. No outro lado da sala tem um balcão onde é possível ver o pizzaiolo montando a pizza e colocando para assar no forno. O atendimento é feito em português ou alemão, como o cliente preferir.
Minha sugestão
Peça a pizza brotinho, suficiente para duas pessoas.
1. Presunto de Parma com Rúcula – Molho de tomate, muçarela, presunto cru tipo Parma, orégano, rúcula e lascas de parmesão.
2. Filé com Alcaparras – Molho de tomate, mussarela, iscas de filé mignon, alcaparras, champignon, azeitona verde, cebola e orégano.
E para finalizar, a sobremesa, claro.
Chocolate com sorvete – Doce de leite, chocolate ao leite, conhaque e sorvete de creme. Coma sem arrependimento.
Endereço: rua Emílio Raimann, 375 – Piá
Telefone: 54.3281.9028
Biergarten
O jardim de cerveja, como o próprio nome diz em alemão. Fica localizado no Parque Aldeia do Imigrante no centro de Nova Petrópolis. É um bar temático que apresenta uma variedade de cervejas, chopes artesanais, petiscos e uma ótima gastronomia alemã.
Se estiver com pouca fome e quiser comer apenas um sanduíche, o Biergarten possui uma variedade de lanches alemães rápidos, como o delicioso Baguete Frankfurter, com pão francês, salsicha defumada, molho de queijo e repolho roxo agridoce. Uma delícia. Outra opção é provar o Baguete Eisbein Desfiado, que é um pão baguete francês, joelho de porco desfiado, molho de queijo e chucrute.
Petisco e prato principal
Sugiro que ao fazer o pedido, experimente o Schnitzel com molho agridoce de abacaxi. Este prato é composto com filé suíno empanado e frito acompanhado de chutney de abacaxi. Muito saboroso.
Como prato principal, peça o Kassler com Purê e Spätzle – nuca de porco defumada ao molho madeira com champignon, massa caseira e purê de batata. Já a sobremesa (Nachtisch, em alemão) não deixe de provar a Floresta Negra, um delicioso brownie com caldas de frutas vermelhas e sorvete de creme, ou apenas o sorvete de creme com calda de frutas vermelhas. Ambos são irresistíveis.
Endereço: Parque Aldeia do Imigrante – Avenida 15 de Novembro, 1966 – Centro
Telefone: 54.3281.1490
O que fazer em Nova Petrópolis: 4 pontos turísticos
Esculturas Parque Pedras do Silêncio
Se quiser saber um pouco mais da cultura e história dos imigrantes alemães, não pode deixar de conhecer o Esculturas Parque Pedras do Silêncio, no interior de Nova Petrópolis. O espaço, único no Brasil, proporciona aos visitantes uma imersão ao ar livre em meio a natureza, repleta de muitas histórias.
O passeio é realizado a pé, mas se o turista tiver algum problema de locomoção ou visão (PcD), guias especializados o acompanham e disponibilizam cadeiras de rodas. Além disso, é o único parque na região que disponibiliza ao deficiente visual o aplicativo de audiodescrição.
O gaúcho Rodrigo Schmidt Machado, de 45 anos, é deficiente visual e visitou o Esculturas Parque Pedras do Silêncio pela primeira vez em julho deste ano. Ele veio acompanhado da esposa, onde vivem há mais de 20 anos em Santa Catarina e pertencem à ACIC – Associação Catarinense para Integração do Cego.
“Este parque é maravilhoso. Não encontramos nada igual aqui na região entre Gramado e Canela. O atendimento dos funcionários é excelente e tem boa infraestrutura em termos de acessibilidade. Basta usar o aplicativo e escutar os áudios“, disse Rodrigo que tem apenas 7% de visibilidade no olho direito.
No total, são mais de 80 esculturas esculpidas em pedra (arenito), espalhadas por um lindo e florido gramado contando a história da imigração germânica ao Rio Grande do Sul. Vale destacar o talento dos três escultores gaúchos que realizaram este lindo trabalho: Cristovão Hullen, Rogério Bertoldo e Rodrigo de Azevedo.
Como é o passeio?
Primeiramente o visitante é convidado a assistir um curto vídeo de apresentação de parque, algumas orientações, a finalidade do passeio, etc. Logo após o vídeo, o turista inicia o passeio seguindo uma trilha sinalizada. A borda do calçamento, iniciam as esculturas de pedras que pesam em média entre uma a duas toneladas!
O roteiro conta, por meio das esculturas, os motivos dos germânicos terem deixado a Europa, as despedidas das famílias em busca de uma vida melhor, as dificuldades da viagem que levavam até 120 dias de navio, a chegada no Brasil e as promessas não cumpridas, como colônias estruturadas com escolas para educação dos filhos, igrejas onde poderiam cultuar a fé e plena assistência médica. Porém, infelizmente, nada disso encontraram.
Durante o passeio, o visitante irá conhecer um pouco mais de algumas das profissões que estes imigrantes desempenharam quando chegaram no Rio Grande do Sul. Muitas destas atividades estão ligadas ao sobrenome deles, como, por exemplo: Bauer (agricultor), Zimmermann (carpinteiro), Töpfer (oleiro), Schneider (alfaiate), Kaufmann (comerciante), entre outros.
O espaço é pet-friendly, permitindo que os amigos de quatro patas também aproveitem o ambiente junto a família.
Endereço: rua Emílio Dinnebier Filho, 560, Linha Brasil
Telefone: 54. 9 9994.9995
Email: contato@pedrasdosilencio.com.br
Parque Aldeia do Imigrante
O Parque Aldeia do Imigrante é um dos maiores parques da cidade de Nova Petrópolis. Localizado na área central, foi inaugurado em 12 de janeiro de 1985 com a missão de resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes alemães colonizadores da região. Durante muito tempo ficou sob os (des) cuidados do poder municipal e há poucos anos foi concessionado, onde é possível ver diversas melhorias na infraestrutura e cuidados com o parque que possui 10 hectares de área.
O local oferece um espaço de lazer ao ar livre para o visitante caminhar ou andar de bike (há opção de aluguel). Em caso de chuva ou neblina permanece indisponível o serviço de aluguel de bicicletas no interior do parque. O valor cobrado custa R$ 10 e o tempo de utilização é de 30 minutos. Já o percurso é todo sinalizado (ciclovia) e se estende desde a entrada do parque até a aldeia histórica. O retorno segue pelo mesmo caminho passando por dois lindos lagos. Item de segurança: É obrigatório o uso de capacete. Vale lembrar a ajuda para quem tem dificuldade de locomoção, uma das opções é alugar um carrinho que leva o turista até a aldeia Bávara e vila Histórica. O serviço é cobrado e funciona diariamente das 9:00 até às 17:30.
No coração do parque, a aldeia histórica contempla antigas casas construídas na técnica enxaimel. Essas, foram removidas de diversas localidades do interior da cidade e reconstruídas neste espaço, como forma de retratar uma típica comunidade alemã dos anos de 1870 e 1910. Parece um pedacinho da Alemanha. No pequeno “vilarejo”, vale destacar a Capela do Imigrante, de 1875, única no Brasil com torre e nave equipada com sino de bronze. Também há a Primeira Escola da Comunidade, o Museu Histórico Municipal, entre outras instalações.
Na aldeia há uma pequena cafeteria que serve cucas fresquinhas, saborosas, feitas diariamente. Não deixe de provar e levar algumas para casa.
Endereço: Avenida 15 de Novembro, 1966 – Centro
Telefone: 54.3281.1490
Casa Sander na zona rural de Nova Petrópolis
Que tal um tour pelo interior de Nova Petrópolis?
O pomar Casa Sander está situado em Nove Colônias, uma pequena localidade do interior de Nova Petrópolis, colonizada por alemães da Boêmia, região da Europa Central. Rica em história e paisagens deslumbrantes, Nove Colônias é uma linha turística que faz parte de 2 roteiros importantes: Alemães do Sul e Caminhos Germânicos da Serra Gaúcha.
Ao visitar a Casa Sander, o turista poderá conhecer a produção de frutas, geleias e sucos artesanais. Tudo no local é produzido desde o plantio até a colheita. Vale a pena passar uma tarde com a família em meio aos parreirais, fazer um piquenique e experimentar direto do pé frutas como morangos, framboesa, uvas e mirtilo.
No piquenique, você mesmo pode montar sua tábua de frios, escolher um drink (sucos naturais, água mineral) e desfrutar da refeição ao ar livre com a família e amigos. A Casa Sander possui cabanas para locação e uma vista deslumbrante da região.
Endereço: Est. Geral , nº 4577 Linha – Estrada 9 Colônias
Telefone: 54. 9 8422.0010
Edelbrau Cervejaria
Se você aprecia uma boa cerveja artesanal, a Edelbrau Cervejaria é um barril de surpresas. Fundada em 2011 pelos amigos Fernando Maldaner e Samuel Zang, a cervejaria de dois andares possui uma loja com uma variedade de souvenirs e cervejas para a venda, entre elas a Edelbrau Pilsen, que é o estilo mais consumido no mundo, a Winter “Oatmeal Stout”, uma cerveja de coloração negra com aroma e sabor de notas de chocolate e café, além da Edelbrau Dunkel (uma das minhas preferidas), mais escura por conter malte torrado, notas de café e chocolate, com menos amargor. Vale a pena provar.
Os amigos, após percorrerem juntos em 2010 países como a Irlanda, Bélgica, Holanda e Alemanha na Europa, trouxeram muitas ideias na bagagem e conhecimentos do universo da cerveja. Foi aí que surgiu o projeto de montar uma cervejaria às margens da rodovia entre Gramado a Nova Petrópolis, cidade natal dos jovens empreendedores.
“Começamos apenas com três tanques, produzindo cerca de 6 mil litros de cerveja artesanal por mês. Depois ampliamos a fábrica devido à demanda da bebida e hoje, a Edelbrau produz 20 mil litros por mês“, explicou Fernando Maldaner.
Experiência Edelbrau
No entanto, a cervejaria não é apenas uma fábrica produtora de diversos tipos de bebidas artesanais e sim um belo museu interativo inspirado nos existentes em Amsterdam, conhecido como Heineken Experience – a antiga cervejaria da Heineken atualmente abriga o museu da cerveja e o museu da Guinness Storehouse, localizado na cidade de Dublin na Irlanda, que conta ao turista os 250 anos de história da Guinness. Quem conhece os dois museus, afirma ser divertido e muito interativo. Essa é a proposta da Experiência Edelbrau.
Foi em 2021, quando os sócios Fernando e Samuel lançaram uma atração para os visitantes na fábrica com atividades lúdicas envolvendo toda a família. As exibições ocorrem no segundo andar, em seis salas temáticas ocupando cerca de 300 m². No espaço o turista aprende um pouco mais sobre o mundo da bebida “abrindo portas” ou lendo “livretos” expostos nas paredes com as histórias de cada cerveja produzida na fábrica, suas origens, ingredientes e harmonização. A visita é auto guiada e vale ressaltar que o passeio não tem tempo de duração, ou seja, o visitante vai no seu ritmo.
Ainda nas salas do andar superior, o turista terá a oportunidade de conhecer o mascote da Edelbrau, o famoso Cuco, experimentar seis tipos de cerveja e viver outras experiências sensoriais, como, por exemplo, descobrir através do aroma, o ingrediente que compõe tal cerveja.
Outra pegada legal da cervejaria, é que desde 2018 a Edelbrau se tornou referência em ações de sustentabilidade, segundo o SEBRAE- RS. A água da chuva é reaproveitada na limpeza da fábrica, irrigação do jardim e até nos vasos sanitários. Também é a primeira cervejaria artesanal do Brasil a gerar 100% da energia consumida com a instalação de 251 placas de energia solar.
Endereço: avenida 15 de Novembro, 4024
Telefone: 54 3281.4583 ou 3281.4555
Tours em Nova Petrópolis
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Rotas regionais para voar no Rio Grande do Sul
- Cheguei, e agora? Qual melhor transporte em Porto Alegre
- Evite imprevistos nas estradas gaúchas
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- O que levar a mala ou mochila
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
Cidades e parques visitados no RS:
1 Comment
Amei ler o artigo. Conheci Nova Petrópolis mas não sai do Centro da cidade. Se tivesse lido esse artigo, com certeza teria tido uma experiência maravilhosa!
Retorno garantido, para viver o que apreciei nesse artigo.
Parabéns! Precisamos conhecer melhor nosso Brasil!