Reúno aqui todo o conteúdo já publicado no Territórios sobre o Oriente Médio com curiosidades, mapa, roteiros, dicas e galeria de fotos para inspirar a sua viagem.

Acesso rápido: Onde fica | Dicas | Tours | Roteiro | Mapa | Fotos |

Quais países e onde fica o Oriente Médio

O Oriente Médio ocupa uma área de 7.200.000 km² no continente asiático. Justamente onde surgiram as primeiras cidades que se tem registro como Memphis, no Egito. Mas Egito é na África! Sim, no entanto, uma parte do nordeste do país pertence à Ásia. Assim como Turquia divide seu território entre a Europa e Ásia. Isto gera confusão mesmo, igual acontece com o Caribe que já foi tema de artigo por aqui.

A região é composta por 18 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Síria e Turquia. Esta localizada e delimitado pelos Mares Negro e Cáspio ao norte; Arábico ao sul;  Vermelho e Mediterrâneo a oeste.

O local é o berço de três importantes religiões: cristianismo, judaísmo e islamismo. Sendo islã a religião predominante na maioria dos países do Oriente Médio. O que pode gerar um choque cultural para nos brasileiros, ou não. Afinal temos uma influência enorme de árabes e judeus vivendo no Brasil.

Passeios com guia e transporte

Foto clássica em Petra
Em uma das 7 Maravilhas do Mundo

28 dias pelo Oriente Médio, África e Europa

A viagem começou com um roteiro especial para descobrir as maravilhas da Jordânia e assim pude ver e praticar atividades de aventura ao ar livre. Teve trilha por uma das Sete Maravilhas do Mundo – Petra e até o topo da montanha mais alta do país – Umaldami (1884 metros de altura); snorkel e mergulho com cilindro no Mar Vermelho; acampamento beduíno no deserto Wadi Rum; e muita diversão no Mar Morto.

A margem do Mar Morto foi o local escolhido para sediar os três dias do Adventure Next Near East 2018. Momento de descobrir e trocar experiências com empresas de turismo e viajantes do mundo todo e, além disso, perceber a quantidade de bons serviços e opções que o Oriente Médio oferece.

Mar Morto na margem da Jordânia com vista para Palestina
Mar Morto na margem da Jordânia com vista para a Palestina

Depois fui para a costa do Egito. O país fica no continente africano, mas a parte nordeste pertence à Ásia e também é considerado Oriente Médio. Na programação teve mergulho no Mar Vermelho (agora na margem oposta, em Dahab), descanso em resort pé na areia na turística Sharm El Sheik e trilha até o topo do espiritual Monte Sinai. Então uma parada para ver as pirâmides em Gizé e o caos no Cairo, a maior cidade do continente africano; e finalmente Grécia para navegar e se aprofundar na história da civilização grega em Atenas. Antes de voltar ao Brasil teve mais um pouco de Jordânia com experiência em ecolodge 100% auto-sustentável, no Ramadã com os locais e mais trilhas incríveis na Reserva da Biosfera Dana e Wadi Mujib.

Mar Vermelho em Dahab, no Egito
Mar Vermelho em Dahab, no Egito

Esse roteiro teve o apoio de Easy Sim 4You, Next Seguro Viagem, Hórus Viagens, Jordan Tourism e Adventure Travel Trade Association – ATTA.

Veja também: Patrimônios Mundiais da UNESCO

receba dicas da ásia por email

Mapa do Oriente Médio

Use sua conta de Gmail para personalizar este mapa conforme o seu roteiro. Salve no seu Google Maps, marque pontos e trace as rotas que desejar.

^ Voltar início ^

Cenários

Foto da Semana #99 chuva em Dubai

^ Voltar início ^

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto