A trilha dentro do cânion Itaimbezinho fica em Praia Grande, Santa Catarina, e o ponto de partida é no posto do Ibama, onde é necessário fazer o registro de entrada no parque. O nome foi dado porque bois que pastavam em cima dos cânions costumavam despencar no rio.

Read in English

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre Santa Catarina

AGILIZE SUA VIAGEM
Contrate transfer e passeios em Balneário e Florianópolis
Viaje de carro para ter mais liberdade

Mais uma trilha na minha lista - Trilha do Rio do Boi+ Roberta também fez esta trilha

Trilha do Rio do Boi é dentro do cânion Itaimbezinho

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

A trilha do Rio do Boi é uma das minhas favoritas, tanto que já fiz quatro vezes e pretendo voltar novamente. São doze quilômetros pelo interior do cânion Itaimbezinho em uma caminhada pedreira, mas recompensada com banhos de piscinas e cachoeiras em meio a paredões gigantescos.

Início da Trilha rumo ao cânion Itaimbezinho a pé
Início da Trilha

O início é tranquilo, afinal caminhamos em uma estradinha de terra no meio da mata, mas logo começa o caminho difícil. É feita inteira sobre as pedras e grande parte com os pés dentro da água. Em alguns pontos é preciso dar as mãos e cruzar o rio em grupo, pois, conforme a época, a correnteza do rio é forte. Em outros pontos a água chega a bater na cintura.

Travessia em equipe já visualizando as paredes do cânion Itaimbezinho
Travessia em equipe

Na primeira vez, meu tênis tinha a sola muito lisa e escorregava direto. Então optei por continuar apenas de meia, o que aumentou a aderência nas pedras, mas deixou meus pés um pouco doloridos no outro dia. Fiz isso porque sou acostumado a andar descalço em terrenos acidentados. Nas outras vezes utilizei minha bota, que garantiu boa estabilidade.

Tobogã dentro do cânion Itaimbezinho
Tobogã

Durante o percurso tem diversas paradas para tomar banho de cachoeira, mergulhar em piscinas naturais e até mesmo se divertir em um tobogã. Algumas quedas d’água são gigantescas e chegam a doer quando entramos, é como se eu estivesse levando muitos tapas nas costas.

Piscinas Naturais
Piscinas Naturais
Após o banho gelado
Após o banho gelado

Mesmo estando frio, vale a pena entrar na água. Quando fiz a trilha no inverno, o guia disse que a temperatura da água estava 5°C e me desafiou a mergulhar. No início achei que estava brincando e disse que topava. Quando ele começou a tirar o casaco percebi que era sério, e não pude voltar atrás, tive que entrar.

Banho gelado
Banho gelado

Quando mergulhei, perdi a respiração e logo gritei de dor, mas quando saí a sensação foi ótima. Meu sangue pareceu circular mais rápido, e me senti aquecido, já que a temperatura fora da água era mais alta. Foi tão bom que convenci todos a entrarem na piscina natural no fim da trilha!

Tome Nota

É preciso contratar um guia local que conheça bem a região. Uma chuva pode fazer o volume do rio subir rapidamente e deixar você preso no meio da trilha.

Os guias aconselham levar um tênis velho, pois você vai encharcá-lo. Porém não se confunda e leve um calçado que já esteja nos seus últimos dias. O sapato precisa estar em condições de aguentar uma longa caminhada.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » SANTA CATARINA » PRAIA GRANDE » Por dentro do cânion Itaimbezinho
Autor Leandro Vettorazzi Gabrieli

Co-fundador do Territórios versão 2010-2013, fotógrafo amador, empresário e entusiasta de tecnologia. Combina o hobby de viajar com a paixão de fotografar, principalmente animais. Parceiro para tudo, não precisa perguntar duas vezes para fazer uma aventura ou indiada. Se você encontrar com ele em uma viagem certamente estará com sua mochila nas costas e sua Nikon na mão. | Siga no Flickr

1 Comment

  1. Gostaria muito de fazer essa trilha. Mas é cerca de 8 horas. Existe a do rio Malacara que eu fiz e é cerca de 3 horas. Pra quem não está acostumado talvez seja mais fácil pra começar.

Write A Comment