Viajar na Estrada Real é bom em qualquer época no ano, mas com o inverno chegando parece ser mais especial. Naturalmente as pessoas buscam aconchego e algo a mais na hospedagem. E neste quesito, os hotéis de Minas Gerais tem acolhida e culinária típica que combinam com a nossa maior disposição para aproveitar o café da manhã prolongado, o calor do fogão à lenha ou o descanso em uma piscina aquecida.

Viajei no outono e na primavera, no entanto, duas pousadas me deixaram com vontade de voltar na estação mais fria do ano: Pequena Tiradentes e Buieié. Enquanto as outras combinam com temperaturas amenas e mais atividades ao ar livre: Pousada do Caraça, Pousada Douro e Ananda-Ri. Mas resolvi juntar todas aqui pensando em indicar um amplo roteiro pela Estrada Real.

Amplo porque engloba as três rotas: Caminho Velho, Caminho Novo e Caminho dos Diamantes. Respectivamente, hotéis em Ouro Preto (todos os caminhos), Tiradentes, São Lourenço, Lavras Novas e Santa Bárbara. Passei por alguns durante o projeto Blogueiros na Estrada Real e em visita ao Parque das Águas.

quero dicas do Brasil

Pousadas na Estrada Real

Ouro Preto

Ouro Preto é parada obrigatória na Estrada Real
Quarto duplo na Pousada do Douro em Ouro Preto


POUSADA DO DOURO

Oferece conforto com localização perfeita no meio do centro histórico, está próxima à praça Tiradentes e diversos restaurantes. Na decoração tem obras de arte, objetos de artesanato e a mobília lembra o período colonial. Meu quarto foi ótimo para uma boa noite de sono, mas pode não agradar a todos por ser pequeno. As duas camas de solteiro eram estreitas e o quarto de casal pareceu ser melhor. Tem sempre um funcionário na recepção, contudo, a estrutura completa funciona em conjunto com a Pousada do Mondego, situada em frente, onde é servido o café da manhã.

Onde: Rua Amalia Benhaus, 42  RESERVE AQUI

Detalhe artesanal no lustre
Detalhe artesanal no lustre
Mesa do café da manhã servido na Pousada Mondego
Mesa do café da manhã servido na Pousada Mondego

 + Por onde caminhar em Ouro Preto

Estrada Real Caminho Novo: Lavras Novas

Cama ocupa quase todo o quarto na Pousada Buieié
Cama ocupa quase todo o quarto na Pousada Buieié

POUSADA BUIEIÉ

Outro ângulo do quarto
Outro ângulo do quarto

O destaque deveria ser a paisagem vista do quarto e outros ambientes, contudo, um nevoeiro pesado não permitiu ver as montanhas ao redor. Então aproveitei o aconchego rústico e um café da manhã muito saboroso com aquele astral de névoa na janela. O quarto é bem pequeno, charmoso e com uma ducha forte, foi ótimo para me recuperar de um dia cheio de aventuras.

+ Um dia em Lavras Novas

Fica na entrada da cidade, cerca de dez minutos a pé do centro, e acaba sendo mais perto da natureza. Adorei o fogão a lenha na recepção, pena que só acendem nos dias frios e não foi o caso em abril.

Onde: Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 1138  RESERVE AQUI

Clima no café da manhã comum na Estrada Real
Clima no café da manhã
Variedade de queijos no café da manhã da Estrada Real
Variedade de queijos no café da manhã
Parte do meu café  na Estrada Real
Parte do meu café

Estrada Real Caminho Velho: Tiradentes

Quarto duplo na Pousada do Douro em Ouro Preto
Quarto duplo na Pousada do Douro
A loja
A loja

PEQUENA TIRADENTES

Foi a mais criativa e onde pude aproveitar melhor a estrutura em duas noites. Como diz o nome, recriaram a cidade de Tiradentes em miniatura transformando cada casa colonial em suíte. Os quartos não têm números e sim nomes de personalidades brasileiras, uma placa conta a história ao lado da porta. No complexo tem ruas de pedra, praça, estacionamento, piscinas, sauna, restaurante e loja de decoração. Na verdade, tudo tem preço e está à venda, na boutique apenas tem mais opções. Funciona assim, cada objeto, seja no quarto ou em outro ambiente, tem etiqueta e, se quiser comprar algo, será acrescentado no valor da diária. Desta forma a decoração da pousada está em constante transformação e com detalhes diferentes em cada peça.

RESERVE AQUI

Cada quarto é uma casa colonial na Pequena Tiradentes
Cada quarto é uma casa colonial na Pequena Tiradentes

O café da manhã é um momento à parte com muita variedade. São dois buffets e os atendentes servem bebidas quentes ou trazem alimentos à mesa quando solicitados. Pedimos algumas cestas de pão de queijo para comer com requeijão e queijo de minas. Queijo com queijo mesmo porque é muito bom!

Uma das mesas de buffet do café da manhã
Uma das mesas de buffet do café da manhã

Achei a melhor das opções de hospedagem, mas é cara, distante do centro e, às vezes, barulhenta. São dez minutos de carro até o centro histórico e do quarto escutava tudo o que se passava nas ruelas internas da pousada, crianças, amigos empolgados e funcionários conversando tarde da noite ou de manhã cedo. Fiquei em um quarto pequeno e aconchegante, no entanto, existem quartos maiores com lareira e hidromassagem perto da área da piscina aquecida. Aproveitei a sauna e passei para piscina por uma passagem por dentro da água, tem uma parede de vidro conectando as duas áreas.

Onde: Av. Governador Israel Pinheiro, 670

+ Roteiro por Tiradentes

São Lourenço 

+ São Lourenço tem spa em parque da águas

Vista da pousada no Caminho Velho da Estrada Real
Vista da pousada Ananda-Ri
Detalhe no quarto da Pousada Ananda-ri
Detalhe no quarto da Pousada Ananda-ri

ANANDA-RI

Uma pousada charmosa com bela vista para a cidade e as montanhas. Os quartos são amplos e confortáveis, mas sem ar condicionado e alguns com varanda. Dispõe de piscina, bar e o café da manhã é bem típico mineiro. Gostaria de ter ficado mais de uma noite para desfrutar melhor a pousada. RESERVE AQUI

Estrada Real Caminho dos Diamantes: Santuário do Caraça

O quarto na Pousada do Caraça é parada obrigatória na Estrada Real
O quarto na Pousada do Caraça

POUSADA DO CARAÇA

Visita do lobo-guará na Estrada Real
Visita do lobo-guará

É mais uma hospedaria para receber peregrinos e amantes da natureza do que um hotel por estar dentro de um parque. Já foi colégio de padre, hospedou Dom Pedro II e está rodeado de atrativos naturais como trilhas e cachoeiras. Tudo continua no clima de colégio interno, muito simples, silencioso, com horários e conversas com o padre depois da janta. Acompanhadas de chá quente com pipoca é um jeito descobrir a história do lugar enquanto espera o lobo-guará chegar, animais vem em busca de comida todas as noites em frente à igreja.

Funciona no regime pensão completa e todas as refeições, tipicamente mineiras, são servidas no fogão a lenha do refeitório. No café da manhã cada um pode fazer o seu ovo direto no fogão e todos sempre devem colocar a louça suja na estante. As bebidas são vendidas no bar e uma mesa serve água e chá à vontade.

O jantar servido no fogão à lenha
O jantar servido no fogão à lenha

Fiquei na Ala do Santuário, ao lado da igreja, onde eram os antigos dormitórios do colégio do Caraça, reformados após um incêndio. As suítes são amplas, com cama confortável, decoração simples e barulhinhos agradáveis da natureza, com exceção da chata badalada de hora em hora do sino. No corredor tem uma peça compartilhada com microondas e água. Em outras alas têm suítes com cozinha, chalés e casas nos arredores da igreja. No parque ainda tem outra opção – Pousada Fazenda do Engenho, mas não cheguei a conhecer. O parque tem regras como horário para entrar, mesmo para hóspedes, não tem televisão no quarto e o sinal de internet ou celular é bem ruim.

O refeitório do Santuário do Caraça
O refeitório do Santuário do Caraça
Janelão no quarto histórico da Estrada Real
Janelão no quarto

Onde: Parque Natural do Caraça

RESERVE AQUI

 + O que ver e como chegar ao Santuário do Caraça

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » HOSPEDAGEM » 5 pousadas na Estrada Real
na estrada real

O projeto Blogueiros na Estrada Real foi patrocinado pelo Instituto Estrada Real e teve apoio da Bancobrás. Com a presença dos blogs Dentro de Mochilão, Pé na Estrada, Segredos de Viagem, Territórios, Trilhas e Aventuras, Viajando com Eles e Viagens Cinematográficas.

Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment