O tamanho interesse em conhecer o país vizinho mudou bastante o jeito como eu e muitos gaúchos nos organizávamos para esta viagem. Antes não precisava se preocupar em reservar hospedagem com muita antecedência na alta temporada e o mais comum era ver na hora onde ficar no Uruguai. Exceto por Punta del Este nos feriados de verão, sempre havia algo bom sem precisar perder muito tempo procurando.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o país
Pegue as dicas para viajar de carro
Conta internacional é a melhor forma de levar dinheiro e aproveitar os benefícios ao turista.
Acesso rápido:
Onde ficar no Uruguai
De uns anos para cá, a realidade ficou mais cara e concorrida, embora ainda agrade todos os tipos de bolsos e gostos. A demanda fez serviços ganharem em qualidade, as opções triplicarem e se espalharem para além de Punta e Montevidéu. Os estrangeiros movimentaram os mercados de hostel e estabelecimentos descolados, enquanto a elite descobriu novos cantinhos para continuar se diferenciando da massa de turistas.
Tenho acompanhado este crescimento dia a dia através de amigos proprietários de casas no país e, principalmente, nas interações feitas pelos leitores. Muitos me perguntam onde ficar no Uruguai e sempre recomendei as duas opções que eu mais gosto e fico: alugar casa de local e acampar. Mas percebi não ser o ideal para quem viaja pela primeira vez ou não conhece a cidade escolhida, ou o tempo de estadia é curto demais para arriscar possível incomodação. Logo, tenho novas recomendações:
1. Quando comodidade for o requisito principal, hotel ou pousada com boas resenhas é a grande dica.
2. Quando a paixão por acampar falar mais alto, a estrutura no Uruguai é muito melhor que no Brasil, além de ser um hábito familiar no país.
3. Quando o astral for de festa, compartilhar ou viajar sozinho, os hostels estão cada vez mais interessantes.
Para ajudar na escolha, separei todos os hotéis, pousadas e hostels onde eu ou minha família nos hospedamos e recomendamos em ordem alfabética por cidade. No final conto um pouco sobre alugar casas no Uruguai.
Dicas na hora de escolher onde ficar no Uruguai
Precisa de ajuda para reservar hotel na internet? Leia o passo a passo para usar o Booking.
Leia resenhas antes de confirmar a reserva. Lembre-se: ter uma nota boa e poucos comentários não quer dizer que a nota seja condizente com a realidade. No litoral, as opções mais baratas costumam ser muito longe da praia.
Se tem receio de reservar e fazer pagamentos pela internet, pegue as minhas dicas de segurança.
Se ainda estiver na fase inspiração ou quiser mais informações sobre os destinos, acesse o índice de todos os artigos publicados sobre o Uruguai.
Quando ir: o período entre Páscoa e Natal é considerado baixa temporada e tudo volta a ser como era antes do Uruguai ser tão desejado. Mas isso não vale nos feriados.
Dicas de propriedades onde ficar no Uruguai
No Chuy
Para quem está focado em fazer compras ou aproveitar o cassino, uma recomendação simples e barata localizada 100 metros do Brasil. Embora a melhor opção hotel seja viajar mais 26 quilômetros para ficar em La Coronilla (o balneário mais próxima da fronteira). Deixo recomendação de amigos e uma descoberta na Barra do Chuí, ainda no Brasil.
NUEVO HOTEL PLAZA | HOTEL
Fica em frente à praça principal, ao lado de free shops e terminal de ônibus. O quarto possui ar-condicionado, televisão, pouco espaço e móveis antigos. O café da manhã está incluso na diária com restaurante dentro do hotel. As acomodações são para três pessoas.
HOSTERIA FORTIN DE SAN MIGUEL | HOTEL
Uma fortaleza de pedra datada de 1734 tem sido a escolha de alguns amigos em viagens recentes. Uma parte do Forte de San Miguel, declarado monumento nacional após sua restauração em 1937, foi adaptada para hospedagem com restaurante próprio. Segundo os amigos, é diferente, tranquilo, simples e rústico, o destaque vai para o atendimento dos funcionários. Está localizado dentro do Parque Nacional San Miguel distante 7 km do Chuy.
GUAMINÍ HOSTEL | HOSTEL COM QUARTO PRIVATIVO
Encontrei um hostel gay friendly com ótimo astral e integrado à natureza no AirBnb. Os proprietários Joselo e Martin pensam em cada detalhe para todos se sentirem bem. A decoração, jardim e ideias são feitas por eles com muito bom gosto e descontração. Oferece café da manhã em cozinha ao ar livre; áreas comuns com vídeos, jogos e wi-fi; e garagem coberta. Tem suíte privativa com banheiro e quartos para duas pessoas com banheiro compartilhado. Banheiro grande para atender a todos sem sufoco. É silencioso, perto da praia e o fato de ser apenas duas camas por quarto é perfeito para quem viaja em dupla e ainda não se animou a experimentar um hostel.
Fica no Balneário Puesta del Sol na Barra do Chuí, distante 7 km da fronteira. O acesso é pela RS 699 em direção ao mar. Basta cuidar a placa do hostel, dobrar a esquerda e seguir por mais 100 metros.
Em Cabo Polonio
Um vilarejo sem energia elétrica nem saneamento básico, porém, com opções que utilizam fontes alternativas de energia para um mínimo de conforto em um local isolado. Virou uma reserva ambiental onde é proibido novas construções e reformas são restritas.
OlGA VEIGAS Y OTROS | POUSADA
Para quem exige banheiro privativo e banho quente, esta pousada inaugurada em 2016 é o melhor custo benefício perto do centro. Em função das dificuldades em construir e intensa procura, os preços da hospedagem em Cabo Polonio estão cada vez mais inflacionados. A pousada da Olga é uma casa com cozinha comunitária, café da manhã simples e suítes com luz de led. O banho quente funciona somente duas horas por dia a noite e a decoração é antiga. Dentro das limitações, é confortável e dá para ouvir o barulho do mar porque fica na frente da praia. Localizada na Calle de las Posada sem número, a dica é perguntar onde fica porque todos conhecem.
Em Colônia do Sacramento
Os hotéis afastados do centro são mais modernos, tem estacionamento e ficam perto das praias do Rio da Prata. Mas quem está sem carro, é melhor fazer tudo a pé perto do agito.
Spa Hotel La Reserve | RESORT
Pelas fotos parece um ótimo custo-benefício, porém, não se engane e leia os comentários dos hóspedes para avaliar se serve para você. A propriedade tem problemas estruturais graves confirmados por alguns locais e podem atrapalhar a sua estadia. No meu caso, foram algumas horas sem água na véspera de Natal, mas quando fiz o check-in vários hóspedes estavam muito incomodados pela falta de água há 2 dias e o atendimento da recepção foi péssimo. A suíte é muito confortável e a localização é tranquila para curtir o Rio da Prata.
EL ESPAÑOL | HOSTEL
Com posição central na parte mais charmosa de Colônia de Sacramento. Oferece quartos compartilhados com armários e também suítes para até seis pessoas. Éramos três pessoas e pagamos o valor integral das camas para ser privativo e ficamos instaladas com espaço. A decoração é antiga e simples em ambiente limpo. O café da manhã é só pão, manteiga, geleia, café e leite. Quem prefere algo mais elaborado, pode comprar nas diversas padarias e preparar em qualquer horário na cozinha comunitária. O prédio é grande com pátio, redes e várias habitações no fundo. Tem wi-fi livre e computadores disponíveis na sala de TV.
Em José Ignacio
Para se hospedar com arte e luxo no balneário mais descolado e exclusivo do Uruguai.
ESTANCIA VIK | HOTEL FAZENDA
Abriga 12 luxuosas e artísticas suítes dentro da sede de uma fazenda. A propriedade foi projetada para ser sustentável, trocando o ar condicionado pela ventilação natural e sistemas de aquecimento solar. E a beleza dos 4 mil hectares de campo é visualizada de qualquer janela ou arco do hotel. Me hospedei, literalmente, dentro de uma obra de arte do artista Eduardo Cardozo que fez das divisões, teto e piso, o suporte para a sua composição. O hotel oferece atividades como cavalgada, caiaque, uso das quadras de esporte e refeições que nos fazem sentir o autêntico ambiente do pampa uruguaio.
BAHIA VIK | HOTEL
Quem prefere praia, vai encontrar o mesmo conceito e atendimento no Bahia Vik. Com destaque para as quatro piscinas com borda infinitas perfeitamente integradas à paisagem selvagem e preservada de José Ignácio. O cenário transforma a arquitetura de linhas retas e paisagismo rústico também em obra de arte. A decoração interna é cheia de personalidade em diferentes estilos porque cada suíte foi projetada e leva o nome do respectivo artista. São 11 bangalôs em frente à Praia Mansa e 10 suítes na lateral da construção principal.
PLAYA VIK | HOTEL
Também na Playa Mansa, fica o reservado e ainda mais exclusivo Playa Vik. Um prédio moderno com destaque para a piscina que sai dele e invade a vista para o mar. Não dormi nele, mas fui visitar enquanto hospedada nas propriedades acima. Os bangalôs com telhados verdes ficam ao redor da casa principal e, da mesma forma, trazem o conceito de arte e sustentabilidade fazerem parte da experiência na hospedagem. Na rua Los Cisnes y Los Hornero.
Em La Coronilla
PARQUE OCEANICO | HOTEL
Oferece acomodações para até três pessoas com jardim, duas piscinas (uma térmica) e boa avaliação no Booking. Nunca me hospedei, a dica é da minha mãe que passa mais tempo passeando do que curtindo o hotel. Ela recomenda pelo banho bom e cama confortável na beira da praia.
Em Minas de Corrales
POSADA DEL MINERO | POUSADA
A primeira pousada temática do Uruguai em funcionamento desde o século IX. Cada suíte tem detalhes únicos relacionados ao universo da mineração, no meu eram as luminárias. Os quartos dispõem de TV a cabo, amenidades de banho, estante, cabideiro e mesa.
No pátio há uma área agradável com piscina, ofurô e espreguiçadeiras no jardim, também piscina coberta térmica e estacionamento. As áreas comuns são descontraídas, um convite a interagir com os demais hóspedes ou com seus companheiros de viagem. O café da manhã serve produtos caseiros e naturais como sucos, frutas e biscoites doces. O restaurante é aberto ao público para almoço e jantar.
VILLA PANCHA DEL LUNAREJO | GLAMPING
Hospedagem rústica com conforto, pode escolher entre as barraca fixas agrupadas em volta da fogueira com cozinha e banheiro compartilhado ou casas com paredes de vidro, banheiro e cozinha privativa. As cabanas são para casais com 1 filho ou até 3 amigos apertados, enquanto as barracas fixas são para 2 pessoas.
Em Montevidéo
SELINA POCITOS | COOLIVING
Com acomodações apenas para adultos e espaço cooworking, mistura o clima de hotel com hostel, oferecendo decoração descolada em suas áreas de convivência como lounge, cozinha, restaurante, sala de cinema e terraço com vista para a Praia de Pocitos. Pode escolher entre suítes compartilhadas ou privativas. Os quartos compartilhados são com beliches onde cada cama tem uma caixa com chave, luz e tomada. O banheiro fica dentro do quarto e a limpeza funciona bem. Todos os espaços com excelente sinal de wi-fi e senha para entrar nos dormitórios.
PUERTO MERCADO | HOTEL
Me hospedei duas vezes (inverno e verão) e escrevi a resenha neste artigo. Possui excelente localização na Ciudad Vieja, bons preços e ótimo atendimento. Já fiquei em outros, mas não merecem a recomendação.
No Parque Santa Teresa
| CAMPING
Um dos meus lugares preferidos para acampar justamente pela pouca estrutura e muita natureza. Tem banheiro com água quente (caldeira) por todo o parque, mas apenas a praia La Moza oferece água encanada e energia elétrica por lote para até seis barracas pequenas. Na alta temporada tem bastante movimento e serviços temporários como supermercado, restaurante, lan house e outros. Já contei minhas aventuras por lá no link. Para camping ou motorhome o limite mínimo de estadia é 3 dias.
| CASA
É um parque militar com as casas dos militares. Quando eles não estão usando podem ser alugadas. Mas eu só consegui no inverno e alugando na hora. Nunca responderam meus e-mails ou telefonemas.
| HOSTEL
Localizado próximo à Fortaleza, oferece camas-beliche em dormitórios para até 20 pessoas, cozinha com utensílios e banheiro compartilhado no mesmo prédio com luz e água quente o ano todo. Ao lado há cabanas para casais com ou sem banheiro.
Em Piriápolis
RIVADAVIA | HOTEL
Hotel familiar com excelente localização e preços, porém, antigo e nem todos os quartos foram reformados. Certifique-se de não pegar as acomodações com carpete nas paredes se for alérgico e não escolha a opção mais econômica.
City Hotel Piriápolis fica ao lado oferecendo maior conforto e preços mais altos. Avalie!
Em Punta del Diablo
CABAÑAS AGUAMARINA | CASAS
Esta é velha conhecida e já perdi a conta do número de vezes que me hospedei. Cheguei a levar excursões de Porto Alegre em feriados prolongados. É pé na areia e cada cabana funciona como alugar uma casa porque tem cozinha totalmente equipada. Antigamente era isolada, mas com o crescimento de Punta del Diablo ficou bem localizada. Tem cabanas para até 6 pessoas, churrasqueira, piscina, internet e aceita animais.
DUNAS DEL DIABLO | CASAS
Semelhante à mencionada acima, é um pouco mais simples e tem mais acomodações. As maiores diferenças são parque infantil e não aceitar animais.
Em Punta del Este
MANSA BEACH | HOSTEL
Um hostel com quartos privativos e compartilhados com vista para o mar. É preciso atravessar a rodovia para chegar a praia, mas o astral é bem legal com muito espaço ao ar livre, terraço e viajantes do mundo para trocar ideias. Tem estacionamento em frente e só recomendo para quem está de carro por ser longe do centro. Um café da manhã simples está incluso e a cozinha é compartilhada.
| HOTEL
Um desejo é experimentar a Club Hotel Casapueblo em Punta Ballena. A casa do poeta Vilaró virou hotel e o cenário lembra a Grécia. Passei por ali só para ver o pôr do sol até o momento.
Em Rivera
RIVERA CASSINO | RESORT
A melhor opção para os amantes da jogatina e das compras em free shops ficarem muito bem acomodados na fronteira com o Brasil. Rivera Casino Hotel tem spa, academia, piscina coberta, suítes luxuosas e imensas salas de jogos. Fiz uma visita técnica e jantei muito bem no restaurante.
Em Valizas
COMPLEXO SOL DE VALIZAS | APARTAMENTOS
É uma propriedade com apartamentos no estilo kitnet, tem banheiro, cozinha e varanda privativos e área externa compartilhada com churrasqueira, redes e mesas cobertas com parreiras. É simples, limpo e confortável.
Sobre alugar casas
O conceito de alugar casa por temporada é diferente do Brasil (embora o Airbnb esteja mudando esta ideia por aqui). Como padrão, eles se preocupam com detalhes como decoração criativa e em oferecer todos os utensílios que possam ser necessários ou não. A começar pela parrilla (toda casa tem) e facas boas para cortar carne. Pensou em fazer um prato especial, vai encontrar a forma certa na cozinha ou, no mínimo, terá o trabalho de falar com o proprietário, certamente ele vai arranjar o que precisa. Sem falar na lareira, forno de pizza e outros detalhes comuns nas casas uruguaias.
Antes eu chegava na cidade, visitava alguma imobiliária e alugava uma casa na hora. Agora prefiro usar o Booking.com tomando bastante cuidado para casas por temporada. Leio resenhas e verifico se amigos conhecem o proprietário ou já se hospedaram no local. Geralmente são de moradores que se mudam para os fundos ou vão passar a temporada na casa de parentes para ganhar um extra na alta temporada.
Essas recomendações de onde ficar no Uruguai estão no guia para viajar de carro
Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.
R$57
Se prefere todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Dicas do Uruguai:
- Qual moeda para levar
- Como levar o animal de estimação
- O que beber, comer e preparar no país
- Guia essencial para viajar de carro pelo Uruguai
- Guia do Litoral
Serviços de reserva:
10 Comments
Oi Roberta, vamos em Jan/23 até Montevidéo de carro, saindo de SC. Quais seriam tuas dicas principais de locais a visitar? Pretendemos ficar na região de Montevideo e Punta del Leste uns 5 dias.
Grato
Olá, Jonecir, vi que comprou o nosso guia Uruguai de Carro, ali vai encontrar as respostas. Obrigada.
Olá, tudo bem com você? Estamos programando viagem para Rivera de Motorhome, alguma dica onde podemos acampar para pernoitar?
Oi Juliano, falei com algumas pessoas e não consegui a resposta. Mas tem muita área rural e o povo e super receptivo. Acredito que será fácil encontrar algum lugar pra estacionar. O povo uruguaio viaja muito pra acampar, o país é mais preparado do que aqui no Brasil. Tem lojas de pesca e camping por lá, tente entrar em contato
A Estância Vik e de tirar o fôlego. Seus ambientes são impactantes. Luxo com história local mas o ambiente graças aos funcionários da estância equilibram e nos sentimos em casa. O ambiente além de acolhedor e totalmente relaxante e nobre. Nossa suíte assinada por Eduardo Cardozo é uma obra de arte. Grande experiência quero repetir
Na próxima vais com um gatinho Rê
Roberta… to encantada com tuas dicas sobre o Uruguai… Eu e 2 amigas vamos fazer uma viagem de carro, de Santa Catarina até o Uruguai em Agosto. Alguma dica imperdível para essa época?? Ainda não fechamos o roteiro… e será nossa primeira experiência no país!!!
Agosto recomendo ficar mais tempo em Colônia e Montevideo e visitar vinícolas. Deve passar nos outros lugares do litoral, mas vai encontrar cidades paradas no tempo e poucos serviços abertos. Eu gosto, mas nem todos se agradam. Estava lá semana passada e vou atualizar em breve conteúdo sobre Cabo Polonio, Chuy, Punta e Montevideo. Acompanhe os novos artigos
achei a pousada muito simpática,tenho muita vontade de voltar ao Uruguai e ficar pelo menos 2 dias em Colônia pois só fizemos um passeio bate e volta. beijocas
Vale voltar no inverno e no verão, completamente diferente.