A pergunta onde fica o Caribe? pode soar estranha para os amantes de mapas ou viciados em viajar, contudo, é mais comum do que se imagina. Alguns até sabem o que é o Caribe, mas não fazem ideia do quão próximo estamos de lá. Por isso, a resposta e a inspiração para uma viagem ao Caribe são o tema deste artigo. Veja no final todas as experiências vividas em várias ilhas paradisíacas.

Acesso rápido: Localicação do Caribe | Mapa | O que fazer no Caribe | Tours

Onde fica o Caribe?

O Caribe ocupa 2.754.000 km² do hemisfério norte. Esta no meio do continente Americano, posicionado entre a América do Sul e América do Norte e ao lado da América Central. Algumas ilhas como Barbados e Los Roques estão, respectivamente, a apenas 5h40 de voo direto de São Paulo (SP) ou 12 horas de carro e barco de Boa Vista (RR).

Cayo Largo del Sur é uma das praias onde fica o Caribe
Cayo Largo del Sur, em Cuba

É formado por ilhas no chamado mar do Caribe, entretanto, algumas praias banhadas por esse mar são das outras Américas como as praias mexicanas ou litoral da Flórida, ou a ilha sul-americana Los Roques. Algumas ilhas são países ou estados, outros territórios ou divididas em dois países. Mas tudo fica no pacote: praias caribenhas. Provavelmente motivo da confusão geradora da pergunta — Onde fica o Caribe?

Caribe é sinônimo de paraíso para quem busca calor o ano todo, águas mornas transparentes, areia branquíssima e a sombra dos coqueiros. Também tem a rica vida marinha, ruínas de civilizações antigas, histórias de piratas, a influência dos colonizadores europeus e mais… Cada ilha é fascinante e tem cultura própria, seja na dança, nas bebidas ou na crença.

O QUE FALTA PARA TIRAR ESSE ROTEIRO DO PAPEL?

Punta Cana, na República Dominicana, é uma das praias onde fica o Caribe
Punta Cana, na República Dominicana
Artigo sobre Barbados na capa da Viagem e Turismo
E falando em Caribe, tem matéria minha sobre Barbados na Viagem e Turismo de janeiro

Toda a região sempre esteve em meus sonhos influenciados por filmes românticos ou de aventura e páginas de revistas. E quando tive a oportunidade de colocar meus pezinhos naquela areia, descobri que a experiência é muito além do mostrado. Desde então, conhecer a fundo cada uma daquelas ilhas se tornou um dos meus objetivos. Por enquanto foram cinco: Cuba, Barbados, Providência, San Andrés e Santa Catalina. Mas os colaboradores têm ajudado a encher o Territórios com fotos e informações sobre México, Los Roques, Punta Cana, Curaçao e Key West.

Ainda seguem na lista de desejos: Aruba, Anguilla, Ilhas Virgens Americanas, San Martin, Bahamas, Bonaire, Ilhas Virgens Britânicas, Bermuda, Jamaica, Porto Rico, Trinidad, Turks e Caicos, St Martin e devem ter outras entre as mais de 1000 ilhas caribenhas.

Crane Beach, em Barbados. Um dos lugares onde fica o caribe
Crane Beach, em Barbados

Onde fica o Caribe no mapa?

O que fazer no Caribe

  1. Primeiro, o simplesmente não fazer nada em praias paradisíacas ou ilhota;
  2. Na mesma linha, um passeio de barco para relaxar em alto mar ou alugar uma lancha para ter privacidade;
  3. Para colocar um pouco de emoção, interaja com tartarugas e golfinhos em mergulhos com snorkel;
  4. Pratique esportes como stand up paddle ou paraglider, ou canoagem ou mergulhe com cilindro para dar aquela adrenalina;
  5. Procure os lugares mais inóspitos nas ilhas como penhascos ou explore uma caverna;
  6. Visite as ruínas Maias em Tulum e Chichen Itzá;
  7. Alugue um carro para ter mais liberdade em Barbados e Curaçao ou faça uma road trip até Key West;
  8. Balance o esqueleto e entre no clima curtindo as famosas baladas ou passe o carnaval no Caribe;
  9. Converse com locais o máximo possível;
  10. Fique hospedado em um barco ou no resort onde a família real inglesa frequentava nas férias, ou na casa de locais;
  11. Pegue dicas e compre o nosso Guia 8 noites em Barbados;
  12. Por fim, também tem compras, beber rum, conhecer a história, voar de helicóptero, provar a culinária, passear de submarino… mais 10 atrações.
Da ilha Francisqui tem-se uma linda vista de Gran Roque
Um barquinho pelo caribe venezoelano

Tours

Key West, Estados Unidos. Um dos lugares onde fica o caribe
Key West, Estados Unidos

Ganhe 10 Grandes Experiências em Viagens ao assinar nossa lista

* obrigatório

Territórios vai usar os dados enviados somente para estar em contato com você. Por favor, indique sua permissão de envio:

       

Ao preencher o formulário você concorda em receber nossas informação nos termos acima e com nossa Política de Privacidade.

Pode cancelar o envio a qualquer hora.

10 Grandes Experiências em Viagens Grátis

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Se inscreva para receber dicas específicas para organizar essa viagem, basta escrever o destino no campo próxima viagem.

Vamos enviar mensagens semanais para o seu e-mail. Verifique a caixa de spam e salve o nosso endereço para não perder nenhuma dica.

Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » PRAIA » Saiba em qual continente fica o Caribe
Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

14 Comentários

  1. Flávio de Assis de Campos Duarte Responder

    Oi Roberta, gostaria de saber como é o mercado de trabalho para brasileiro no Caribe?
    Pois tenho muita vontade trabalhar no Caribe.

    • Roberta Martins Responder

      Oi Flávio, até hoje só fui como turista. Mas existe pobreza e desigualdade igual ao Brasil, alguns lugares melhores outros piores. Sugiro ver nos sites de quem mora em alguma das ilhas

  2. Ezequiel Ferreira da Silva Responder

    Roberta … Por Favor, poderia me dizer alguma coisa sobre as leis de trânsito do Karibe, caso resolvamos alugar um carro.

    • Roberta Martins Responder

      Oi Ezequiel, cada país tem as suas regras e nem sempre são as mesmas. Na hora de retirar o carro, a empresa vai te passar algumas regras e pode perguntar o que quiser pra eles. Pra saber antes, o ideal é pesquisar as leis de trânsito da ilha onde deseja dirigir direto no site de governo do país. No item 7 acima, tem os artigos com experiências de dirigir em Curaçao e Barbados.

  3. Edelcio Buesso Responder

    dia 29/Dez estarei saindo de SP para Miami e lá pegarei um cruzeiro com paradas na JAMAICA , Ilhas Cayman , Cozumel , Bahamas , Miami , vc poderia dar umas dicas ?

  4. José Wagner Alves da Cruz Responder

    Uma média de gastos para dois adultos e uma bebê entre passagens, hospedagens e alimentação, fora presentes?

    • Roberta Martins Responder

      Depende da ilha e se está na rota dos furacões que vai de agosto a outubro. Por exemplo em outubro peguei 10 dias de chuva em Cuba, mas em outro ano peguei 9 dias de sol em Barbados no mesmo mês. Já novembro peguei bastante chuva em San Andrés. Primeiro deve escolher a ilha e depois verificar a melhor época específica para este destino.

  5. O caribe é paradisíaco. Conheci a parte caribenha do México e foi sensacional. Fiz um intercâmbio em Playa del Carmen uma cidade pertinho de Cancún e tenho muitas saudades de lá. Aprendi espanhol no México além de fazer várias amizades e curtir minhas férias ao máximo. Valeu a pena a minha viagem ao México. Adorei o seu post, muito legal.

Deixe seu recado, escreva algo

Rotas para voar no RS agosto Sonhos