Se eu fizer a média de quantas vezes fui ao Uruguai, o resultado é, no mínimo, uma vez por ano desde criança. Isto porque nasci a poucos quilômetros da divisa e meus pais são da fronteira. Já fui de avião, de carona, em ônibus, de moto, organizei excursões… enfim, de todas garanto que o melhor jeito é uma viagem de carro. O país é pequeno, são muitas paradas interessantes, as estradas são boas e nem sempre o transporte público é fácil.
Atualizado em janeiro de 2023
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o país
Pegue as dicas para viajar de carro
Seguro viagem é obrigatório no Uruguai
Acesso rápido: Documentos | Aluguel de carro | Carta Verde | Fronteira | Pedágios | Combustível | Regras de trânsito | Mapa | Roteiros pelo Uruguai | Dicas
Ainda não fiz todas as rotas possíveis e o meu ponto de partida sempre foi Pelotas (mesmo morando em São Paulo ou Porto Alegre a viagem começa com a parada básica na casa dos pais), mas já tirei dúvidas de muita gente que não é do extremo sul do Brasil. Como o interesse no país tem aumentado bastante, vou responder tudo por aqui em tópicos e deixo o espaço aberto para sugestões e perguntas nos comentários.

Viagem de carro pelo Uruguai

Documentos para entrar no Uruguai
Em tempos de pandemia, a lista aumentou e pode ser alterada a qualquer momento, confirme sempre antes de partir. As novas exigências estão em amarelo:
- COMPROVANTE DE VACINA ou COMPROVANTE QUE TEVE Covid-19 entre os últimos 20 e 90 dias.
- SEGURO VIAGEM. Faça orçamento aqui e pode chamar a atendente pelo Whats APP.
- CARTEIRA DE IDENTIDADE em bom estado e com foto recente (emitida não mais que dez anos atrás) ou PASSAPORTE válido. Crianças de até dois anos entram com a certidão de nascimento. Importante: carteira de motorista não vale como documento de identidade!
- CARTA VERDE (explico no próximo ítem)
- CARTEIRA DE MOTORISTA
- DOCUMENTO DO CARRO depende do nome de quem está o veículo:
CARRO OU MOTO PRÓPRIO
Se o proprietário do carro estiver presente, basta apresentar os documentos em seu nome.
Se estiver em nome de uma empresa, mesmo que o dono da empresa esteja presente, tem que apresentar o contrato social ou uma autorização da empresa, reconhecida em cartório, para um dos viajantes.
CARRO OU MOTO ALIENADO OU EM NOME DE QUEM NÃO ESTÁ PRESENTE
É obrigatório uma autorização do proprietário permitindo a saída do veículo do país. Deve ser registrada em cartório e pronto, não precisa do registro consular como informado em alguns sites. Custa caro e nunca foi exigido nas minhas viagens.
Se o carro estiver no nome de um banco ou financeira é preciso a autorização da empresa para sair do país com o carro. Peça com antecedência!
- DOCUMENTO DA CARRETA precisa ter os documentos em dia da mesma forma que o carro, não precisa pagar IPVA, mas precisa de emplacamento em dia e em nome de um dos ocupantes do veículo.
TODOS OS DOCUMENTOS DEVEM ESTAR IMPRESSOS.
Aluguel de carro
A princípio, não existe a possibilidade de alugar no Brasil para uma viagem de carro pelos países vizinhos porque as locadoras não autorizam. Contudo, alguns leitores do Territórios deixaram nomes de empresas que permitem (veja nos comentários). A informação é que o valor da diária dobra de preço e nem sempre vale a pena.
Para uma viagem de carro pelo Uruguai, o menos burocrático é alugar um veículo no país, no entanto, as locadoras estão nas cidades longe da fronteira como Montevidéu ou Punta del Este. Melo (perto de Bagé) é cidade mais perto da fronteira com uma opção de aluguel de carros. É preciso viajar de ônibus ou avião antes de sair dirigindo por lá.
Turistas brasileiros estão isentos de pagar o imposto IVA (18,5%) para alugar carros no país.
Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.
R$44,90
Se prefere todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.
O Que é e como tirar a Carta Verde
Carta Verde é o seguro contra terceiros exigido para entrar com qualquer veículo no Uruguai. Mas só vale para os outros porque o carro que o contratou não está segurado por este documento.
Alguns bancos, corretoras de seguros e despachantes providenciam e o valor é determinado conforme o tempo de estadia. Para quem tem o carro segurado no Brasil, o melhor jeito de conseguir a carta verde é ver com o profissional que fez o seguro do carro. Conforme o período da viagem vale contratar o seguro que já inclua a carta verde por um ano. Por exemplo, meus pais fazem isso porque viajam com frequência.
Solicite com alguns dias de antecedência ou pague caro com os despachantes na fronteira. No Chuí tem plantão 24 horas.

Atravessar a fronteira
Seja qual for a fronteira, pare e vá até a aduana, mesmo que pareça fechada. Tem que pegar o permiso (tipo um visto) carimbado para entrar no país e é obrigatório devolvê-lo na saída para evitar problemas quando voltar. O prazo de permanência para turistas é de 90 dias renovável por mais 90. O procedimento é rápido e sem custo, mas em feriadões comuns aos dois países pode ter fila. Será muito mais rápido se tiver passaporte.
Pedágios
A maioria dos pedágios fica perto de Montevidéu, Punta del Este e Colônia de Sacramento (veja no mapa do Uruguai abaixo). Se for viajar para conhecer as praias do Departamento de Rocha (entre Barra del Chuy e La Paloma) não vai pagar pedágio. Se o destino for a capital, vai pagar somente um pedágio escolhendo a ruta 5 ou ruta 8. Sendo mais curto o caminho via Rio Branco. Os valores para 2023 são a partir de $122 pesos uruguaios.
Pape-moeda não é mais aceito nas praças de pedágio, cada veículo deve ter sua tag recarregável antes de pegar a estrada. O adesivo (tag) está disponível gratuitamente em postos de gasolina, bancos e no pedágio e pode ser recarregada online. O veículo sem exibir o adesivo não terá passagem e possível multa até ter a tag carregada com o valor necessário.
Como fazer: o mais indicado é comprar o selo antes de pegar a estrada e ir abastecendo conforme necessidade. Mas tenha forma de pagamento em cartão disponível porque poucos lugares aceitam esse pagamento em papel-moeda. Recomendo a conta internacional Wise para evitar IOF do cartão de crédito.
Combustível
Ser mais caro ou mais barato abastecer o carro no Uruguai depende da situação econômica de cada país. Eu já vivi os dois momentos e, atualmente, custa o dobro abastecer por lá. Vale aproveitar os postos de gasolina das fronteiras com Brasil e Argentina para encher o tanque. Por outro lado, caro é relativo porque a gasolina uruguaia é pura (não tem misturas) e faz mais quilômetros por litro.
O valor do litro da gasolina estava, em média, $70,50 pesos uruguaios em dezembro de 2021.

Regras de trânsito
As regras para cinto de segurança, transporte, bebida alcóolica e equipamentos obrigatórios no veículo são as mesmas no Brasil. Mas é comum ver carros uruguaios bem velhos desrespeitando isto. Por exemplo, crianças no porta-malas, pessoas nas caçambas e outros carregando a maior tralha em cima do carro.
Brasileiros devem prestar atenção ao uso do farol de luz baixa. É obrigatório de dia e de noite em áreas urbanas, interurbanas e rurais. Agora esta regra também vale no Brasil.
As multas devem ser pagas na hora em que for parado por um policial cometendo alguma infração ou o carro será apreendido. A dica é andar com pesos uruguaios na carteira e respeitar os limites de velocidade, maior causador de multas.
A preferencial nas estradas é sempre no sentido de quem vai para a capital.
E uma dica importante para quem escolhe o caminho pelo Chuy. No trecho da BR-471 que passa pela Reserva Ecológica do Taim tem vários pardais. Como a estrada é pouco movimentada, as pessoas não respeitam o limite de 60 km/h na reserva e são multadas com frequência. Além da multa, é prudente respeitar o limite de velocidade porque tem muitos animais na pista e o estrago pode ser grande.

Roteiros para uma viagem de carro
O trajeto depende do tempo disponível e interesse de cada um. As estradas no Uruguai são bem sinalizadas e melhores do que muitas no Brasil. Pode viajar para qualquer lado sem medo.
Nos meses mais quentes a sugestão é ir pela costa para aproveitar o agito das praias e passar um verão diferente. Nos outros períodos somente Montevidéu e Colônia de Sacramento não parecem cidades desertas. Pra quem gosta de tranquilidade é bom, mas é completamente diferente da alta temporada. As cidades de fronteira são bem movimentadas nas vésperas de feriados e alta temporada, mas apenas em horário comercial.
Também pode atravessar o país e chegar a Buenos Aires em menos de 10 horas. Pode conhecer os pampas ou lagoas e voltar pelo litoral. Ou pode ir direto a Montevidéu, que vale a pena o ano todo. Veja no mapa as cidades que recomendo visitar e algumas rotas partindo de Porto Alegre ou Pelotas.
Mapa com rotas para viajar de carro no Uruguai
Entre os roteiros, o mais tradicional inclui Montevidéu, Colônia de Sacramento e Punta del Este. Portanto, gravei cenas nas estradas para mostrar como são as rutas 1, 8 e 9.
Tome Nota: viagem de carro ao Uruguai
As fronteiras com melhor infraestrutura (restaurantes, hotéis e free-shops) são Rivera, Rio Branco e Chuy. As praias que mais frequento no litoral.
Para atravessar o rio Uruguai e chegar na Argentina são três cidades: Paysandu, Fray Bentos ou Colônia de Sacramento (balsa).
O caminho mais curto entre Porto Alegre e Montevidéu é por Rio Branco.
Reserve os hotéis no Booking (passo-a-passo aqui), saiba qual melhor moeda levar para o país. e faça o seguro assistência em viagem utilizando o cupom de desconto para os leitores do Territórios.
Leve seu pet no carro, saiba o que precisa fazer antes da viagem clicando no link.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

DICAS PARA A SUA VIAGEM
Dicas do Uruguai:
- Qual moeda para levar
- Como levar o animal de estimação
- O que beber, comer e preparar no país
- Guia essencial para viajar de carro pelo Uruguai
- Guia do Litoral
Serviços de reserva:
398 Comments
Fui ao Uruguai em 2021 fiz os trâmites de entrada no país, mas não fiz nada na saída. Quero ir de novo agora. Será que terei algum problema na entrada do país ?
Provavelmente terá uma multa a ser paga em pesos, afinal, faz alguns anos que está tudo em rede.
Ótimas dicas! Obrigada Roberta!
Se possivel poderia me ajudar com uma dúvida?Eu e minha família estamos indo para Colonia do Sacramento e partindo de Santa Maria! O Maps nos manda por Riveira então pela Rota 5 -> Rota 14 -> Rota 57 -> Rota 2. Mas o Waze não reconhece esse caminho e não tenho certeza se é a melhor opção. Você teria alguma dica?
Oi, Isadora, a melhor estrada é Ruta 9, mas o caminho mais perto para você é por Rivera. Estive lá no fim de abril e vale a pena a parada. A Rota 5 está boa na província de Rivera, as outras rotas não sei dizer.
Vou sair do PR e passar pelo RS, gostaria de fazer a rota pelas praias do Uruguai até Montevideo, e de lá até Buenos Aires. Tem como estradas bem proximas as praias?
Sim, ruta 10, desde Punta del Este ou a partir da Ruta 9 em Rocha. Leia aqui https://territorios.com.br/litoral-do-uruguai-praias-atlantico/
Vou para o Uruguai no dia 04/03/2023, aonde consigo comprar a tag dos pedágio, será que consigo no churrasco
Obrigado
Nos postos de pedágio ou de combustível do Uruguai.
Olá, Roberta!
Grata pelas dicas!
Vc sabe dizer se a expedição do documento de identidade há mais de dez anos (doze, no caso) impossibilita a entrada no país? Será que é uma regra absoluta ou ponderam a depender do caso? Estou com viagem marcada sem tempo hábil de renovar, mas o carro está em meu nome e possuo outros documentos com foto.
Tem passaporte? leve. Certamente vai dar problema e vai perder tempo na aduana. Talvez, dê para convencer se disser que vai para um local perto como Punta del Diabo, antigamente colava. Levei algumas excursões nos anos 2000 e sempre tinha alguém com documento errado, então eram horas de espera e conversa em espanhol para nos deixarem passar. Acredito que hoje está mais rígido pelo alto volume de turistas.
Estou indo dia 31 para Punta del Este, saindo de Florianópolis, qual caminho mais rápido e tranquilo para chegar? E sobre pedágios?
Na fronteira preciso parar e ir a Aduana certo?
Oi, Renan, o melhor caminho é Ruta 9 e pegar a saída para Punta antes de Montevidéu, você deve ir até o Chuy. Sim, precisa parar e ir até a Aduana pegar o permiso que deve ser devolvido na saída do país. Sobre os pedágios, tem todos os pontos no guia Uruguai de Carro.
Muito bacana suas informações. Aliás foram as mais completas que li até o momento.
Iremos esse mês, ainda estou na dúvida se compensa ir por Santana do Livramento, Chuí ou Jaguarão, isso porque eu vi que santana é linda e vale a pena conhecer. Mas nosso foco é Punta Del Este e Montevideo apenas. Qual acesso sugere?
Li alguns comentários sobre alguns itens obrigatórios no carro, Triângulo extra (dois triângulos);
Extintor;
Kit de primeiros socorros – como já foi exigido no Brasil anteriormente;
Cambão ou cabo de aço para rebocar o carro;
Cadenas – se for trafegar em pistas com neve.,
Você chegou a colocá-los?
Obrigada Rubia.
Recomendo ir a Santana do Livramento fora do verão, é muito quente e os passeios não ficam tão agradáveis quanto no litoral. Chuy é o melhor caminho para Punta pela estrada e tempo de viagem.
Uruguai exige o mesmo que o Brasil nos itens obrigatórios, esses que falou são obrigatório se for para a Argentina. nesse caso, leia esse artigo com informações do Chile e Argentina https://territorios.com.br/chile-de-carro-quais-documentos-levar/
Boa tarde Roberta. estou indo para Montevideo de moto. Você informou que desde março de 2022 não é mais aceito papel moeda nas praças de pedágio, cada veículo deve ter sua tag recarregável antes de pegar a estrada. Como funciona com motocicletas??? Meu trajeto será por Rio Branco. Vou pegar as Rutas 26, 18 e 8
Boa tarde Wilson, as últimos informações de viajantes é que não estavam cobrando de veículos com placas estrangeiras, mas pode começar a qualquer momento e deve ter venda de tag nos postos de gasolina da fronteira ou no primeiro pedágio.
Se possível, volte aqui para contar como aconteceu durante a sua viagem para nos atualizar. Boa viagem!
Quero fazer uma viagem para uruguai fim de ano
É maravilhoso, mas não deixe para fazer as reservas de última hora, é a época mais lotada assim como janeiro
Boa tarde gostaria da sua opinião,estarei indo para Uruguay de carro 1.0 conhece alguém que já foi??
Nós iremos fazendo parada pois temos família no caminho.
Obrigado
Boa tarde, Beatriz, eu já fui com carro 1.0 algumas vezes e tudo certo. Apenas os carros mais potentes vão ultrapassar vocês até porque o limite de velocidade é mais de 100 km/h nas principais rodovias.
Bom dia.
Irei com carro do meu pai, porem ele nao ira junto.A carta verde faço em nome dele e depois faço a autorização em cartorio?
Muito obrigado
bom dia! Fale com a sua seguradora para saber em nome de quem fazer a carta verde.
Olá! Estou a procura de um despachante no Uruguai? Tive meu veículo locado apreendido por lá? Será que tem alguma indicação?
Boa tarde! Gostaríamos de viajar para o Uruguai, saindo de Pinheiro Machado/RS (perto de Bagé) entrando no Uruguai via Aceguá (Rota 8 e 26) ou ainda via Rivera (Rota 5 e 31) e estamos em dúvida para saber se tem pedágio em direção a nosso destino final que é Salto/UY.
Caso tenha essa informação, aguardo retorno.
Obrigado!
Márcio Régio
Tudo bem? Estou pensando em alugar um motorhome em Porto Alegre e ir até Montevidéu. Acha viável? Obrigada pelas dicas.
Acho ótimo, o problema é conseguir que a locadora autorize a saída do veículo do Brasil.As que eu conhecia que permitiam e cobravam caro por isso, não permitem mais.
Olá, parabéns pelo conteúdo. Excelentes informações. Sou de São Paulo e estava justamente pensando em ir de avião até Porto Alegre, alugar um carro para descer pela Lagoa dos Patos e depois entrar no Uruguai e rodar por lá. Mas vi o seu alerta sobre as empresas não permitirem sair do país com carro alugado. Você falou que, nos comentários, haveriam opções dos leitores, mas não encontrei. Você tem alguma dica sobre isso?
Oi, Paola, obrigada. As empresas que eu indicava não fazem mais e outras até reclamaram que eu enviava muita gente para eles atrapalhando o trabalho deles, por isso tive que apagar. Você deve contatar diretamente as locadoras e perguntar se permitem viajar para outro país antes de qualquer reserva.
Olá Roberta! Adorei as dicas, em 2023 vamos para o Uruguai, vamos sair de Floripa, qual melhor rota?
Abraços
Oi Angélica, a melhor rota depende dos seus interesses. Melhor pesquisar primeiro quais lugares deseja visitar e então definir, no mapa tem sugestões. Se prefere a melhora estrada é a Ruta 9.
Olá Roberta , uma dúvida , a TAG de pedágio e obrigatoria em motos ? Como funciona para motos
Oi Alexandre, ainda não usei a TAG para trazer os detalhes, mas amigos e leitores que viajaram agora em junho/22 disseram que não estão cobrando das placas estrangeiras, apenas das Uruguaias, ainda está em fase de teste.
Olá Roberta, gostei muito do post!
Estou programando uma viagem para Uruguai e minha moto é financiada mas está em meu nome. Gostaria de saber se é necessário a autorização de viagem do banco. Abraços!
Olá Marcos, se ainda não está quitada precisa de autorização sim. Para passar, no documento deve contar somente o seu nome sem nada de alienação.
Boa noite, você falou de uma tag para pedágios a partir de março, não compreendi muito bem.
As praças de pedágio já adotaram o sistema eletrônico, o carro passa e uma câmera registra a tag colado no pára-brisas automaticamente e faz a cobrança. Se não tiver a tag, a cancela não abre, se tiver, mas sem carga, será cobrado uma multa na próxima recarga. Se for estrangeiro, vai aparecer a dívida no sistema quando der saída no país e será obrigado a resolver as pendências. Como ainda está em adaptação, talvez seja flexível nos próximos meses.
Bom dia.
Excelentes informações e dicas neste site.
Moro em Sete Lagoas-MG e pretendo viajar de carro ao Uruguai neste ano.
As informações no site com certeza irão ajudar na viagem.
Boa tarde Wander, tem muitas dicas aqui no site e se inscrever para receber notícias e atualizações por email https://territorios.com.br/dicas-pais/
Olá Roberta!
Sou de Pelotas, preciso de algumas informações para viagem, não te achei no instagran, se puderes me retornar, agradeço!! Obg Lucimara
Olá Lucimara, é @territorios (oficial) ou @blogterritorios.
Estou pegando dicas e planejando minha viagem pra final da Libertadores. Saindo da PB e indo de avião até Brasília, na casa dos meus pais, e ir de Brasília até Montevidéu de carro com minha irmã e meu cunhado. Queremos aproveitar ao máximo
Bom dia, Roberta!
Adorei as dicas. Gostaria de saber qual rota você indica para ir para Montivideu para quem vai do RJ.
No Uruguai ou na rota, existe posto de gasolina? Sabe se algum com GNV?
Obrigada
Olá Roberta, creio que sejamos conterrâneos pelotenses.
Estou aqui pesquisando melhor estrada para ir para Montevideo, direto.
Melhor e/ou mais rápida.
EM dúvia quanto ROTA 9 ou ROTA 8.
A ROTA 9 já conheço bastante… é super boa!
Não sei nada sobre a ROTA 8.
O que achas?
Se tivestes que ir deireto a MVD, por onde me sugeres?
parabéns pelo blog/texto e tudo mais.
Muito bem escrito e didáticos.
abraço,
R.