Imagine uma ilha vulcânica ainda em formação, rodeada por tons de azul cristalino do Oceano Pacífico e muitas oportunidades de encontros com animais selvagens. Tudo isso em segurança ao respeitar o equilíbrio desse paraíso preservado chamado Isabela, uma das ilhas Galápagos, Equador. Neste artigo conto os detalhes do meu roteiro, curiosidades e como organizar a sua viagem para lá.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o país
AGILIZE SUA VIAGEM
Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online com cupom de desconto
Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide, Civitatis ou saiba como funciona
Ilha Isabela
Entre as ilhas Galápagos, Isabela é a mais nova, extensa e com maior atividade vulcânica de todas, inclusive continua aumentando de tamanho a cada nova erupção de um dos seus 6 vulcões, sendo 5 ativos.
Turismo por ali é relativamente recente, a ilha só entrou no mapa após um rio de lava se formar em uma cratera enorme, produzindo um espetáculo onde moradores podiam assistir de camarote em 2005. As fotos se espalharam pela internet e visitar caldeira do vulcão Sierra Negra virou um dos atrativos mais populares da ilha.
Mas pouca coisa é popular por lá, afinal, 90% do território é parque nacional protegido e 10% é onde as pessoas vivem. Os animais são reis e estão por toda a parte sem se importarem com a nossa presença, além disso, é uma das poucas ilhas para ver pinguins o ano todo com facilidade. Ao chegar já nos encantamos com os lobos-marinhos adolescentes e pinguins brincando na água ali no porto.
Só existe uma cidade em Isabela chamada Puerto Villamil e todos os serviços estão ali no sul da ilha com estrutura simples, porém aconchegante.
Hospedagem pé na areia em Isabela
Quem se hospeda na beira do mar tem o privilégio de ver o nascer e o pôr do sol caminhando poucos passos, assim como desfrutar dos restaurantes e do astral animado da praia.
Nos hospedamos no Casita de la Playa com vistas hipnotizantes para o mar desde a janela do quarto, do jardim ou varanda onde é servido o café da manhã. A suíte é simples, arejada, com cama confortável, toalhas macias, ar-condicionado, secador de cabelo, armário e mesas.
Os funcionários foram sempre simpáticos e atenciosos. Logo na chegada fomos recebidos com suco natural e apresentação dos serviços disponíveis como equipamento para snorkel, bicicletas e reserva de passeios ou transfers até o porto. Como a lancha rápida de volta a Santa Cruz parte muito cedo, eles deixam o café da manhã embalado para viagem na recepção, basta avisar no dia anterior.
A primeira refeição do dia é servida fresca com ovos, conforme a preferência do hóspede, frutas, pães, cereais, frios e suco natural, café e leite. Apenas o sinal do wi-fi não é dos melhores, mas nem o meu celular estava pegando direito na ilha. Portanto, aproveite para se desligar da internet e relaxar de verdade.
A propriedade é da Neotropic Expeditions, receptivo que também organizou o nosso transporte entre as ilhas, transfer e compra das passagens antes de sair do Brasil. Uma vantagem foi pagar eles com cartão de crédito e não precisar andar com valor em espécie porque a maioria dos serviços locais não aceita cartão.
Casita de la Playa tem nota 8,6 Fabuloso na Booking.com.
O que fazer na Ilha Isabela, em Galápagos
Primeiro, apreciar essa paisagem única mesclando os climas árido e tropical com vida animal abundante na água, na terra e no ar. Então planejar o seu tempo para conhecer estes lugares e atividades:
- Passeio de barco com snorkel
- Pequena trilha e snorkel em piscina natural
- Trilha a pé ou de bicicleta
- Praias
- Trilha em vulcão
- Observação de aves
- Outras atividades como sugestão
Para todas as atividades leve água, roupas leves, repelente, protetor solar, óculos e chapéu.
Los Túneles
Esse foi o melhor passeio feito nas ilhas Galápagos pelas paisagens diferentes e oportunidades de ver animais marinhos. Além das muitas tartarugas gigantes, encontramos cardume de arraias manta de 4 metros de envergadura, tubarões, pinguins, caranguejos, cavalo-marinho, patas azules (símbolo de Galápagos), lobos-marinhos e vários peixes coloridos.
O nome é pela formação de túneis de lava preenchidos pelo mar. O contraste das rochas escuras ocupadas por cactos gigantes com a água verde turquesa é um cenário único que fica ainda mais especial no mergulho com snorkel. Um dos tantos prazeres desse dia foi acompanhar um cardume azul e amarelo, eles passaram por mim rapidinho e segui junto por um tempo.
Como fazer: contrate o passeio de barco de um dia Los Túneles, tem guia em inglês ou espanhol, almoço, pequena trilha e duas paradas para snorkel.
Leve roupa de banho, toalha, calçado para caminhas nas rochas de lava e saco estanque.
Concha de Perla
Uma piscina natural perto do porto é paraíso gratuito perfeito para molhar os pés apreciando o visual e praticar snorkel repleto de vida marinha.
Peixes e corais coloridos com muitos cantinhos para explorar. Enquanto mergulhava feliz, uma iguana nadou ao meu lado e depois fomos as duas lagartear no sol. Observei com certa distância para não perturbar.
Como fazer: alugue snorkel ou contrate o passeio com guia, peguei o equipamento no hotel e fui por conta própria.
A entrada fica ao lado do porto e tem uma placa com o nome Concha de Perla, o caminho é por uma passarela por 10 minutos entre mangues e boa parte na sombra.
Leve roupa de banho, toalha e saco estanque.
Muro das Lágrimas
Isabela possui um caminho lindo sem carro e com praias lindas, vida selvagem e mirantes entre Puerto Villamil e o Muro das Lágrimas. São cerca de 12 km ida e volta, passando pelo Parque Nacional Galápagos, que pode ser percorrido a pé ou de bicicleta. Apenas cuide o horário da volta porque o parque fecha, confirme com o fiscal na entrada.
Encontramos várias tartarugas gigantes de Galápagos no caminho, por isso nem pensar em andar em alta velocidade para evitar acidentes, curta a paisagem em ritmo bom, reserve energia extra para a última e única subida pesada e pare muitas vezes para fazer fotos e observar os detalhes.
Muro das Lágrimas é a ruína de uma penitenciária onde presos sofreram abusos muito antes de a ilha ser turística. É mantido como lembrete para não voltar a acontecer nada parecido, mas o melhor mesmo é o caminho para chegar ali, passando por praias, mirantes e rica biodiversidade.
Como fazer: alugue uma bicicleta, olhe o mapa e siga as placas. Pegamos as ótimas bicicletas disponíveis no hotel com marcha e pneus grossos para andar melhor na areia fofa.
Praias abertas ao público em Isabela
Playa Puerto Vallamil é a principal localizada no centro, onde hotéis e restaurantes se concentram, criando um astral muito agradável para caminhar e beber drinks. Se andar até um sobrado rosa no final da tarde, o Pink Iguana Bar, vai encontrar milhares de mini iguanas pretas se aglomerando, elas dormem ali todos os dias.
Há outras duas praias nos limites do parque nacional que fecha antes do anoitecer: La Playita e Playa del Amor. Ficam no início da trilha para o Muro das Lágrimas, passei rapidamente pensando em parar na volta, mas não deu tempo. Também não adianta ir muito tarde porque a maré sobe e cobre o acesso.
Vulcão Sierra Negra
Um tour para quem gosta de caminhar em cenários muito diferentes, alcançando as crateras de 2 vulcões a 1124 metros de altura: Sierra Negra e Chico. Sendo a caldeira do Sierra Negra a segunda maior do mundo, com 38 km de circunferência, 10 km de diâmetro e 91 metros de profundidade.
Começa fácil em solo fértil, com aves (como o vermelho pássaro brujo) e lagartos surgindo entre as plantas. Fica mais exigente nas poucas subidas íngremes, porém tranquilo para quem tem preparo físico. O ambiente se torna seco e a vegetação diminui a medida que alcançamos as rochas pretas mescladas com os tons laranja pela oxidação. Ali, encontramos apenas cactos, samambaias e mini lagartos.
Seguimos até o limite seguro com vista para um campo de lava que se estende até o mar. Na ida ou na volta, tem a parada no mirante Sierra Negra para ver a impressionante cratera e ouvir a história do momento mais marcante da ilha.
Embora grandioso e com erupção recente (em 2018), Sierra Negra não é um vulcão perigoso por ser considerado escudo e não cônico, além de ser rico em ferro. O risco de explodir é inexistente porque a lava sobe pelas fissuras e escorre para o mar como um rio. Se acontecer, basta sair da frente. Já o vulcão Chico tem o nome traduzido como pequeno, mas é grande e com várias crateras. A última erupção foi em 1979.
Como fazer: contrate com a Nature Galapagos. O receptivo oferece guias em inglês e espanhol, transporte ida e volta desde o centro até o início do trajeto a pé e lanche de trilha. O nosso grupo era bem grande com dois guias, enquanto um liderava o outro seguia por último.
Ao total, o passeio dura cerca de 7 horas, sendo 16 km (ida e volta) de trilha com elevação de 300 metros e paradas para comer e descansar.
Leve casaco impermeável (de manhã fez frio no transporte em carro aberto) e tênis com garras para terreno irregular.
Lagoa dos Flamingos
Mais um lugar para observar aves, desta vez sem esforço porque fica bem perto do centro. O destaque são os flamingos, mas há várias espécies e imagino que deva ser lotado no início da manhã ou final da tarde, fiz esse registro perto do meio-dia. Tem passarelas altas para chegar perto e ver a lagoa de cima.
Outros passeios em Isabela
Muitos lugares na ilha são fechados ao público por preservação ou segurança devido aos vulcões ativos, mas podem abrir quando estiver passando por lá. Pesquise e converse com os locais para confirmar, por exemplo, ouvi do vulcão Alcedo ser habitado por centenas das maiores tartarugas de Galápagos e só pesquisadores podem visitar, assim como o santuário das iguanas-rosadas ao norte de Isabela.
Fiquei com muita vontade de fazer os tours de caiaque e mergulho com cilindro, mas precisei escolher o que cabia no orçamento e nos três dias do roteiro.
Ainda teria Tintoreras, porém, na época da minha visita, um trecho estava fechado e os outros atrativos tinham melhor custo benefício. Para ter uma ideia, na chegada a Isabela de barco, olhe para as formações rochosas do lado direito. O passeio é caminhar por ali com guia (obrigatório para entrar), principalmente para ver pinguins e aves. Se estiver atento, dá para observar vários desses animais brincando na água perto da embarcação.
Como chegar a Isabela
Pode ir de lancha rápida ou avioneta, pagando 3 vezes mais caro para voar apenas 25 minutos de Baltra, neste caso deve considerar também a distância até o aeroporto. Optei pelas 3 horas de barco e foi tranquilo, mas o receio de enjoar era grande pela sensação de sufocamento com as janelas fechadas e poucas poltronas ao ar livre que já estavam ocupadas. Tomei um Vonau (remédio para enjoo sem perigo de dar sono) só para garantir e deu certo.
A lancha, para até 36 pessoas, parte diariamente em dois horários, pela manhã e início da tarde, mas é preciso comprar com antecedência. Pegar a embarcação é cansativo pela burocracia (deve ser assim no transporte aéreo também). A inspeção é exigente e organizada por filas, uma para confirmar onde deve embarcar, outra para pagar a taxa do porto, outra para passar no raio-x e finalmente, outra para o barco-táxi que vai levar até a lancha.
Onde comer
Os restaurantes estão na beira da praia ou ao redor e próximo à praça principal e quase todos oferecem menus turísticos (prato principal, suco natural e entrada ou sobremesa) a partir de 10 dólares em efetivo.
Don Sanduchito serve hambúrgueres ou pratos com carne e fritas ao lado do hotel.
The Beach Galapagos para drinks, peixes e carnes na chapa com vista para o mar.
El Velero e Encanto de la Pepa são parecidos e, lado a lado, servem menu turístico de pratos equatorianos bem na frente da praça. Recomendo frutos do mar.
Dicas para visitar Isabela
Leia o artigo sobre como se planejar e o que precisa para visitar Galápagos para informações sobre taxas e dicas específicas para todas as ilhas.
Ao passear pelo Parque Nacional Galápagos, algumas regras devem ser seguidas, como não tocar ou alimentar os animais e manter uma distância de 2 metros; não retirar nada da natureza; fazer registro de entrada e respeitar os atrativos com exigência de guia.
Não beba água sem ser mineral, inclusive os hotéis oferecem água filtrada até para escovar os dentes, porque é comum turista passar mal ingerindo da torneira.
Por fim, foram três dias em Isabela, privilegiando os passeios por terra e o contato com locais. Poderia ficar mais tempo só relaxando e curtindo a natureza.
Já tinha ouvido falar em Isabela? Me conta nos comentários.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
- Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Vacina Amarela para viajantes
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Mal de altura: como evitar ou amenizar
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
TODOS OS DESTINOS LATINOS VISITADOS
- ARGENTINA
- BOLÍVIA
- CHILE
- COLÔMBIA
- COSTA RICA
- CUBA
- EL SALVADOR
- EQUADOR
- GUATEMALA
- MÉXICO
- PANAMÁ
- PARAGUAI
- PERU
- URUGUAI
- VENEZUELA
Melhores fotos da Patagônia
Melhores fotografias do Peru
Fotos das Cataratas
Melhores fotos de El Salvador