Uma das experiências mais autênticas que tive na Guatemala aconteceu na pequena cidade de San Andrés Itzapa, nos arredores de Antigua. Na companhia de meu professor de espanhol Francisco, pegamos um “chicken bus” rumo ao povoado conhecido pelo culto a San Simón, um tipo de santo pagão muito querido pelos guatemaltecos. A cerimônia foi uma excelente oportunidade de presenciar um exemplo do sincretismo religioso tão presente na América Latina. Elementos do catolicismo, como terços e velas, se misturam com ingredientes das religiões indígenas, representados por incensos e oferendas das mais variadas.

Read in English

San Andrés Itzapa

Por Renato Góes ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Igreja de Itzapa, San Andrés Itzapa - Guatemala
Igreja de Itzapa, San Andrés Itzapa – Guatemala

A paisagem em Suchitoto

+ Conheça também a cultura do Anil em El Salvador

Os frequentadores da igreja de Itzapa contratam xamãs para realizarem a cerimônia, que consiste em reunir os ingredientes num pequeno círculo para depois serem queimados em homenagem a San Simón. A cor da fumaça varia de tom de acordo com os ingredientes e o objetivo da oferenda. De acordo com meu professor, o tom cinza da fumaça demonstra que o pedido é em prol do bem de alguém. No caso da fumaça preta, o objetivo é o mal de alguma pessoa. Naquele dia era possível observar os dois tons de fumaça em volta do templo. Outra curiosidade foi observar um culto paralelo do lado de fora da igreja. As pessoas que não tinham dinheiro para contratar um xamã faziam elas mesmas suas oferendas. No caso de duas senhoras, elas acendiam um enorme charuto, rezavam sozinhas e pediam auxílio a San Simón.

guatemala
San Andrés Itzapa – Guatemala

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.

Renato Góes é jornalista, viajante e guia de turismo na Urban Bikes, em São Paulo.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » GUATEMALA » Foto da Semana #Dose Dupla San Andrés Itzapa
Author Leitores

Relatos e fotos dos leitores que amam viajar e enviam suas histórias incríveis pelo mundo.

3 Comentários

  1. Esse charuto deve fazer mal para o corpo e saúde dela sim, mas o alívio que a alma dela deve sentir depois de orar para San Simón deve ser difícil de mensurar. Abs

Deixe seu recado, escreva algo

Rotas para voar no RS agosto Sonhos