Podcast Tesão de ouvir

Podcast Tesão de Ouvir


Introduzimos o primeiro programa em formato podcast do Territórios – Tesão de Ouvir. Apresentado por Luciano Nagel, jornalista e viajante aqui no Territórios, e Roberta Martins, comunicadora e guia de viagem criadora deste site. 

O que é um podcast?

Podcast é a evolução do hábito de ouvir rádio. As maiores diferenças são democratização (qualquer um pode criar um programa) e poder de escolha. O ouvinte decide em qual dispositivo, plataforma e horário deseja escutar sem a frustração de procurar uma estação e não achar nada bom. Ainda pode baixar para usar quando estiver sem internet. O lado ruim é cada vez ter mais opções, por isso, é bom seguir, favoritar e recomendar os que mais gosta.

Tecnicamente, é uma transmissão de arquivo de áudio pela internet. Onde um produtor de conteúdo cria o programa e vai postando os episódios que podem ter entrevistas, bate-papo, opinião, leitura, música e a lista é infinita. Inclusive, programas rádio e TV tradicionais estão migrando, ou criando versões nesse formato, para não perder espaço para a concorrência.

Podcast Tesão de Ouvir

Toda quinta-feira um novo episódio sobre o que nos dá tesão de ouvir, de falar e de compartilhar. Serão atualidades, lembranças e experiências que nos fazem sentir vivos e nos dão esperança de continuar nosso caminho por esse mundão.

Podcast Tesão de ouvir

Às vezes, o podcast terá convidados ou entrevistas gravadas, além do nosso bate-papo e divagações viajantes.

#11 Comidas típicas do Rio Grande do Sul

Bem vindos ao décimo-primeiro episódio do podcast Tesão de Ouvir! Estamos aprendendo e tentando evoluir em edição de áudio e como usar efeitos e sua opinião é super importante para nós, deixe nos comentários.

Continuamos a conversa com algumas das autoras do Guia RS Rota Farroupilha focando na culinária gaúcha em todo o estado. Vinhos, carnes, cafés, doces, frutos do mar, peixes de água doce e costumes que estão se perdendo. Participação de Criz Azevedo, Gardênia Rogatto e Paula Brum.

Lembrando que o Tesão por viajar não acaba nunca, mas nesse momento de quarentena vamos diversificar os assuntos sem incentivar viagens até que haja uma vacina, ou melhor controle da situação. Fique em casa nos escutando.

#10 Roteiros pelo sul do Brasil e o Dia do Gaúcho

Porque se comemora a Revolução Farroupilha até hoje? Fizemos uma viagem para ter a resposta além de descobrir atrativos não óbvios no Rio Grande do Sul que rendeu o Guia RS Rota Farroupilha. Neste episódio conversamos com algumas das autoras para saber o que há de novo nesse roteiro. Participação de Criz Azevedo, Gardênia Rogatto e Paula Brum. Veja o vídeo da viagem e mais detalhes clicando no link.

#9 Superstições

Você é supersticioso? Eu não sou, mas já fui e adoro descobrir as crenças dos lugares visitados. Eu e Luciano Nagel contamos situações do nosso cotidiano além de pesquisarmos as origens folclóricas e históricas das principais superstições encontradas pelo mundo. Leia os detalhes no texto Viajar nas superstições: 13 origens e curiosidades.

#8 Viagens transformadoras

Um episódio com emoção. Contamos viagens que transformaram as nossas vidas no Brasil e no mundo. Aquelas que deixaram marcas profundas e mexem com a gente até hoje. Mais detalhes sobre o tema e resumo no texto: Viagens transformadoras.

#7 Bela Santa Catarina

Qual lugar você mais gosta em Santa Catarina? Nós respondemos e trazemos dicas da costa e da serra além de impressões e regras atuais para visitar os destinos mais turísticos. Acesse a página Santa Catarina para escutar e pegar mais informações.

#6 Solidariedade em forma de Lugares Apaixonantes pelo Brasil

Você é solidário ou egoísta? O que torna uma pessoa mais solidária? Chamamos os colegas Gardênia Rogatto (Não Pira, Desopila), Mirela Matthiessen (Viajoteca), Anchieta Júnior (Blog Andarilho) e Lucila Runnacles (Viagem Cult) para contar sobre o projeto que está ajudando famílias que perderam a renda por causa da pandemia. No final tem um bônus, cada um traz trechos do seu texto preferido publicado no guia Lugares Apaixonantes pelo Brasil. Mais detalhes no texto: Solidariedade.

#5 Sotaques do Brasil e do mundo

Como é o seu sotaque? Qual a dificuldade de entender uma pessoa de outra região? Divagamos e damos risadas dos diferentes sotaques, gírias e expressões ouvidos no mundo e aqui no Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul, afinal, somos gaúchos. Para agregar a conversa, a professora e psicóloga Daniela Coutinho explica o jeito de se comunicar na fronteira, enquanto a escultora Carem Jacobs traz o dialeto italiano falado na Serra Gaúcha. Mais detalhes e escute no texto: Sotaques do Brasil e do mundo.

#4 Viajar em tempos de pandemia

Neste episódio entrevistamos Graça Martins que acabou de voltar da Austrália, local onde foi pega de surpresa pela pandemia enquanto visitava a família. Além disso, trazemos notícias sobre as fronteiras, outros viajantes pegos de surpresa, dados de voos, países que aceitam brasileiros e nossa opinião sobre ser momento de viajar ou não. Mais detalhes no texto Voar em tempos de pandemia: como foi voltar da Austrália para o RS.

#3 Quem somos: Luciano, Roberta e Tesão

Uma apresentação mais profunda para o ouvinte saber quem está por trás das vozes e histórias relatadas. Contamos nossas motivações, inseguranças e trajetórias até criar esse podcast. Um pouco de comunicação e turismo além de como serão os próximos episódios.

#2 O pão nosso de cada dia e pães pelo mundo

Contamos sobre os melhores pães que já comemos, a relação do alimento com a humanidade e essa moda de fazer em casa durante a quarentena. Também recordamos experiências culturais e gastronômicas pelo mundo trazendo entrevista com especialistas em panificação e nutrição. Detalhes no texto O pão nosso de cada dia.

#1 O frio que vem do sul e outros roteiros

No primeiro episódio conversamos sobre curiosidades e experiências geladas pelo Brasil e o mundo com a participação de uma especialista em clima. Estael Sias é meteorologista formada pela UFPEL e com mestrado na USP na área de tempestades. Mais detalhes no texto O frio que vem do sul.

Tesão de Ouvir também está disponível nas plataformas:

Anchor

Apple Podcasts
https://podcasts.apple.com/us/podcast/tes%C3%A3o-de-ouvir/id1524053374

Breaker
https://www.breaker.audio/tesao-de-ouvir

Google Podcast (somente Android)
https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8yYjg3MGI4OC9wb2RjYXN0L3Jzcw==

Overcast
https://overcast.fm/itunes1524053374/tes-o-de-ouvir

Pocket Casts
https://pca.st/i67sbjj4

RadioPublic

Spotify

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

receba dicas por e-mail

6 comentários

  1. Boa Noite Roberta ! Estou adorando seus Podcast. Obrigado

    1. Obrigada Miguel, eu estou curtindo fazer

      1. Sotaque? Sou de Santos/SP e não tenho sotaque… rs.
        Procurando dicas para viajar de carro até o Chile, cheguei ao Territórios e seus Tesões… Viajar e Ouvir.
        Fiquei encantado.
        Dos nossos sotaques, o gaúcho e o mineiro são os mais apaixonantes para mim.
        O gaúcho, quando se solta com as expressões próprias, ninguém fora dos pampas entende. Muitas palavras misturaram-se ao castelhano.
        Lembro-me de um programa da Regina Casé (“Um Pé de Quê”, se não me engano) em que ela soltou várias expressões próprias do RS. Bá!
        Às vezes acho que o sotaque nordestino é um pouco mais difícil para entender, mesmo com palavras comuns da língua portuguesa.
        Acho o sotaque cuiabano engraçado (tá “tchovendo” muito “hodje”).
        Os sotaques nordestino e o carioca não me agradam muito, mas o povo excepcional!
        E aqui em Santos, além de palavras “específicas” como pingado (café-com-leite longo) ou média (pão francês), utilizamos muito a segunda pessoa do singular (tu) mas sem a flexão respectiva do verbo… usamos a flexão na terceira do singular (tu quer… tu veio… tu come… tu viaja).
        Parabéns e sucesso!
        Caloroso abraço!

        Adriano (neste momento, frio terrível de 19 graus e chuva por aqui)

        1. Obrigada pelas palavras Adriano, adoramos!!! Fui poucas as vezes a Santos, mas sempre de passagem, então não percebi que usam tu também.
          Abraço

  2. Muito bom o diálogo. Que venham mais pods… Amei este sobre o frio. Amo a expressão frio de renguiar cusco.

    1. Feliz que tenha gostado Carlos, eu adoro a “Me caiu os butiá do bolso” kkk

Deixe uma resposta