Faz mais de 10 anos que Foz do Iguaçu também se tornou polo em esportes e turismo de aventura. Além de oferecer diversas opções para turistas, é cenário para a Meia Maratona das Cataratas e já foi casa de alguns importantes campeonatos internacionais. Inclusive o X-Games, o maior campeonato mundial de esportes radicais. No embalo da publicação do episódio sobre viajar para correr no Tesão de Ouvir, atualizo o conteúdo sobre a Meia Maratona das Cataratas, a ser realizada no próximo domingo. 

Continue a leitura após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Paraná

AGILIZE SUA VIAGEM
Procurando hotel? Saiba onde nos hospedamos
Alugue carro para ter mais liberdade
Contrata passeios em Foz do Iguaçu agora

Esporte e turismo de aventuras nas Cataratas
O visual da Maratona (crédito site Meia Maratona das Cataratas)

Meia Maratona das Cataratas

Quase três anos depois da última edição, a Meia Maratona das Cataratas volta a ser realizada, neste domingo (20), no Parque Nacional do Iguaçu. A prova de Foz do Iguaçu é considerada uma das mais bonitas do mundo tendo uma das Sete Maravilhas da Natureza como refresco e inspiração.

Além do cenário, a Meia Maratona das Cataratas chama também a atenção pelo espaço democrático que se tornou ao longo dos últimos 15 anos, congregando amadores e profissionais. Nessa edição, serão 2.121 homens e 1.898 mulheres, praticamente um empate técnico. Também há uma divisão quase igual entre aqueles que irão percorrer a prova de 21 km (2.124) e os inscritos na categoria de 8 km (1.895).

Para viver essa experiência, muitos participantes vêm de 24 estados brasileiros. A lista é liderada pelo Paraná, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. Entre os estrangeiros, a corrida terá atletas dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Você já participou? Conte nos comentários. Se nunca participou de maratona como eu, toque na seta para ouvir a minha conversa com a turismólogo e maratonista Carolina Belo. Ela ainda não fez essa prova, mas dá dicas de outras 7 que valem a viagem ao redor do mundo.

quero dicas do Brasil
A trilha do Poço Preto pode ser feita em bicicleta
A trilha pode ser feita em bicicleta
Rappel é turismo de aventura com visual para as Cataratas
Rappel (crédito site Trilhas e Aventuras)

Turismo de aventura em Foz do Iguaçu

Já faz tempo que qualquer turista aventureiro encontra atrações como arvorismo, canoagem, cascading, escalada, rafting, rapel, tirolesa e trilhas a pé ou de bicicleta. O problema é que ele só descobre quando chega lá e o tempo, geralmente, só está reservado para as Cataratas e as compras no Paraguay. Aconselho mudar o seu conceito sobre turismo de aventura no lugar, ficar mais tempo ou, faça como eu, volte várias vezes. Ainda não consegui aproveitar tudo, mas já fiz a trilha do Poço Preto, um safari ecológico pela mata atlântica através de caminhada, bicicleta e caiaque no rio Iguaçu.

Canoagem no rio Iguaçu
Canoagem no rio Iguaçu
O início da Trilha do Poço Preto
O início da Trilha do Poço Preto

Pretendo fazer todas essas: o arvorismo tem obstáculos entre 4 e 8 metros de altura e termina com a tirolesa de 25 metros; a escalada pode ser em muro ou rocha entre 10 e 30 metros do chão, o cascading é feito no salto do Macuco, uma cachoeira de 25 metros; o rafting é de nível médio pelas corredeiras do rio Iguaçu entre o Brasil e a Argentina; o rapel tem descida de 55 metros e todos vem com alguma trilha. Dá para passar um final de semana de pura adrenalina.

Nas corredeiras das Cataratas
Nas corredeiras das Cataratas

Além do turismo de aventura, um lugar para atletas

Esportistas treinando em Itaipu
Esportistas treinando em Itaipu

A Itaipu é uma grande incentivadora de ações esportivas. Além de apoiar os eventos da cidade, criou o Canal Itaipu. Um trecho especialmente preparado para prática de canoagem de rodeio, rafting e slalom. Faz parte do Canal da Piracema, localizado no complexo. Segundo a Confederação Brasileira de Canoagem, é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática desses esportes. O canal virou local de treino e competições para a Seleção Brasileira de Canoagem.

Canal Piracema
Canal Piracema

Tome Nota

13ª Meia Maratona das Cataratas é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio e Cataratas do Iguaçu S.A. A corrida tem o patrocínio da Nissei – Paraguai, Fundo Iguaçu e Água Mineral Sferriê, e a promoção é da RPC.

Quiosque de turismo de aventura no lado argentino
Quiosque de aventuras no lado argentino

Data: 20 de março de 2022 (domingo)
Local: Parque Nacional do Iguaçu

No Parque Nacional do Iguaçu funciona das 9h às 17h.

Cruzando a fronteira, o Parque Nacional del Iguazú tem outras sugestões de trilhas e safaris.

Minha cara de quero mais, não quero ir embora!
Minha cara de quero mais, não quero ir embora!

Fotos de Roberta MartinsAnna MartinelliDaniella Mendes Maurício Oliveira. 

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment