Faz mais de 10 anos que Foz do Iguaçu também se tornou polo em esportes e turismo de aventura. Além de oferecer diversas opções para turistas, é cenário para a Meia Maratona das Cataratas e já foi casa de alguns importantes campeonatos internacionais. Inclusive o X-Games, o maior campeonato mundial de esportes radicais. No embalo da publicação do episódio sobre viajar para correr no Tesão de Ouvir, atualizo o conteúdo sobre a Meia Maratona das Cataratas, a ser realizada no próximo domingo.
Continue a leitura após os serviços recomendados no destino.
Leia todos os artigos sobre o Paraná
AGILIZE SUA VIAGEM
Procurando hotel? Saiba onde nos hospedamos
Contrata passeios em Foz do Iguaçu agora

Meia Maratona das Cataratas
Quase três anos depois da última edição, a Meia Maratona das Cataratas volta a ser realizada, neste domingo (20), no Parque Nacional do Iguaçu. A prova de Foz do Iguaçu é considerada uma das mais bonitas do mundo tendo uma das Sete Maravilhas da Natureza como refresco e inspiração.
Além do cenário, a Meia Maratona das Cataratas chama também a atenção pelo espaço democrático que se tornou ao longo dos últimos 15 anos, congregando amadores e profissionais. Nessa edição, serão 2.121 homens e 1.898 mulheres, praticamente um empate técnico. Também há uma divisão quase igual entre aqueles que irão percorrer a prova de 21 km (2.124) e os inscritos na categoria de 8 km (1.895).
Para viver essa experiência, muitos participantes vêm de 24 estados brasileiros. A lista é liderada pelo Paraná, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. Entre os estrangeiros, a corrida terá atletas dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Você já participou? Conte nos comentários. Se nunca participou de maratona como eu, toque na seta para ouvir a minha conversa com a turismólogo e maratonista Carolina Belo. Ela ainda não fez essa prova, mas dá dicas de outras 7 que valem a viagem ao redor do mundo.



Turismo de aventura em Foz do Iguaçu
Já faz tempo que qualquer turista aventureiro encontra atrações como arvorismo, canoagem, cascading, escalada, rafting, rapel, tirolesa e trilhas a pé ou de bicicleta. O problema é que ele só descobre quando chega lá e o tempo, geralmente, só está reservado para as Cataratas e as compras no Paraguay. Aconselho mudar o seu conceito sobre turismo de aventura no lugar, ficar mais tempo ou, faça como eu, volte várias vezes. Ainda não consegui aproveitar tudo, mas já fiz a trilha do Poço Preto, um safari ecológico pela mata atlântica através de caminhada, bicicleta e caiaque no rio Iguaçu.


Pretendo fazer todas essas: o arvorismo tem obstáculos entre 4 e 8 metros de altura e termina com a tirolesa de 25 metros; a escalada pode ser em muro ou rocha entre 10 e 30 metros do chão, o cascading é feito no salto do Macuco, uma cachoeira de 25 metros; o rafting é de nível médio pelas corredeiras do rio Iguaçu entre o Brasil e a Argentina; o rapel tem descida de 55 metros e todos vem com alguma trilha. Dá para passar um final de semana de pura adrenalina.

Além do turismo de aventura, um lugar para atletas

A Itaipu é uma grande incentivadora de ações esportivas. Além de apoiar os eventos da cidade, criou o Canal Itaipu. Um trecho especialmente preparado para prática de canoagem de rodeio, rafting e slalom. Faz parte do Canal da Piracema, localizado no complexo. Segundo a Confederação Brasileira de Canoagem, é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática desses esportes. O canal virou local de treino e competições para a Seleção Brasileira de Canoagem.

Tome Nota
A 13ª Meia Maratona das Cataratas é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio e Cataratas do Iguaçu S.A. A corrida tem o patrocínio da Nissei – Paraguai, Fundo Iguaçu e Água Mineral Sferriê, e a promoção é da RPC.

Data: 20 de março de 2022 (domingo)
Local: Parque Nacional do Iguaçu
No Parque Nacional do Iguaçu funciona das 9h às 17h.
Cruzando a fronteira, o Parque Nacional del Iguazú tem outras sugestões de trilhas e safaris.

Fotos de Roberta Martins, Anna Martinelli, Daniella Mendes e Maurício Oliveira.
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.