Fiz o passeio Vale dos Vinhedos pela primeira vez! Embora a gaúcha aqui já tenha passado por Bento Gonçalves muitas vezes nas últimas décadas, ainda não havia visitado nenhuma vinícola local. Então separei quatro recomendações de amigos e conto como foi o meu roteiro por lá em abril.
O texto continua após os serviços recomendados.
Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul
Ingressos e passeios na Serra Gaúcha
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
Passeio Vale dos Vinhedos: saiba como chegar em quatro tipos de transporte
Como chegar ao Vale dos Vinhedos?
1. Ir de carro próprio ou alugado
Este seria o meu jeito preferido de explorar a região se eu não bebesse vinho. Logo, é recomendado apenas para quem não bebe ou vai com um motorista que se comprometa a não beber durante o passeio. Se for o seu caso, entre em contato com as vinícolas para agendar ou saber informações atuais sobre a visita. Para alugar carro, consulte opções com o nosso parceiro Rentcars.
2. Comprar um pacote de agência de viagem
Comprar um pacote é o jeito mais comum por ser oferecido por diferentes agências nas cidades mais turísticas da Serra Gaúcha. Não precisa agendar com o estabelecimento, ver transporte ou perder tempo pesquisando. Porém, aquela vinícola específica que você tanto queria conhecer pode ficar de fora e aquela que você não gosta pode ser o destaque no passeio. A sugestão é ver o roteiro e benefícios oferecidos por cada passeio e decidir se vale a pena ou não, clique nos links a seguir com algumas sugestões.
Tour Gran Reserva – Vale dos Vinhedos com saídas terças e sábados.
Tour pelo Vale dos Vinhedos com saídas nas segundas, quartas, sextas e sábados.
Vindima em Bento Gonçalves entre janeiro e março.
3. Chamar um táxi ou transporte por aplicativo
Este é para quem quer beber e fazer seu próprio horário sem risco de se perder nas estradas do Vale dos Vinhedos. Os motoristas de Bento Gonçalves conhecem bem a região e combinam um valor por diária. Parece bom para quem está hospedado na cidade, mas toda esta exclusividade custa caro porque algumas propriedades são bem afastadas. Também deve contatar as vinícolas para agendar ou saber informações atuais sobre a visita.

4. Fazer o circuito dos vinhos
A opção mais democrática e completa foi aberta ao público na última sexta-feira santa. Circuito dos Vinhos é um transporte circular com paradas em 20 vinícolas e 9 restaurantes onde o turista escolhe onde quer descer. Claro que não dá pra conhecer tudo em dia, mas pode organizar um passeio que caiba no seu orçamento. Isto porque as informações sobre valores e atrativos de cada estabelecimento estão explicadas no site e no folder entregue dentro da van. Por exemplo, pode levar tudo para fazer um piquenique nos parreirais ou aproveitar a culinária típica no restaurante mais sofisticado. E ainda tem um guia de turismo dentro da van para te ajudar a montar o melhor roteiro.
Quem está hospedado em Gramado, Canela ou Nova Petrópolis nem precisa se preocupar com transporte, a van busca e deixa no hotel combinado. Só precisa estar atento aos horários em que o veículo passa em cada uma das paradas para não perder a última hora. E como alguns estabelecimentos são próximos de outros comércios, pode explorar a zona a pé em busca de produtos coloniais, lojas e paisagens.

O meu roteiro no Circuito dos Vinhos
Prestigiei o lançamento do Circuito dos Vinhos à convite da Citral Serra e adorei. Visitamos quatro vinícolas, uma loja gracinha de biscoitos artesanais e teve a parada para fazer a foto clássica no pórtico de Bento Gonçalves. Com clima e temperatura perfeitos, sobraram fotos lindas e gargalhadas entre velhos e novos amigos.

Itallinni Biscotteria foi a primeira parada e ótimo para comprar produtos para um piquenique ou levar delícias para casa. Dali seguimos para um tour pelos processos de produção da Vinícola Miolo com degustação e, excepcional, visita à torre.

O almoço foi no Restaurante da Casa Valduga e a sobremesa com os espumantes da Marco Luigi. Esta última especial pela vista pra cidade de Bento Gonçalves e a forma como as bebidas foram abertas – sabragem ou sabrage. A técnica de abrir a garrafa com um sabre foi criada por Napoleão e muita utilizada por Dom Pedro II.

E por fim, fizemos degustação às cegas na Cave De Pedra com direito a subir na torre do castelo e ver o entardecer antes de pegar a estrada. A única alteração que eu faria no roteiro recomendado pelo guia é colocar a degustação às cegas no início. O motivo foi não conseguir me coordenar para preencher a planilha com as impressões do que bebia depois de degustar tantos vinhos e espumantes.
Luciano fez degustação às cegas na Dal Pizzol e visitou mais 7 vinícolas na região. Clique para ler. |

Depois desta experiência no Vale dos Vinhedos, me imagino voltando para fazer diferentes roteiros dentro do Circuito dos Vinhos. Ainda quero fazer o piquenique, andar de bicicleta, conhecer as vinícolas menores e tirar muitas fotos nas quatro estações. Afinal a região oferece cenários perfeitos em qualquer época do ano.


Tome Nota: passeio Vale dos Vinhedos
Compre o Circuito dos Vinhos nas lojas Citral Serra Aeroporto Salgado Filho, Citral Serra Gramado (Av. das Hortências, 2112). Somente por pré-venda. São 5 saídas todos os sábados com início às 10h45 e último às 16h30. A permanência em cada parada varia entre 1h e 2h, mas pode escolher ficar o tempo todo no mesmo lugar. Se houver demanda terão saídas aos sábados na alta temporada.
Os estabelecimentos muito pequenos tem limite na quantidade de pessoas que podem receber ao mesmo tempo. Tente visitar estes primeiro e, se estiver lotado, tente na próxima volta do circuito.





© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

DICAS PARA SUA VIAGEM
- Rotas regionais para voar no Rio Grande do Sul
- Cheguei, e agora? Qual melhor transporte em Porto Alegre
- Evite imprevistos nas estradas gaúchas
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- O que levar a mala ou mochila
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?

Cidades e parques visitados no RS: