BENTO GONÇALVES

Sonho de Natal de Canela e outros eventos na região


Quem pensa em aproveitar o clima natalino na Serra Gaúcha pode ir muito além do Natal Luz de Gramado, há atividades interessantes nas principais cidades da região e ano passado consegui visitar o Sonho de Natal Canela com calma. Mostro o que vi, a programação para 2023 e onde pode fazer passeios de um dia para contemplar outras decorações e atividades temáticas.

Atualizado em

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

Acesso rápido: Canela — Programação 2023 e dicas | Garibaldi | Bento Gonçalves | Nova Petrópolis

Embora dezembro seja o maior pico no movimento de turistas em Canela, nem se compara a quantidade de pessoas circulando nas ruas de Gramado. O custo e ritmo são outros! Saindo da praça e avenida principais, o silêncio só é interrompido pelo barulho dos pássaros ou algum carro passando, pelo menos, foi assim em novembro.

O Sonho de Natal traz uma programação inteiramente gratuita e solidária, apostando no turismo cultural e contemplativo. Vale caminhar sem pressa, sentar nos bancos e aproveitar os brinquedos coerentes com a idade de cada um. Não faltam cenários para fotografar e a única preocupação é não perder o horário dos espetáculos. São emocionantes interpretações teatrais, musicais e tecnológicas como as projeções e iluminação sincronizada na Catedral de Canela.

Curiosidade e origem da festa de Natal em Canela

Folheando o livro “Onde tudo começou. Almanaque da história e do turismo de Canela“, de Liliana Reid, descobri que a ideia de abrir o Natal com o Papai Noel descendo de rappel as torres da Catedral foi do publicitário Cláudio Ramirez. Ao contrário do imaginado por mim, foi isso que fomentou os esportes de aventura em Canela. O livro também conta a origem do Sonho de Natal. Começou com o trabalho voluntário de casais organizando tarefas para a comunidade colocar em prática na decoração da cidade. Os recursos vinham da própria comunidade e da prefeitura, hoje são empresas especializadas responsáveis pela organização. Outro livro “Três Décadas de um Sonho de Natal”, de Márcio Cavalli, conta a história em detalhes.

quero dicas do Brasil

Programação do 35º Sonho de Natal Canela

Diariamente há o Acendimento das Luzes na Catedral de Pedra seguido por espetáculos de projeção mapeada: Vida e a Fábrica de Sonhos. O destaque é quando os três Papais Noéis descem de rapel fazendo gracinhas desde as torres da igreja. Tem início às 21h e a decoração natalina pode ser apreciada também na Praça João Corrêa e na Avenida Júlio de Castilhos, onde ficam as árvores decoradas pela comunidade.

A Parada de Natal volta a passar nas tardes de domingo e alguns sábados (dias 18/11 e 23/12) às 16h com carros alegóricos e pessoas com figurinos temáticos desfilam pelo centro de Canela. A noite tem Bustour Illumination Show que vem de Gramado trazendo o Papai Noel incansável no acenar para o público. Você pode comprar ingresso para ver a decoração iluminada de dentro do ônibus ao lado do bom velhinho. O passeio é inspirado nos clássicos da Broadway e acontece nas segundas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras, sábados e domingos partindo 20h do centro de Gramado até 14 de janeiro.

Sonho de Natal no Multipalco 

Sábados 20h30 há espetáculos no Multipalco da Praça João Corrêa. O Som do Vento traz a releitura dos principais temas natalinos remetendo a nossa cultura gaúcha, além de inspirados no tango, jazz e bossa nova nos dias 4 e 25 de novembro. No final de semana de Natal será a vez do Auto de Natal com música, teatro e dança com intenção de reacender a chama de amor ao próximo e suas diferenças.

Nos dias 18 de novembro e 9 de dezembro, a adaptação do poema de Fernando Pessoa, “O Guardador de Rebanhos” vira um espetáculo mesclando literatura, música e teatro em uma abordagem fascinante e criativa. 

Dias 11 de novembro e 16 de dezembro acontece Celebration, espetáculo combina música, dança e cenografia elegantemente.

Dia 2 de dezembro terá o evento Christmas In Concert que remete aos anos 50 com músicos e dançarinos, este ano terá uma mistura especial mais Rockabilly com Rafa Schuler.

Vila de Natal e Casa do Papai Noel

O lugar mais mágico para as crianças traz uma bela decoração natalina e várias atrações agradando também os adultos. O próprio Papai Noel recebe calorosamente todos os visitantes, que desejam deixar sua cartinha com pedidos e mensagens. É um momento especial em que a magia do Natal se torna realidade, e o espírito de generosidade e amor se espalha pela cidade, enchendo os corações de esperança e alegria.

A Casa do Papai Noel ocorre diariamente das 14h às 21h na Praça João Corrêa, junto a Central de Informações Turísticas. Em novembro apenas funcionará nos finais de semana. Enquanto a Vila de Natal é diariamente também na praça, mas finaliza 19h.

O cartão postal de Canela é destaque no Sonho de Natal

Além de tirar fotos no letreiro, apreciar o acendimento das luzes e shows de projeção na Catedral de Pedra, 24 de dezembro terá a tradicional Missa de Natal na Catedral às 18h30.

Papai Noel chega de rappel em Canela
Papai Noel chega de rappel em Canela

Tome Nota

O Sonho de Natal Canela 2023 segue até 14 de janeiro de 2024 totalizando mais de 272 apresentações gratuitas.

Os ingressos para as apresentações devem ser previamente trocados por um brinquedo novo na Casa do Papai Noel, na praça João Corrêa diariamente entre 10h às 16h (fecha ao meio-dia). Serão 300 vouchers por espetáculo.

Informações atualizadas no perfil @sonhodenataloficial no Instagram.

Hospedagem em Canela: a rede Laghetto tem alguns bons hotéis bem localizados como o Vivace.

Natal Borbulhante 2023

A capital do espumante só poderia ter um tema com esse nome para celebrar as festas de fim de ano. A edição deste ano quer valorizar o amor, surpreender e encantar moradores e visitantes diariamente de 05 de novembro de 2023 a 07 de janeiro de 2024, no centro de Garibaldi.

Inspire-se: no roteiro da Criz na cidade.

Natal nos Trilhos 2023

É o passeio de trem temático com performances interativas de artistas e degustações no interior do vagão e nas estações de trem. Acontece entre os 23 quilômetros das Estações de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa nos dias 25 de novembro, 02, 09 e 16 de dezembro de 2023.

Inspire-se: viaje de trem histórico pelo Brasil.

Magia do Natal na Cidade dos Elfos

Nova Petrópolis festeja a estacão de forma lúdica até 7 de janeiro de 2024, na Rua Coberta e Praça das Flores. São mais de 100 atrações entre feiras, espetáculos, brincadeiras e presença do Papai Noel.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » + » NOTÍCIAS » Sonho de Natal de Canela e outros eventos na região
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

  1. Sebastiana Cleire de Sousa Reply

    Estive nas serras em novembro/21. Assisti abertura do Natal em Canela no dia 30/11. Tudo muito bonito mas, também muito caro. Mesmo com carro alugado não consegui ver tudo. O trânsito é difícil nos centros. Talvez volte num outro período, sem tanta aglomeração.

    • Roberta Martins Reply

      Gramado e Canela estão bem caros, mas se afastando dos pontos turísticos dá para encontrar preços mais acessíveis nas refeições e hospedagem. O verão é considerado baixa temporada e o clima é ótimo. Recomendo ir entre fevereiro e março (antes da Páscoa) para evitar aglomerações.

Write A Comment