Quando visitei a vitivinícola Cordilheira de Santana no verão, comentaram sobre a Ferradura dos Vinhedos e tratei de colocar logo na lista para fazer em uma próxima ida a Santana do Livramento. A oportunidade veio em julho durante a Rota Caminho Farroupilha.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul
Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
Ferradura dos Vinhedos: rally pelas vinícolas de Livramento
Ferradura Dos Vinhedos é um passeio de carro parando nos pontos turísticos ao redor do Cerro de Palomas, o caminho faz trajeto semelhante ao desenho de uma ferradura onde se concentram vinícolas e produtores rurais da região.
![Cerro de Palomas na direita visto da Vitivinícola Cordilheira de Sant'ana](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2016/09/ferradura_vinhedos_santana_livramento_IMG_7832-690x460.jpg)
Eu chamei de rally por ser estrada de terra com direito a embarrar o veículo nas poças e acelerar para sentir a adrenalina. Isto porque estávamos com Paula e sua Mitsubishi L200 Savana, afinal motoristas de outros veículos iriam bem devagar para poupar o seu carro. Ou seja, é muito mais divertido e recomendo fazer em 4×4.
São dez pontos de parada, sinalizados por placas mostrando o roteiro, percorridos em cerca de três horas. Mas nem todos funcionam nos finais de semana, alguns abrem em horários específicos e com agendamento prévio e outros somente durante a semana. Por isso e pela explicação dos guias, vale contratar um receptivo para organizar todo o passeio.
![Um dos trechos complicados da estrada de terra](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2016/08/ferradura_vinhedos_santana_livramento_IMG_7801-1-690x460.jpg)
Fomos com a Pampa e Fronteira, contudo, o contato foi de última hora e era domingo, ou seja, ficou incompleto. Paramos em todos os locais e ouvimos a explicação de Vera Reis. A guia foi dentro do nosso carro, mas o meio de transporte esta incluso no pacote da agência.
O que ver na Ferradura dos Vinhedos
Horto Vitivinícola Vallagarina
Grande produtor e exportador de mudas de uvas.
![Placa de sinalização da Ferradura dos Vinhedos](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2016/08/ferradura_vinhedos_santana_livramento_IMG_7792-1-690x460.jpg)
Vinícola Salton
Esta é conhecida pela sede na serra gaúcha, mas os vinhedos dos vinhos mais finos são plantados ali. Tem visita técnica para receber o turista com agendamento e no futuro pensam em fazer um posto com degustação e varejo.
![Entrada da Vinícola Salton](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2016/08/ferradura_vinhedos_santana_livramento_IMG_7793-1-690x460.jpg)
Passo dos Guedes
Está no mapa do roteiro sem número e nem tem parada, mas tem explicação dentro do carro quando passamos pela ponte sobre o local chamado Passo dos Guedes. A história do século 19 é a seguinte: os farrapos Jacinto Guedes da Luz e Bento Martins se desafiaram para um duelo, mas o primeiro ficou com medo da peleia e fugiu pelo córrego. O fato só serviu como inspiração para o nome do córrego. O ponto pode ser uma pausa para tomar um café com produtos regionais quando agendado previamente.
Vinícola Nova Aliança
Outro nome bastante conhecido por estar presente nos supermercados de todo o Rio Grande do Sul. Inclusive eu adoro o suco de uva integral na caixa com a torneira acoplada. Abre de segunda a sexta.
Cerro da Cruz
A parada é pela paisagem do pampa com colinas. O cerro é famoso e leva este nome por causa de uma lenda, dizem existir uma cruz no topo e esta muda de posição sozinha. Mas não falei com ninguém que tenha subido lá pra ver tal fenômeno ou confirmar a existência do objeto.
![Cerro da Cruz](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2016/08/ferradura_vinhedos_santana_livramento_IMG_7797-1-690x460.jpg)
Cemitério da Cruz
Tem mausoléus requintados com mais de um século de história no meio do mato. No passado as famílias construíam as tumbas dentro da propriedade em que viviam e os mais ricos ostentavam na estrutura. Como tem risco de queda e ninguém conserva o local, apenas observamos as ruínas da estrada. E neste ponto, a nossa alegria aumenta com a condição da estrada. Perfeito para quem está em um 4×4 e complicado para os outros meios de transporte. Em dias de chuva os condutores de vans e carros normais devem voltar para o início do caminho e pegar a BR-158 para fazer a outra ponta da Ferradura dos Vinhedos.
![Cemitério da Cruz](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2016/08/ferradura_vinhedos_santana_livramento_IMG_7798-1-690x460.jpg)
Passo da Cruz
Outra momento pra fotografar o cenário com estrada de ferro desativada, açude e árvore enorme.
![Estrada de ferro desativada](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2016/08/ferradura_vinhedos_santana_livramento_IMG_7817-1-690x460.jpg)
Novos Vinhedos
Na verdade são as plantações de oliveiras que começam a produzir azeites em pequena escala e são a nova promessa da região. Olivo Pampa é a empresa aberta à visitação sob agendamento que contempla visita técnica ao plantio, à fábrica e degustação orientada.
Vinícola Almadén
A mais antiga das vinícolas da Campanha atualmente pertence ao grupo Miolo, também da serra gaúcha. Eles oferecem degustação e visita à fábrica durante a semana ou com agendamento muito prévio aos domingos, logo, não passamos do portão neste dia.
Vitivinícola Cordilheira de Sant’ana
A empresa citada no início do texto foi a única que aceitou nos receber de última hora com tour, degustação e loja aberta para levar algumas garrafas. Desde a primeira visita já virei fã dos vinhos e da paisagem, talvez a mais bonita de todos os Vinhos da Campanha. Ali são produzidos vinhos deles e da marca Dunamis. E o meu favorito continua sendo o branco Gewürztraminer.
A empresa existe há quinze anos com alto padrão de qualidade definido pela química proprietária. Se ela não gosta da safra, nenhum vinho da uva específica é produzido naquela ano. E os produtos não tem adição de açúcar, todo o álcool vem do doce da fruta.
![Vinícola fotografada no verão depois da colheita. São 20 hectares de vinhas](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2016/08/santana_livramento_Rota_pampa_gaucho_vinicola_IMG_4024-1-690x460.jpg)
Cerro de Palomas
E o caminho termina subindo no cartão postal de Santana do Livramento. Fica na beira da BR-158 e anuncia a chegada na cidade para quem vem do resto do Brasil. Pelo tardar da hora, optamos por ir direto para a próxima pausa que não está no mapa oficial, mas é um presente delicioso da Pampa e Fronteira.
![Cerro de Palomas visto da BR-158, perto da fronteira com Uruguai](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2017/05/santana_livramento_G0197003-690x489.jpg)
Café caseiro no Centro de Tradições Rincão Crioulo
Hora de degustar pão, bolo e chimia caseiros acompanhados por um café passado na hora. Tudo feito com frutas plantadas ali mesmo e oferecidas conforme a estação do ano. Naquele dia a sensação foi provar chimia de vergamota (geleia de tangerina). E pode comprar potes pra levar. Ali também oferecem passeios a cavalo para se sentir um gaúcho de verdade cavalgando pelo pampa.
![Parte do café caseiro depois do passeio](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2016/08/santana_livramento_IMG_7841-1-690x460.jpg)
E como esta foi uma viagem por uma rota histórica, conversamos com a historiadora e escritora Vera do Prado Lima Albornoz para entendermos o passado de Santana do Livramento. Ela nos presenteou com uma bela aula sobre os motivos que levaram vários grupos a se revoltarem contra o Império no século 19 e os hábitos dos moradores da fronteira. Por exemplo, como era mais fácil ir até Montevidéu de trem para passear ou fazer compras do que Porto Alegre à cavalo ou como esta proximidade influenciou a nossa cultura até hoje (a estrada asfaltada chegou na década de 1970).
E A REVOLUÇÃO FARROUPILHA?
Santana do Livramento pertencia a Alegrete, terceira capital farroupilha, na época da guerra (1835-1845) e era a zona por onde circulavam os farrapos entre Brasil e Uruguai. Como ponto turístico tem a casa do General David Canabarro, o responsável por negociar a paz com Duque de Caxias seguiu vivendo ali como chefe militar. Mas apenas pra ver a fachada, por enquanto. A construção de 1845 fica na rua Vinte e Quatro de Maio, 1094.
Sem ter presenciado nenhum fato histórico relevante durante a revolução, Livramento tem seu mérito por ser terra de Paixão Côrtes, um dos fundadores do movimento tradicionalista gaúcho. O também compositor foi o responsável por resgatar a cultura e os ideais da Revolução Farroupilha nos anos 1950. Antes, ninguém celebrava a Semana Farroupilha no Estado.
Paixão Côrtes foi estudar em Porto Alegre vestindo os trajes que costumava usar em Santana do Livramento e percebeu como as pessoas da capital os desconheciam. Então pesquisou e promoveu a tradição gaúcha antes que fosse perdida. Ele atuava junto com outros gaúchos do interior como Barbosa Lessa. Paixão Côrtes fundou o CTG 35 (primeiro Centro de Tradições Gaúchas do mundo) em 1953 e continua atuante até hoje com seus 89 anos.
Esta cidade é um dos destinos da Rota Farroupilha. Se prefere ter todo o conteúdo sobre este itinerário para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Guia RS Rota Farroupilha >>
![Guia RS pra levar na viagem e ler em qualquer aparelho](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2017/09/rotafarroupilha_livro.jpg)
Leia todos os artigos postados aqui sobre a Rota Farroupilha
![Outro visual do Passo da Cruz](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2016/08/ferradura_vinhedos_santana_livramento_IMG_7821-1-690x460.jpg)
Tome Nota
Contrate Pampa e Fronteira Turismo e Eventos para fazer o passeio guiado igual ao nosso. Mas reserve com antecedência para garantir os locais abertos. A agência fica na Rua dos Andradas, 129 Galeria Planela sala 13. OU entre em contato pela Fanpage (link no nome) ou telefone 55. 3243.4999.
Para visitar somente a Vitivinícola Cordilheira de Sant’ana basta agendar. A entrada é bem perto da BR-158 pegando a Estrada de Palomas s/n. Há placas sinalizando a entrada a direita de quem vai em direção a Santana do Livramento. Detalhes do agendamento no site.
![Cenário comum no pampa](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2016/08/ferradura_vinhedos_santana_livramento_IMG_7805-1-690x460.jpg)
A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma Flor, Café Viagem, Mochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha elaborada pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.
![](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2019/02/rotafarroupilha.jpg)
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
![](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2019/02/vistos_passporte.png)
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
![](https://territorios.com.br/wp-content/uploads/2017/04/galeria_fotos.png)
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real