BRASIL

Carnaval em Paraty


Geralmente eu fujo do agito nos feriados, prefiro lugares tranquilos para descansar e ficar mais perto da natureza. Entretanto, resolvi arriscar e fui experimentar o carnaval em Paraty. Me preparei para a muvuca e me surpreendi por poder escolher entre a calmaria e o agito.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Rio de Janeiro

AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos
Contrate transfer e passeios agora
Alugue carro para ter mais liberdade

O Carnaval em Paraty

O carnaval de Paraty é uma festa de rua como acontecia antigamente, muitas famílias e grupos de amigos animados, alguns fantasiados, brincando pelas ruas sem preocupações com segurança. O agito começa de tarde e segue noite adentro. A cidade fica toda enfeitada, tem bandinha, bonecos gigantes, Rei Momo e vários blocos de carnaval passando pela Avenida Roberto Silveira e Centro Histórico.

O visual da praia de Jabaquara no sábado de carnaval
O visual da praia de Jabaquara no sábado de carnaval

Blocos de Carnaval

O mais famoso e original é o Bloco da Lama na praia de Jabaquara. Esse tem atraído um pessoal muito divertido há quase 20 anos. Os foliões mergulham no mangue, ficam irreconhecíveis e, no final da tarde, partem para o Centro Histórico com o objetivo de espantar os maus espíritos e trazer alegria ao carnaval. Alguns se enrolam em cipós ou trapos, levam caveiras ou fantasias coloridas e saem gritando “uga, uga…”

Fantasiados e lameados
Fantasiados e lameados
Homem das cavernas é a fantasia mais comum
Homem das cavernas é a fantasia mais comum

A praia fica lotada no sábado de carnaval, as pessoas entram e saem da lama, bebem e dançam no show ao vivo. Eu consegui ficar limpa apenas por estar com a câmera e um amigo me protegendo. Quem vai até lá é para se sujar mesmo, tem alguns espertinhos complicando e querendo jogar todo mundo no mangue. É preciso fazer uma escolha: entrar no clima e se divertir ou registrar tudo e ficar sempre alerta.

Nem os animais escapam
Nem os animais escapam

O astral de Paraty no feriado

Só a cerveja é salva no carnaval em Paraty
Só a cerveja é salva

Passei todos os dias como espectadora, tirando fotos e observando. Via o movimento dos blocos de dentro dos restaurantes, pelas janelas, enquanto os mais empolgados iam pra rua e depois voltavam. Caminhava pelas ruas tranquilas do Centro Histórico até ouvir a música de carnaval se aproximando, era um bloco vindo, para continuar no mesmo ritmo bastava ir na direção contrária. Por existir a escolha de participar ou não, gostei muito do carnaval em Paraty. Fora as diversas opções de trilhas, cachoeiras e praias afastadas para se desligar de tudo.

Balada na praia é carnaval em Paraty
Balada na praia

Tome nota Carnaval em Paraty

Pegue a programação dos blocos de carnaval no Posto de Informações Turísticas na Av. Roberto Silveira.

O Bloco da Lama acontece no sábado de carnaval no início da tarde. Se ficar enlameado da cabeça aos pés, cuidado para não sair sujando tudo pelo caminho. A intenção é se divertir, não se incomodar com o carro ou paredes manchados de lama.

Se hospedar no Centro Histórico é para entrar no clima de carnaval, é impossível dormir de noite. Optei ficar afastada e foi ótimo, mas só para os que gostam de caminhar. É estressante encontrar lugar para estacionar em dias de evento. A Pousada Sol e Mar é uma excelente opção para poder dormir com tranquilidade no bairro Caboré. 

RESERVE AQUI 

Mergulham com tudo no mar de lama
Mergulham com tudo no mar de lama

Veja mais fotos do Bloco da Lama:

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO DE JANEIRO » Carnaval em Paraty
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

  1. Felippe Buticosky Reply

    Passei para deixar um grande abraços os amigos de Paraty, Leo e Roberta, e agradecer a companhia deles neste carnaval.

    Felippe Buticosky

    • Roberta Martins Reply

      Oi Felippe! Passar o carnaval com vocês foi muito divertido, adoramos. Abraço para vocês

Write A Comment