Uma passada por Florianópolis sempre cai bem, mesmo quando está frio ou o sol insiste em se esconder como foram os dias em maio. A cada ida descubro algo novo e desta vez foi Sambaqui. Dica dos amigos locais quando perguntei onde ir no final de semana.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre Santa Catarina
AGILIZE SUA VIAGEM
Contrate transfer e passeios na Civitatis
Viaje de carro para ter mais liberdade
Sábado em Sambaqui
Sambaqui foi o local escolhido como moradia pelos primeiros açorianos, virou vilarejo de pescadores e se tornou referência como rota gastronômica na ilha. Além de ser o melhor lugar para ver o pôr do sol, mas nesta parte São Pedro não colaborou comigo.
Localizada em frente ao continente, dá pra ver de longe a ponte Hercílio Luz de um lado e o canal que segue para mar aberto do outro. Tem praias tranquilas, não aconselháveis para o banho, mas perfeitas para quem gosta de belas paisagens e pescaria. Tem criação de ostras e peixe fresco sempre.
A ideia era fazer trilha pela manhã, recuperar as calorias em almoço prolongado e curtir as ruas de Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa até o sol se pôr. Com a previsão de chuva, optamos apenas por uma mini trilha ao lado do restaurante, uma ponta de terra que parece uma ilha. E olha o visual! Fiquei imaginando como deve ser lindo em um dia clássico de sol.
O restaurante previamente escolhido e recomendado foi o Pitangueiras, famoso pela vista, caipirinha de pitanga e frutos do mar. Sentamos no deck e pedimos caipirinhas, então o difícil era decidir entre tantas opções de pratos e petiscos. Mas acertamos o pedido e nos deliciamos com ostras na entrada e o bem servido Delícia Sambaqui como principal.
Totalmente satisfeita fui conversar com a gerente para pegar mais detalhes para este post e descubro que o proprietário também é um viajante observador. Claro que fui conversar com ele e a história merece um subtítulo:
Pitangueiras, pratos inspirados em viagens
José Luiz, conhecido como Ito, sempre que viaja de férias procura experimentar os mais variados pratos dos locais por onde passa. Ele não pede receitas, guarda na memória o aroma e o sabor de tudo o que mais gostou. Quando volta ao Brasil busca os ingredientes disponíveis por aqui e vai testando, adaptando até chegar à sensação mais próxima do que viveu em determinado lugar.
Então chama os amigos para testar e, se aprovado, lança o prato em festivais gastronômicos para só depois entrar no cardápio do Pitangueiras. O processo leva cerca de dois meses e a receita permanece conforme a aceitação dos clientes.
Entre as invenções estão Camarão marajó, Côngrio ao molho de camarão ou siri, Linguado alho poró e Robalo crocante. E as viagens que mais influenciaram Ito foram idas ao Chile, Caribe e Polinésia Francesa. E assim já foram dezessete anos de Pitangueiras em Sambaqui.
Depois desta conversa tenho certeza que voltarei para experimentar as outras receitas e quem sabe recordar sensações vividas em algum lugar do mundo.
Infelizmente vou ficar devendo fotos das casas açorianas porque o mundo caiu no meio da tarde, mas prometo voltar em dia de sol e atualizar este texto.
Tome Nota Sambaqui
Restaurante Pitangueiras está localizado na Rod. Rafael da Rocha Pires, 2861. Nos finais de semana é necessário fazer reserva, principalmente na alta temporada.
Como chegar a Sambaqui: seguir rumo ao norte da ilha em direção à Santo Antônio de Lisboa, é a próxima praia distante 17 km do centro de Florianópolis.
Reserve hotel em Florianópolis.
Leia mais sobre Florianópolis:
De onde fotografar a Ponte Hercílio Luz
Florianópolis para ir, ir de novo e voltar
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real