Cachoeira Véu de Noiva na Serra da Mantiqueira

Charme e cachoeiras na Serra da Mantiqueira


No alto da Serra da Mantiqueira existem três cidadezinhas charmosas no inverno e refrescantes no verão. Visconde de Mauá, Maringá e Maromba formam um triângulo que só não é mineiro porque a primeira e a última ficam no Rio de Janeiro, mas Maringá é a ponta dupla. De um lado do Rio Negro é mineira e do outro fluminense. Além do charme e proximidade, elas compartilham boa gastronomia, o frescor da serra e muitas cachoeiras. Algumas parte do Parque Nacional de Itatiaia.

Leia todos os artigos sobre o Rio de Janeiro

Nota do editor: aqui no Territórios, nossa prioridade é fornecer aos leitores as informações necessárias para tomar decisões sobre viagens, além de inspiração e conhecimento. Este não é o melhor momento para turismo presencial, mas estamos compartilhando dicas que podem ser úteis em viagens essenciais que precise fazer.
De qualquer forma, pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco.

Aproveitei a estada em Penedo para um bate volta até a Serra da Mantiqueira e adorei o passeio guiado pela amiga Gardens (do blog Não Pira, Desopila). Ela é frequentadora assídua da região e me levou direto nas melhores paradas. Só quando estava lá, me dei conta das recomendações antigas dos amigos que sabem como eu gosto de cachoeiras. Alguns lembraram de mim e mandaram fotos quando conheceram Visconde de Mauá. Agora é a minha vez de mostrar e contar um pouco sobre esses quatro lugares.

Acesso rápido: Visconde de Mauá | Maringá | Maromba | Serra da Mantiqueira |Dicas

Visconde de Mauá vista da estrada
Visconde de Mauá vista de um mirante na estrada

Visconde de Mauá

Visconde de Mauá é a mais famosa e acaba, informalmente, dando nome a toda região, mas ela é só a primeira parada por quem vem pela RJ-151 e pertence ao município de Resende. Tem as pousadas mais românticas e a rua principal mais simpática das três, como mostram as fotos. Era dia de semana no inverno e estava quase deserta com comércio fechado. Dois homens concertando uma cerca me disseram pra voltar no fim de semana para ver o movimento, mas eu gostei assim para uma primeira impressão. Certamente voltarei no verão e em algum feriado.

Rio Preto divide as duas Maringás
Rio Preto divide as duas Maringás

ENCONTRE POUSADAS EM VISCONDE DE MAUÁ

^ Voltar início ^

Maringá

Quando se fala em Maringá, é bom especificar se é a mineira, em Bocaína de Minas, ou a fluminense, em Itatiaia. As duas tem o mesmo nome, várias lojas e restaurantes e são conectadas por uma pequena ponte de pedestres sobre o Rio Preto. A diferença entre elas é o cuidado em apresentação. A Maringá mineira é visualmente mais bonita e charmosa com uma rua cheia de restaurantes chamada Alameda Gastronômica, enquanto a fluminense tem poluição visual e construções amontoadas. Mas as duas valem a visita. No Rio de Janeiro, encontrei os moradores mais simpáticos, saboreei uma truta deliciosa no almoço do restaurante Bom Apetite e comprei um sapato lindo em promoção.

A ponte entre Minas e Rio
A ponte entre Minas e Rio
Restaurante Bom Apetite
Restaurante Bom Apetite

ENCONTRE POUSADAS EM ITATIAIA

Cachoeira do Escorrega
Cachoeira do Escorrega

^ Voltar início ^

Maromba

Maromba é a cereja do bolo por abrigar as melhores cachoeiras. Pareceu ser a menor, mas as subidas e descidas dos morros e o fato de não ter calçadas, pode ter me confundido. Também é repleta de comércio com destaque para artesanato e alimentos. O ruim é o transito, estava calmo por ser dia de semana, mesmo assim tinha carros demais e lugares de menos para estacionar. A dica da Gardens foi deixar o carro na primeira vaga disponível e subir a pé até a famosa Cachoeira do Escorrega. Assim, caminhamos por quase todo o distrito, pertencente a Itatiaia, e descansamos com barulhinho de água sentadas nas pedras. A volta foi fácil porque descer todo santo ajuda. O trecho mais perto da cachoeira é de estrada de terra estreita e tem uma pousada ao lado.

Poço Dama de Honra
Poço Dama de Honra
Cachoeira Véu de Noiva
Cachoeira Véu de Noiva

Para completar o dia, uma trilha para a Cachoeira Véu de Noiva. Voltamos para a RJ-151 e deixamos o carro em frente à placa indicando o início da trilha. Foi fácil, porém escorregadia e fácil de molhar os pés. No caminho teve Poço Dama de Honra, pontes instáveis e nenhum outro visitante. Éramos nós e o barulho da natureza. E em frente ao início da trilha, havia uma casa com outra placa convidativa oferecendo massagem.

^ Voltar início ^

Mata Atlântica
Mata Atlântica

Serra da Mantiqueira

É a cadeia de montanhas que abriga alguns dos picos mais altos, o parque nacional mais antigo – Parque Nacional de Itatiaia, e a Área de Proteção Ambiental mais extensa do Brasil. A APA se estende pelos Estados Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo protegendo a Mata Atlântica e atraindo tanto aventureiros quanto casais em clima romântico.

^ Voltar início ^

Tome Nota

Mesmo inverno, fez calor durante o dia para andar de manga curta e até daria para tomar banho. A água é gelada como toda cachoeira, porém, depois de se acostumar à temperatura, fica agradável deixar os pés de molho.

Quadriciclo e bicicleta parecem ser as opções mais divertidas para explorar as cachoeiras e até circular entre as localidades. As distâncias entre elas nem chegam a 5 km.

Apenas a Cachoeira do Escorrega tinha estrutura para comprar água e comida, as outras não tem. Leve água e o seu lanche.

A região fica cerca de 30 quilômetros de Penedo por rodovia asfaltada. Depois intercala com ruas de paralelepípedos e estradas de terra. Quem não tem carro, é bom alugar na Rental Cars para circular com maior liberdade.

Onde comer: o restaurante BOM APETITE, na Maringá fluminense, tem mesas ao ar livre com vista para o Rio Preto e preço justo. Fica em frente à ponte que divide os Estados

Dica: Entre para o Clube de Benefícios Gear Tips e ganhe desconto nos passeios e hotel na Serra da Mantiqueira.

Estrada de terra na Serra da Mantiqueira
Estrada de terra na Serra da Mantiqueira
Truta no Bom Apetite
Truta no Bom Apetite
As curvas rumo à Serra da Mantiqueira
As curvas rumo à Serra da Mantiqueira

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

INICIAL » BRASIL » RIO DE JANEIRO » Charme e cachoeiras na Serra da Mantiqueira
quero dicas do Brasil
Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta