Surfista na guarda-do-embau

Praia da Guarda do Embaú recebe o título de Reserva Mundial do Surfe


Esta é a 9ª Reserva Mundial de Surfe (RMS) e a primeira do Brasil a receber este selo. Luciano Nagel foi conferir a cerimônia pessoalmente e nos conta a seguir.

Por Luciano Nagel ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Nota do editor: aqui no Territórios, nossa prioridade é fornecer aos leitores as informações necessárias para tomar decisões sobre viagens, além de inspiração e conhecimento. Este não é o melhor momento para turismo presencial, mas estamos compartilhando dicas que podem ser úteis em viagens essenciais que precise fazer.
De qualquer forma, pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco.

Inauguração da placa Reserva Mundial de Surfe
Inauguração da placa

+ Dicas para se hospedar na Guarda
+ Onde comer bem nesta praia

+ Outros esportes na Guarda do Embaú

Praia da Guarda do Embaú (SC) recebe o título de Reserva Mundial do Surfe

A praia da Guarda do Embaú, balneário situado na região de Palhoça em Santa Catarina recebeu no final de semana (26) o título de Reserva Mundial do Surfe. O certificado internacional foi concedido pela Ong Save The Waves Coalition (STW) da Califórnia (USA) com um modelo de prancha em madeira e uma placa alusiva em homenagem cravada na trilha de acesso à praia da Guarda próximo às margens do Rio da Madre. 

O diretor-executivo da Ong Save The Waves Coalition (STW), Nik Strong, disse que é uma honra estar e surfar na Guarda do Embaú. ”Este lugar realmente é incrível, vocês têm muita sorte de viver neste local. Foi um longo caminho para chegar aqui”, discursou em espanhol para dezenas de pessoas que presenciaram o evento. Entre os espectadores, estavam feras do surfe de renome internacional como o lendário e carismático Ricardo Bocão, criador da prancha quatro quilhas e do primeiro programa de surf brasileiro na TV – Realce, ícone dos anos 80, a surfista Tainá Hinckelfilha do shaper Carlos Caixote da Guarda e Adriano de Souza, mais conhecido como “Mineirinho”, campeão mundial de surfe em 2015 no World Surf League.

O diretor-executivo da Ong Save The Waves Coalition (STW), Nik Strong
Nik Strong discursa ao lado de Mineirinho

O californiano Nik Strong, em seu discurso junto à comunidade, ressaltou que a Ong Save The Waves Coalition selecionou a praia da Guarda do Embaú embasada em quatro critérios, entre eles “a qualidade de consistência das ondas, as características ambientais, a história e cultura do surf e a capacidade de governança e apoio local da comunidade”, comentou. Nik reconheceu ainda que existem muitas “ameaças” a atual reserva ambiental que engloba a Guarda do Embaú. “Há muitas coisas que fizemos juntos com a comunidade que vive na Guarda. Temos um plano estratégico para enfrentar as ameaças que nos rodeiam, como, por exemplo, impedir a especulação imobiliária, que está de olho na região. É fundamental o apoio da comunidade para fazer que se cumpram as leis para cuidar dessa reserva”, lembrou Nik.  

Na linha do mesmo discurso, o ator e embaixador no Brasil da Campanha “Mares Limpos” da Organização das Nações Unidas (ONU), Mateus Solano destacou.  

Eu só tenho a agradecer e gostaria de reforçar o que o nosso gerente da Reserva Mundial de Surfe, Marcos Aurelio Gungel (Kito) disse: não adianta nada a gente fazer esta placa e não cuidar. Um dos grandes problemas do Brasil, é que o país tem leis maravilhosas, mas infelizmente não são cumpridas, não são fiscalizadas. Somos nós que temos que fiscalizar, o povo precisa se ajudar. Governo nenhum, empresa nenhuma vai mudar se a população, os próprios eleitores não cobrarem estas atitudes. É nossa responsabilidade de fazer um mundo melhor”, afirmou o ator Solano.

Mateus Solano discursa sobre a Reserva Mundial de Surfe na Guarda do Embaú
Tainá Hinckel e Mateus Solano

Considerada há décadas como uma das praias mais bonitas do Brasil, a praia da Guarda do Embaú (SC) vem sofrendo constantemente com a ocupação urbana desordenada e com a ausência de fiscalização por parte do poder executivo municipal. No local, não há sistema público de tratamento de esgoto. Há mais de dez anos a prefeitura de Palhoça realiza uma batalha na Justiça Federal com o MPF (Ministério Púbico Federal) ao invés de cumprir as sentenças que a obriga a criar redes de coleta e tratamento de esgoto dentro dos prazos estabelecidos.

Quais são as Reservas no mundo?

Entre as Reservas Mundial de Surfe, de acordo com Ong Save The Waves Coalition, estão: a praia de Malibu (Califórnia/USA), Ericeira (Portugal), Manly Beach (Austrália), Santa Cruz (Califórnia/USA), Huanchaco (Peru), Bahia de Todos os Santos (México), Punta de Lobos (Chile), Gold Coast (Austrália), Guarda do Embaú (Brasil), Noosa (Austrália) e Punta Borinquen (Porto Rico).

Ricardo Bocão e Luciano Nagel no dia que a Praia da Guarda recebeu o título Reserva Mundial do Surfe
Ricardo Bocão e Luciano Nagel

© Todos os direitos reservados. Relato 100% original. Fotos de Luciano Nagel e Willian Zimmermann.

INICIAL » BRASIL » SANTA CATARINA » GUARDA DO EMBAÚ » Praia da Guarda do Embaú recebe o título de Reserva Mundial do Surfe
quero dicas do Brasil
Luciano Nagel

Luciano Nagel

Jornalista, gaúcho, freelancer correspondente do jornal O Estado de São Paulo (Estadão), portal de notícias UOL e Deutsche Welle (DW), emissora internacional de jornalismo da Alemanha. Bolsista da Heinz-Kühn-Stiftung, na Alemanha em 2009. Viveu na Inglaterra, Portugal e Alemanha. Colaborador do Territórios e apaixonado por viagens e culturas.

Deixe uma resposta