trilhas em urubici

Trilhas em Urubici

Caminhamos cerca 25 quilômetros em 5 trilhas diferentes nos três dias em Urubici. Teria muito mais para fazer com mais tempo. O município tem 82 cachoeiras e estão investindo em turismo. Muita água, ar puro, plantações, morros, pedras, subidas e descidas. Chamam de a Suíça brasileira por ser o lugar que neva de verdade e possui paisagens incríveis. Viajei em excursão e o grupo foi perfeito, pessoas divertidas com idades e profissões distintas, mas com as mesmas afinidades em relação à natureza e às caminhadas.

Read in English

Urubici em 3 dias

Foram oito horas de viagem entre Porto Alegre e Urubici pela Serra do Rio do Rastro, pena ser noite para não poder apreciar a paisagem. Chegamos cedinho e em seguida já começaram as trilhas.

Nota do editor: aqui no Territórios, nossa prioridade é fornecer aos leitores as informações necessárias para tomar decisões sobre viagens, além de inspiração e conhecimento. Este não é o melhor momento para turismo presencial, mas estamos compartilhando dicas que podem ser úteis em viagens essenciais que precise fazer.
De qualquer forma, pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco.

quero dicas do Brasil
Na natureza

1° dia – Pedra Furada

A Pedra Furada é um lugar místico, sagrado para os Xamanistas e com algumas lendas. Mata fechada, muito barro preto. Bom não ter chovido ou as descidas seriam super escorregadias, mesmo assim houveram alguns tombos, arranhões, tênis perdido no meio da lama e calção rasgado. Tinha muita pedra solta, barrancos e lugares que sem uma corda seria impossível. A caminhada foi muito boa, ótimo clima e sol entre nuvens, não estava tão frio, temperatura entre 10 e 24 graus, e tinha boa visibilidade. Quando o céu está limpo é possível enxergar o mar na direção de Garopaba, mas só vimos névoa. Chegamos no objetivo, o meio da Pedra Furada ou Portal, como dizem alguns, esta seria uma passagem para outra dimensão. Estávamos a 1822 metros de altitude, o ponto mais alto e frio do sul do Brasil.

2° dia – Rio 7 Quedas, Morro da Cruz e zona rural

Começamos cedo subindo pelo meio do rio e passando por 7 cachoeiras com uma água especial, não sei quais propriedades ela tem, mas é ótima! Minha pele ficou macia, cabelos brilhosos e os pés nem pareciam os de alguém fazendo trilha, ficaram super macios, melhor que muito creme. Deu para tomar banho e curtir um belo visual. Saindo da trilha do rio, entramos no mato e passamos por propriedades rurais típicas da região.

Subindo a cachoeira
Subi tudo isso

Durante a tarde, o passeio foi mais pesado, porém a paisagem valeu o esforço. Foi literalmente de tirar o fôlego, pela vista e pela subida! O objetivo era o Morro da Cruz, outra pedra furada. Lá em cima minhas energias quase faltaram, sorte que eu tinha chocolate na bolsa, me deu uma tremedeira pela falta de glicose. A última trilha do dia foi a volta para o hotel pela estrada, comendo poeira dos carros e tirando fotos dos locais. Paisagem bem da serra sulista, muito verde das araucárias e pinheiros. Várias flores em todos os caminhos e estamos no outono, fiquei imaginando como deve ser lindo na primavera. Hoje foi um dia especial, vista incrível, cachoeira energizante e noite divertida com novos amigos.

Cachoeira do Avencal

3° dia – Cascata do Avencal

As dores no corpo começaram a incomodar, disseram que a trilha seria fácil, mas que nada, escalar pedras grandes e troncos caídos com dor no corpo e umidade é complicado. Novamente valeu o esforço, outra cachoeira grandiosa com uma força que criava um vendaval em tudo o que estava por perto. Foi uma ginástica para todo o corpo. Mas os rostos cansados e felizes das fotos dizem tudo, como é bom fazer este tipo de passeio com amigos assim. Valeu!!!

Tome Nota Urubici

Truta à Portuguesa

Guias: A viagem foi organizada pelo grupo ECOCAMINHANTES e tinha o Iran como guia local que pode ser encontrado na Secretaria de Turismo. Virei fã do grupo (Ronaldo, Susy e Guilherme), pessoas especiais que fazem de tudo para a viagem ser inesquecível.

Hospedagem: URUBICI PARK HOTEL, gostei, acho que é o melhor hotel da cidade. Mas devem ter hotéis fazenda interessantes.

Restaurante: A TABERNA, lugar acolhedor onde jantamos uma Truta a Portuguesa maravilhosa. A comida do hotel também estava ótima, caseira.

INICIAL » BRASIL » SANTA CATARINA » URUBICI » Trilhas em Urubici
quero dicas do Brasil
Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.