GASTRONOMIA

Monte Belo do Sul e seu restaurante afetivo


Se você também adorava os almoços na casa da vó, precisa dar um pulo em Monte Belo do Sul (RS) e visitar a Casa Olga. As netas da Olga, Marta e Morgana, usaram as suas memórias afetivas, a casa, a decoração e as receitas da avó para compartilhar a deliciosa culinária italiana com os visitantes.

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

Mas afinal, onde fica Monte Belo do Sul e o que fazer por lá

Para quem ainda não se localizou, Monte Belo do Sul fica na Serra Gaúcha, sendo uma das cidades do Vale dos Vinhedos e vizinha de Bento Gonçalves. Faz algum tempo que ouço falar muito bem e finalmente surgiu a oportunidade, pena ter sido somente a noite incluindo uma caminhada na praça e jantar na Casa Olga, mas já valeu a pena.

Para resumir, Monte Belo do Sul foi emancipada de Bento Gonçalves no século passado, é bem pequena e a maioria dos residentes vive na zona rural, portanto, há algumas atividades autênticas relacionadas à imigração italiana. Os primeiros imigrantes chegaram em 1877 e dois eventos anuais reverenciam a cultura desde aquela época até os dias atuais: o Polentaço (em maio) e o Viene Viver la Vita (em novembro). Ambos acontecem na praça principal, em frente a Casa Olga. A praça Padre José Ferlin é onde os moradores se encontram e local da Igreja Matriz São Francisco de Assis.

E falando em Vale dos Vinhedos, certamente há vinícolas em Monte Belo do Sul. São de pequenos produtores, mas de grande qualidade possuindo Indicação de Procedência (IP Monte Belo) e Denominação de Origem (D.O.) do Vale dos Vinhedos.

quero dicas do Brasil

O jantar na Casa Olga

A casa onde vivia a vó Olga continua quase igual, os móveis foram reposicionados criando espaços para mesas e cadeiras na maioria dos ambientes, inclusive no quarto, onde os visitantes fazem as refeições e apreciam a decoração nostálgica. Vale se atentar a cada detalhe, louça e os utensílios também são originais da Olga.

Prato servido com massa, queijo e flor de lavanda em uma mesa de madeira na Casa Olga, em Monte Belo do Sul
Cappellacci recheado com carne de panela e conduta de queijo parmesão

Marta e Morgana Perin preparam para o nosso grupo um menu degustação de massas, mas podíamos repetir todas e não resisti pedir mais um pouco do Cappellacci com nozes e ricota porque estava divino (foto destaque). Geralmente, os pratos são servidos na sequência: entrada, principal e sobremesa, sempre com receitas da família. Os vinhos foram da Lídio Carraro, vinícola visitada horas antes no Vale dos Vinhedos.

Prato servido com massa e queijo em uma mesa de madeira, em Monte Belo do Sul
Cappellacci das tias (recheado com abóbora) na manteiga e salvia
Prato servido com carne e legumes em uma mesa de madeira, em Monte Belo do Sul
Matambre recheado com legumes e batatas rústicas
Prato servido com sobremesa da Casa Olga, em Monte Belo do Sul
Flan de baunilha com frutas vermelhas

Degustação de vinhos às cegas com harmonização acontece um sábado por mês e inclui mini curso de vinhos por um sommelier. Toque no link para ver as datas disponíveis.

Casa Olga abre somente aos finais de semana para almoço ou sob agendamento como foi o nosso jantar de domingo, o ideal é reservar para não arriscar perder a viagem. O endereço é rua João Salvador, 96, telefones (54) 3698 3427 (54) 981326519.

Hospedagem em Monte Belo do Sul

Há poucas opções no Booking.com e minha hospedagem foi no centro de Bento Gonçalves, no Hotel Dall’Onder Vittoria. Uma alternativa mais próxima seria se hospedar no Vale dos Vinhedos, como no Spa do Vinho.

Como chegar a Monte Belo do Sul

São 17 km de Bento Gonçalves pela RS-444 e 135 km de Porto Alegre pela ERS-122. O Aeroporto Regional de Caxias do Sul é o mais próximo, distante 45 km. Se estiver sem carro, alugue um ou contrate os passeios da Civitatis que incluem Monte Belo do Sul no roteiro.

O jantar em Monte Belo do Sul foi parte do roteiro para a Press Trip da Avaliação Nacional de Vinhos 2022, um convite da Conceito Com.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » Monte Belo do Sul e seu restaurante afetivo
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment