Voltei a Balneário Camboriú após mais de 20 anos e quanta mudança!!! A praia no litoral de Santa Catarina cresceu para cima e hoje é chamada de Dubai brasileira pela altura e arquitetura dos prédios à beira-mar. Compartilho minhas impressões, dicas atuais para visitar e aviso ser um destino perfeito para viagens em grupo e famílias porque tem atrativos para agradar a todos.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre Santa Catarina
AGILIZE SUA VIAGEM
Contrate transfer e passeios na Civitatis
Viaje de carro para ter mais liberdade
Acesso rápido:
Meu passado de adoração e repulsa a Balneário Camboriú
Passei muitos verões na infância e adolescência em Balneário Camboriú, meus avós adoravam e todos os anos alugavam apartamento para um ou dois meses e eu ia junto. Além das praias, eram vários atrativos e tinha amigos para reencontrar a cada nova temporada. Muitas festas e loucas aventuras vivi por lá nos anos 90, até que amigas convidaram para dividir uma casa na praia da Ferrugem e tudo mudou. A praia fica mais ao sul, em Garopaba, e tinha pouquíssima infraestrutura na época.
Saí de Balneário por 40 dias e voltei em estado de choque. Todas aquelas luzes, agito, sombra dos prédios na praia e barulho me deixaram desnorteada. Naquele ano, defini minha preferência por praias: quanto mais natureza e menos áreas urbanas, melhor. Então, evitei Balneário Camboriú por mais de duas décadas e só voltei por trabalho, tinha um evento de turismo e cortesias para visitar os novos atrativos.
Confesso, gostei da viagem com colegas do turismo, mas aqueles arranha-céus na paisagem continuam deixando uma péssima impressão. E o mês era maio, bem mais tranquilo que a alta temporada de verão, embora tenha turistas e atividades o ano todo.
O que fazer em Balneário Camboriú
A Avenida Atlântica continua o burburinho onde tudo acontece de dia e de noite. Antes, a Barra Norte era tranquila e Barra Sul o maior agito noturno, agora é por todos os lados, com a roda gigante em uma ponta e o Parque Unipraias na outra. Embora a costa mais visitada esteja bem longe do ideal, praias e vida noturna ainda são preferências dos visitantes.
As principais praias de Balneário Camboriú
A Praia Central é a principal naquela orla cheia de edifícios tirando o sol da tarde e mar impróprio para banho, mas é agradável para caminhar e pega toda a Avenida Atlântica mencionada acima. Praia do Buraco e Praia dos Amores (na divisa com Itajaí) era onde costumava ir pela trilha que não existe mais, hoje é uma via pavimentada com passarela para caminhantes e carros chamada Estrada da Rainha. Já a Praia das Laranjeiras é muito melhor para banho, tem diversos restaurantes e pode chegar de tirolesa ou teleférico vindo do Parque Unipraias.
Parque Unipraias
Foi o local mais agradável e lotado na última viagem, mas há muito espaço e muitos atrativos para passar o dia. O início do passeio é deslumbrante, entra no teleférico no meio da mata com várias oportunidades de mirantes e até descer na praia, são três estações: Barra Sul, Morro da Aguada e Praia das Laranjeiras. Chegando na área principal, pode fazer trilhas sinalizadas, deslizar rápido no trenó, passear de trenzinho, descer de tirolesa na praia ou aproveitar a infraestrutura de lazer.
Aventura Pirata, maravilhoso para levar as crianças
Um ambiente temático com diversos jogos interativos, encenações teatrais e um aplicativo para baixar ao entrar, fazer as tarefas e trocar os pontos por moedas no final. Não pagaria por esse passeio, mas fiquei olhando as crianças se divertindo e lembrei de como os meus sobrinhos iriam adorar estar ali, vale para levar os pequenos.
Passeio de barco
Navegar é o jeito mais agradável de ver os contrastes de Balneário Camboriú, são algumas opções e fiz o Barco Pirata que tem cenário e encenação divertida de piratas interagindo conosco. Embarca na Barra Sul e navega até Laranjeiras passando pela Ilha das Cabras. Se for cedo, pode descer na praia e perguntar pelos horários para retornar nas próximas embarcações.
Cristo Luz
O monumento de 33 metros de altura é do meu tempo, mas conheci somente na última visita. A vista para a cidade é linda a noite e tem opções para comer, beber e dançar. Havia um show e turistas animados fazendo coreografias coordenadas na pista.
O acesso ao complexo Cristo Luz é pago, contudo, o transporte é gratuito e passa a cada hora na Avenida Brasil.
Apreciar a vista
Além dos mirantes do Parque Unipraias e Cristo Luz, pode subir o Morro do Careca, pegando a Estrada da Rainha, ou cruzar a Passarela da Barra atravessando o rio Camboriú da Barra Sul para o bairro da Lagoa. Esses dois últimos são de graça, outra opção é ter amigo morando naqueles prédios altíssimos, Neymar comprou um ali, assim como outras celebridades.
Oceanic Aquarium, o que tem no aquário de Balneário Camboriú?
Adoro a vida animal marinha e curto visitar aquários, mas este deixa impressões contraditórias. Primeiro, achei muito legal ter os peixes brasileiros de água doce com explicações sobre as espécies. Além de toda a estrutura para sentir a leveza de caminhar entre os corredores, sentindo a energia boa da água.
No entanto, surgem as espécies trazidas de outros continentes para serem exibidas em ambientes minúsculos, como o chamado recinto de imersão com aves. Uma sala pequena com árvores pintadas nas paredes e um mini jardim no centro, onde os pássaros devem se debater e se machucar, todos vieram da Oceania. Senti tristeza estando ali e nem precisei ler as placas, só de olhar para eles sabia das espécies de quando visitei aviários mais apropriados na Austrália. Os peixes fazendo a alegria da criançada por conta do filme “Procurando Nemo” assim como os belos corais, também não deveriam estar ali, vieram da Ásia e da Grande Barreira de Corais da Austrália, que pode deixar de existir pela degradação.
Enfim, acho que os aquários e zoológicos devem educar e cuidar da preservação dos animais regionais. Hoje há tantos recursos para fazer imersões virtuais sem a necessidade de trazer animais de longe apenas para lucrar com o entretenimento. Tenha consciência disso antes de comprar o seu ingresso para o aquário de Balneário Camboriú.
Classic Car Show
É um museu do automóvel com modelos clássicos como Rolls-Royce, Cadillac, Mustang, Ferrari e outros. Vale para apaixonados por carros antigos ou se nunca esteve em um atrativo nesse estilo. Um fotógrafo está lá para tirar foto sua no carro dos seus sonhos. Também há um bar temático americano tocando rock das antigas. Veja valor dos ingressos.
Depoimento de quem visita com frequência
Lilian Ackermann é uma das minhas amigas mais antigas, escreveu alguns artigos aqui no site e participou ativamente da minha adolescência em Balneário Camboriú, o pai e irmão moram lá e ela visita todos os anos, agora acompanhada do marido e da filha.
“Hoje adoro aproveitar Balneário Camboriú no inverno, porque a temperatura é amena e tem menos movimento. Além de curtir as praias para caminhadas e tomar um bom chimarrão perto do mar, há passeios para as crianças, como a Roda Gigante, o Oceanic Aquarium e o Parque dos Dinossauros. A noite a cidade oferece os melhores rodízios de pizza que já experimentei e os bares à beira-mar têm aquele visual maravilhoso.”
Apartamentos e hotéis em Balneário Camboriú
Booking.com tem várias opções de apartamentos por temporada.
Na última viagem, fiquei no Hamburgo Palace Hotel com bom custo benefício e excelente localização, distante duas quadras da praia e próximo à Barra Norte. Oferece ótimo café da manhã, atendimento atencioso, suítes limpas e confortáveis com ar-condicionado e sacada. Na frente passa o ônibus gratuito que leva para o Cristo Luz.
Onde comer e beber
Novos Ares Bar e Petiscaria
Passei uma noite agradável com amigos, drinks, rock ao vivo e vista para a beira-mar. Tem ambiente fechado e área aberta.
Onde: avenida Atlântica, 2334, Centro.
Restaurante Dom Alberto
Foi parada para almoço do nosso grupo, um bufê a kg ou livre com muita variedade.
Onde: rua 700, 146, Centro.
Lilian recomenda as pizzarias PontoCom e Maria’s.
PontoCom fica na avenida do Estado Dalmo Vieira, 2263, e Maria’s na avenida Brasil, 2644, as duas no Centro.
Quando ir
Quem gosta do agito, festas e toda essa loucura de Balneário Camboriú, deve visitar entre Réveillon e Carnaval. Se prefere tranquilidade como eu e ainda pegar uma praia, os meses de março, abril, novembro e dezembro são os melhores e com pouca chuva. Entre maio e outubro, pode fazer frio e a água será congelante.
Como chegar e circular
O jeito mais prático é chegar de carro pela BR-101, são 78 km Florianópolis ou 240 km de Curitiba, mas deixe estacionado se não quiser se estressar no trânsito. Diversas linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais fazem uma parada por lá. Muitas vezes fiz 15 horas partindo de Pelotas na madrugada pela Penha / Itapemirim, é bom por poder decidir de última hora sem pagar uma fortuna pela passagem, apenas planeje com antecedência se for feriado. Por via terrestre ainda há excursões para Balneário Camboriú como conta Lúcia no seu relato também partindo de Pelotas.
Para quem vem de outros estados ou encontra passagens promocionais, o Aeroporto de Navegantes é o mais próximo, distante 16 km de Balneário Camboriú.
Para circular abuse das caminhadas ou use transporte por aplicativo, para ir de uma ponta a outra passeando, o Bondinho ainda resiste e custa um pouco mais que o ônibus de linha.
Dicas
Saiba que Camboriú e Balneário Camboriú são cidades distintas, Balneário fica do lado leste da BR-101. Atenção na hora de escolher hospedagem para não ficar do lado errado.
O destino é adorado por argentinos, baladeiros e também por idosos e crianças, por isso acaba agradando a todos e se torna ideal para viagens em grupo.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
1 Comment
Amiga, tb tenho ótimas lembranças ao teu lado em Bal. Camboriú!! Saudades tua, bjs