A Praia do Rosa se mostrou um belo destino também no frio. Uma opção diferente de curtir a estação mais aconchegante do ano sem perder aquele astral praiano. Tem surfistas, pousadas com lareira, balada que funciona o ano todo, observação de baleias e bons restaurantes, inclusive, com lareira. Combina com curtir a família na tranquilidade, romance naquela viagem a dois ou se divertir com os amigos.

Fogo na pousada Vida Sol e Mar
Fogo na pousada Vida Sol e Mar

Ok, ainda era outono quando estive por lá. Mas vou considerar porque uma frente fria baixou as temperaturas e me obrigou a ascender a lareira da pousada em maio. Para quem foi criada com lareira em casa como eu, o inverno começa quando colocamos fogo na lenha para esquentar o ambiente.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre Santa Catarina

AGILIZE SUA VIAGEM
Contrate transfer e passeios em Balneário Camboriú e Florianópolis
Viaje de carro. Alugue na Rent Cars

Praia do Rosa Norte
Rosa Norte

O que fazer na Praia do Rosa no inverno? 

Relato | Como chegar | Fotos | Por onde começar

Como foram os dias na Praia do Rosa

Alguns dos blogueiros no alto do morro
Alguns dos blogueiros no alto do morro

Cheguei numa sexta-feira chuvosa sem grandes expectativas para o final de semana, afinal, minhas melhores lembranças do Rosa são dos dias de sol na praia. Por outro lado, estava empolgada por rever e conhecer novos amigos. A viagem foi um encontro de blogueiros para participar do projeto Santa Catarina na Bagagem.

Surfistas com as roupas para aguentar o frio
Surfistas com as roupas para aguentar o frio

Já na primeira parada esqueci da chuva envolvida pelos sabores e bate papo no agradável Prazeres do Rosa. Um almoço que durou a tarde toda, seguido de uma bela paella no Refúgio do Pescador. Onde encontramos todos os blogueiros e pessoas engajadas em promover o turismo local.

Almoço com vista: o restaurante Casarão fica num espaço protegido do vento na beira da praia do Canto Sul. Oferece pratos deliciosos enquanto observamos os surfistas e também deve ser legal ver o encontro deles com as baleias.

Fim de semana na Praia do Rosa

No dia seguinte acordei sorrindo… abro os olhos com os raios de sol entrando pela janela e vejo aquela baita vista da Praia do Rosa! Ela está na lista das Baías mais Bonitas do Mundo e eleita entre as mais Bonitas do Brasil.

Vista do meu quarto
Vista do meu quarto

Com certeza foi um excelente final de semana. Mesmo gelada para o banho de mar, deu para aproveitar a praia com os amigos, tomar chimarrão, caminhar e ver a tradicional pesca da Tainha (leia no Foto da Semana). Também teve trilhas pela manhã. Um dia fomos do Canto Norte até a Praia Vermelha (daria para continuar até o Ouvidor e além) e no outro do Canto Sul até o topo do morro com vista para Imbituba, Barra de Ibiraquera, Ilha do Batuta e Praia do Luz (também daria para continuar). Caminhos que eu já havia percorrido com sol escaldante e achei bem mais agradável com esta temperatura amena.

No alto do morro do Rosa Norte
No alto do morro do Rosa Norte

No alto dos morros a vista fica ainda mais bela e deve ser incrível entre julho e novembro com a chegada das baleias-francas. Elas vêm se reproduzir ou proteger os seus filhotes, interagem com os barcos e se exibem na baía. É possível avistá-las da beira da praia e até de algumas pousadas. Voltei em outro inverno para registar esse momento e publiquei os detalhes no link acima.

Dá para avistar até o morro da Guarda do Embaú, último a direita
Dá para avistar até o morro da Guarda do Embaú, último a direita

Tanto sábado quanto domingo o tempo fechou de tarde e trouxe bastante frio. Mas foi um equilíbrio bom, deu para curtir a praia pela manhã e o conforto da pousada (na beira do fogo) no final do dia. Os mais animados ainda fizeram a festa no Beleza Pura, bar com música ao vivo e muito calor humano todos os sábados. Tinha umas pessoas bem interessantes…

Lagoa Encantada no caminho da praia até a pousada
Lagoa Encantada no caminho da praia até a pousada

Tome Nota

Como chegar: a Praia do Rosa fica 90 km ao sul de Florianópolis e 10 km ao norte de Imbituba, município do qual faz parte. É fácil chegar de carro (alugue um veículo), chamar um táxi ou pegar um dos ônibus diários até Garopaba, ou Araçatuba e dali pegar táxi.

Hospedagem no Rosa: Duas pousadas/condomínio receberam os blogueiros no final de semana. O conceito é como alugar uma casa na praia com serviços de pousada. Eu adorei a minha cabana Tucano na Vida Sol e Mar Ecoresort, é perfeita para inverno ou verão. Todo o andar de cima tem vista para o mar. Os ambientes exibem decoração moderna e oferece cozinha completa, lavanderia, ofurô e três suítes, todas com hidromassagem e amplas janelas. Mas as cabanas diferem, verifique conforme a sua necessidade.

Não conheci as cabanas da Village, mas alguns blogueiros aprovaram. Tatiana conta sua experiência aqui.

Vista na sala da cabana

Veja mais fotos do nosso final de semana no Rosa e Praia Vermelha:

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » BRASIL » SANTA CATARINA » PRAIA DO ROSA » Inverno na Praia do Rosa
quero dicas do Brasil

A 1ª edição do Santa Catarina na Bagagem ocorreu na Praia do Rosa, em Imbituba, de 23 a 25 de maio de 2014. Idealizado e coordenado pela jornalista e autora do blog Destino Mundo Afora, Tatiana Dornelles, o tour contou com os blogueiros: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Thiago Cesar Busarello e Márcia Nichelatti (Vida de Turista), Cyntia Campos (A Fragrata Surprise), Erick Stengrat (My Destination Anywhere), Roberta Martins (Territórios), Kellen Bittencourt (Trilhamarupiara), Renata Campos (RêVivendo Viagens), Mauro César Noskowski (Meu Limite 191 Países), Raquel Bez (Põe a Mão no Bolso) e Lucas Estevam Ferreira (Estevam pelo Mundo) O evento teve o apoio da Acim/Núcleo Praia do Rosa e Faro Comunicação e contou com a colaboração das pousadas Village Praia do Rosa e Vida Sol e Mar Eco ResortRefúgio do Pescador RestauranteCasarão Restaurante Bar Mar, Beleza Pura Resto/Lounge Bar e Instituto Baleia Franca (IBF).

Author Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

Deixe seu recado, escreva algo

Pin It