Conheça a vida e as obras de Vincent Van Gogh no Cais Embarcadero


É no Cais Embarcadero, na orla do Guaíba, em Porto Alegre, que os turistas e moradores terão a chance de conhecer a vida e obra de um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista no mundo. Estou falando do pintor holandês Van Gogh (Vincent Willem Van Gogh). 

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Aproveitando a infraestrutura do Cais do Porto, a exposição com cerca de 1.000 m², convida o visitante a mergulhar num universo único, onde é possível ver e viver as lindas artes de Van Gogh de um “modo diferente”, totalmente digitalizado. O Multiverso Experience apresenta mais de 40 obras do artista através de uma minuciosa curadoria, traz também informações e curiosidades sobre a vida e o legado do pintor. 

Ao visitar as enormes galerias do Cais, o público poderá conhecer suas origens, família, educação e as experiências que moldaram a vida e personalidade de Van Gogh. Algumas das principais pinturas do artista foram reconstruídas digitalmente e ganham vida no espaço, criando cenários imersivos e interativos como “os comedores de batata’’, “lírios”, “noite estrelada’’, ”autorretrato” e ”girassóis”. 

No local é permitido tirar fotografias e fazer vídeos. A música ambiente remete o visitante ao passado e nas áreas existem pufes redondos espalhados pelo salão para a pessoa sentar e relaxar enquanto visualiza as obras digitalizadas e refletidas nas paredes e no chão.

Outras experiências imersivas

Além da exposição de Van Gogh, o local apresenta outros dois ambientes contemplativos: um denominado Quatro Estações, com imagens e cenários da natureza no decorrer das estações do ano, e outro chamado Liquid Effects, que apresenta cores em movimento com ambientação sonora envolvente, resultando em um espetáculo de efeitos visuais e sonoros. A sensação é de estar dentro de um liquidificador cheio de tintas coloridas, as imagens e seus efeitos são deslumbrantes. 

Onde está a exposição de Van Gogh? 

No Cais Embarcadero, mas em 17 de março de 2022 outra exposição imersiva chamada “Beyond Van Gogh” chega ao Shopping Morumbi, em São Paulo, e em julho desembarca no Park Shopping, em Brasília.

Fora essas exposições, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) abriga “O Escolar” (1888) e outras três obras importantes em seu acervo. MASP também deve receber mostras especiais sobre o artista em 2025. Mas somente no Museu Van Gogh de Amsterdam, segundo a Roberta, é possível entender visualmente a trajetória do mais famoso pintor holandês apreciando as telas e rascunhos originais.

Exposição Van Gogh
Mostra “Vincent van Gogh” – Multiverso Experience

Tome Nota Multiverso Experience no Cais Embarcadero

A recomendação é ir durante a semana, porque é menos movimentado e pode-se aproveitar mais. Se tiver sorte, como tive, entrará no Cais sozinho. Já nos finais de semana, o movimento de turistas é grande. 

O que: Mostra “Vincent van Gogh” – Multiverso Experience

Onde: Multiverso Experience, no Cais Embarcadero (Av. Mauá, 1050 – Armazém A7).

Quando: De 19 de dezembro de 2021 a 26 de março de 2022.

Horários para visitação: De terça-feira a sexta, das 15h às 23h, sábados e domingos, das 12h às 23h.

Ingressos: R$40 (adulto promocional – por tempo limitado), R$35 (estudantes, melhor idade, professores e crianças – até quatro anos são isentos de pagamento). 

Informações: multiversoexperience.com.br @multiverso.experience ou facebook.com/multiversoexperience

Letreiro do Cais Embarcadero
Crédito de Johny Marco

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » + » NOTÍCIAS » Conheça a vida e as obras de Vincent Van Gogh no Cais Embarcadero
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Luciano Nagel

Jornalista, gaúcho, trabalhou nas Rádios Guaíba, Bandeirantes e CBN/Globo no Rio de Janeiro. Atuou como correspondente freelancer para O Estado de São Paulo (Estadão) em Porto Alegre. Atualmente colabora com reportagens para o Jornal Folha de São Paulo, portal de notícias UOL e Deutsche Welle, emissora internacional de jornalismo da Alemanha. Foi bolsista da Heinz-Kühn-Stiftung, na Alemanha, em 2009. Viveu na Inglaterra, Portugal e Alemanha. Colaborador do Territórios, Nagel é apaixonado por viagens, gastronomia e diferentes culturas. | Siga no Instagram | e Twitter

Deixe seu recado, escreva algo