Mais de 55 trilhas no Brasil


Os viajantes aqui do Territórios adoram ir para a natureza e não foram poucas as trilhas no Brasil relatadas por aqui. Como foi o tema do podcast Tesão de Ouvir desta semana e não coube nem metade delas no episódio de 30 minutos, trouxe todas para cá e separei por grau de dificuldade para facilitar a busca de quem anda louco para ir para o mato. 

quero dicas do Brasil

Acesso rápido: Podcast | Fáceis | Moderadas | Difíceis |

Quando perguntam qual o meu esporte preferido, digo logo caminhada na natureza. Faz bem para o corpo, para mente e pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive sedentários e pessoas portadores de deficiência física. Hoje existem diferentes níveis de dificuldade e estrutura para cada um escolher até onde pode ir com segurança. 

O nosso país continental é muito bem servido, tem desde as trilhas curtas com acessibilidade até as grandes travessias. Só não tem caminhada na neve ou no deserto, mas tem em todos os biomas e sou orgulhosa de ter feito várias delas.

Podcast para quem prefere ouvir

Trilhas no Brasil foi o tema dessa semana no episódio de podcast Tesão de Ouvir. Uma conversa sobre todos os níveis quando se fala em caminhadas em território nacional. Das trilhas radicais feitas por mim até as mais suaves feitas pelo Luciano Nagel e acessíveis para qualquer um, incluindo preguiçosos como ele e portadores de deficiência física. Além de ouvir os relatos que não estão nos artigos, saiba como se preparar, o que levar e alguns cuidados para praticar com segurança. Coloque seu fone de ouvido e aperte na seta.

Além desse, os episódios sobre o Estado de Santa Catarina e Para onde viajar na primavera trazem mais alguns relatos de trilhas no litoral e nos cânions.

Busque Tesão de Ouvir na sua plataforma de áudio preferida e comece a seguir para novos episódios.
Escute e siga no Spotify

Trilhas no Brasil: fáceis

Para começar, separei por estado os artigos que relatam experiências em trilhas fáceis recomendadas para iniciantes ou para ser apenas um aquecimento para os terrenos mais complicados. A maioria é acessado por algum veículo e precisa caminhar poucos metros para chegar ao atrativo principal ou apreciar o visual enquanto vai de um ponto a outro. 

Trilha do Piquetes para deficientes visuais é uma das trilhas no Brasil
Trilha do Piquetes para deficientes visuais em Arambaré

Trilhas no Brasil: moderadas

As trilhas moderadas geralmente tem subidas, pedras escorregadias ou distâncias mais longas. Esses são os detalhes que as tornam mais complicadas, não o trajeto.

Trilhas no Brasil: Lençóis Maranhenses
Circuito Lagoa Azul no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Trilhas no Brasil: difíceis

Essas são para os mais experientes por exigir preparo físico e resistência. Podem ser travessias de dias ou terreno complicado incluindo escalada e caminhar dentro da água.

Três Picos é um das trilhas no Brasil
Parque Estadual dos Três Picos, no Rio de Janeiro

Gostou? Agora deixe nos comentários quais já fez ou quer fazer. E claro, fique a vontade para incluir outras como sugestão para eu fazer.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto