Ilhabela (SP) é um lugar de beleza incomparável por abrigar o trecho mais preservado da Mata Atlântica e fazer parte da Costa Verde, um dos litorais mais lindos do mundo. Inclusive, é considerado Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera da UNESCO. É perfeito para esportes náuticos, trilhas ou relaxar com o barulho do mar.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro para ter mais liberdade

Contrate transfer e tours em agora

Custa quase nada fazer o seguro viagem nacional

O que fazer em Ilhabela

Embora eu tenha ficado somente três, é possível ficar vários dias descobrindo seus segredos entre 42 praias e mais de 300 cachoeiras. O motivo da minha visita foi guiar a equipe de filmagem e produzir um vídeo sobre São Paulo para a revista holandesa Wideoyster, portanto, entrego o melhor que pode ser feito durante a semana em um outono em Ilhabela. Se você já visitou, certamente terá outras dicas e adoraria ver elas nos comentários abaixo.

quero dicas do Brasil
Navegando com Ilhavela Charters em Ilhabela
Navegando com Ilhavela Charters

Velejar

A Costa Verde é sem dúvida o lugar mais bonito para navegar no litoral do Brasil e Ilhabela é um excelente ponto de partida, principalmente para quem gosta de velejar. O canal formado entre a ilha e o continente traz os bons ventos que originaram o título de “Capital Nacional da Vela”. Por isso, diversos eventos relacionados ao esporte são realizados durante o ano como a Semana da Vela (julho) e o Circuito Ilhabela de Vela Oceânica (novembro).

Diferente do que acontece na minha cidade, onde apenas donos de veleiros podem aproveitar, na ilha há empresas especialistas em organizar saídas personalizadas como a Ilhavela Charters. Passei uma manhã navegando pelo canal e nada tirava o sorriso do meu rosto. Além das paisagens e da deliciosa brisa do mar, a tripulação nos ensina a velejar e compartilha histórias. O veleiro do Filipe é super confortável e todo equipado para um passeio curto ou uma travessia mais longa.

Pôr do sol no canal
Pôr do sol no canal com vista para São Sebastião

Ver o pôr do sol

O espetáculo acontece atrás dos morros de São Sebastião para quem senta na beira da praia em frente ao canal. Neste dia, havia um casal com astral ótimo curtindo o momento e contagiando quem passava com seu bom humor, talvez seja o ar leve de Ilhabela porque eles não eram turistas.

Explorar o Parque Estadual de Ilhabela

O parque-arquipélago abrange mais de 80% de Ilhabela e ajuda a proteger o bioma Mata Atlântica. Consequentemente, a maioria dos atrativos está nele e a seguir conto três experiências de passeios e uma sugestão que ficou na vontade por conta do clima instável.

Vista para Ilhabela do Mirante
Vista do Mirante
Mata Atlântica+ Trilha na Mata Atlântica

Trilha do Pico do Baepi

A trilha  de 7 km (ida e volta) leva ao Pico do Baepi (1.048 metros) passando por mirante e fim da zona urbana. Pode ir de carro até um pedaço e depois seguir as placas, apenas não entre no primeiro caminho que encontrar porque é fácil se perder nesse início. Entramos errado e identifiquei a direção certa com mapa no celular, perdemos tempo, mas as cenas da luz da manhã entrando na mata ficarem bem legais. O ideal é ir com guia, como estávamos por conta própria e equipamento pesado, fomos apenas até o mirante (metade do caminho). Devido à subida íngreme em alguns trechos, exige bom preparo físico.

Poço da Ducha no Parque Estadual de Ilhabela
Poço da Ducha

Trilha da Água Branca

Tomar banho nas cachoeiras e piscinas naturais da Trilha da Água Branca é um passeio revigorante. São cinco poços formados pelo Ribeirão da Água Branca e os primeiros têm fácil acesso e estrutura de banheiro e lazer: Poço da Escada, Poço da Ducha, Poço de Jequitibá, Poço do Jabuti e Poço da Pedra. Este último mais difícil e profundo. São cerca de 4 km (ida e volta) com partida da guarita da Estrada de Castelhanos e vai até o Poço da Pedra. A trilha é autoguiada, basta estacionar e seguir as placas.

Sombra para descansar da caminhada
Sombra para descansar da caminhada e apreciar o visual

Praia de Castelhanos

Castelhanos é a maior praia de Ilhabela ocupando dois quilômetros cheios de sombra das árvores e muitas curvas na areia. Clique no link para saber como foi o passeio 4×4 com almoço na comunidade caiçara que vive ali.

Mirante do Coração

Estava nublado no dia, mas com sol dizem valer a pena  subir o morro para ver o famoso cenário em formato de coração criado pelo mar contornando a areia. Fica no final da Praia de Castelhanos passando a ilhota.

Tome nota

Mosquitos borrachudos são inevitáveis nas zonas menos urbanas. Mas é o ônus de estar em um local preservado, afinal borrachudos só sobrevivem onde não há poluição ou desequilíbrio. Uma dica dos locais é comprar o repelente oleoso fabricado em Ilhabela ou misturar um repelente qualquer com protetor solar para durar mais na pela e não sair na água. 

Hotel em Ilhabela: passei duas noites no Hostel da Vila podendo escolher entre casa na árvore, glamping, van adaptada e os tradicionais quartos compartilhados. Todas as opções com banheiro, áreas de lazer e cozinha compartilhados e integração com a natureza ao redor. Como diz o nome, está localizado na Vila, o centro histórico de Ilhabela. O bairro conserva os traços do período colonial e traz charme ao agito noturno nos dias de maior movimento da ilha.

RESERVE NO BOOKING

Cabanas em meio a Mata Atlântica no Hostel da Vila, em Ilhabela
Cabanas em meio a Mata Atlântica no Hostel da Vila

Onde fica Ilhabela e como chegar

Ilhabela fica no litoral norte de São Paulo, em frente à São Sebastião, distante 210 quilômetros da capital paulista. O acesso é feito diariamente por balsa para pedestres, automóveis e ônibus. A travessia leva cerca de 15 minutos, e as saídas acontecem a cada 30 minutos, das 6h às 24h. Após este horário, parte a cada hora, até as 6h do dia seguinte. É importante considerar o tempo parado na balsa quando montar o roteiro. Na alta temporada e feriados é bastante congestionado, uma opção é agendar horário pelo site, mas o preço chega a ser três vezes mais caro do que chegar e comprar na hora. Em outubro de 2018, paguei 19 reais por carro com a volta inclusa.

Ponta das Canas, onde fica o farol em Ilhabela
Ponta das Canas é uma das paisagens de quem passeio de veleiro

Onde comer e dançar

Ilhabela esta bem servida de redes de fast-food, cafeterias e restaurantes para diferentes gostos e bolsos. Deixo os endereços dos lugares visitados mais a indicação de uma grande amiga que gosta de passar o verão por lá.

Arumã
Recomendado como o melhor da ilha para frutos do mar e preço razoável.
Onde: Rua da Padroeira, 12

Restaurante Pimenta de Cheiro
Preço acessível em ambiente agradável.
Onde: Av. São João, 86

Estaleiro Bar
Noites com música variada para dançar, nas quartas-feiras é frequentado por locais com banda de forró.
Onde: Rua Dr. Carvalho, 186

Restaurante Portu Brasil
Culinária Portuguesa maravilhosa, segundo minha amiga Gisele.
Onde: Rua Chico Reis, 36

Mais dicas no site Ilhabela.

Veja mais fotos de Ilhabela

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » BRASIL » SÃO PAULO » ILHABELA » Ilhabela combina com trilha e vela
Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment