Lavras Novas foi a melhor surpresa do Blogueiros na Estrada Real. Algumas cidades do roteiro eu já conhecia, outras confirmaram o que eu imaginava. Este distrito de Ouro Preto, antes desconhecido por mim, deixou gostinho de quero mais.
Em apenas um dia rolou trilha a pé e no quadriciclo; banho de cachoeira e de chuva; boa comida e belas paisagens. Incluindo muita adrenalina e aconchego em clima de serra. Lavras Novas fica a 1200 metros de altura. E ainda teriam outras cachoeiras e caminhos que podem ser percorridas à cavalo, bicicleta, moto ou 4×4. O distrito é pequeno, tranquilo e cheio de atividades ao ar livre.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Veja todos os artigos sobre Minas Gerais
AGILIZE SUA VIAGEM
Ganhe tempo e independência viajando de carro.
Onde nos hospedamos pela Estrada Real
Acesso rápido: O que fazer | Onde dormir | Onde comer | Tours | Vídeo | Fotos | Por onde começar
Trilha em Lavras Novas
Partimos de Ouro Preto até Chapada (outro distrito) e dali pegamos uma trilha de cinco quilômetros, pelo Caminho Novo, até uma entrada secundária de Lavras Novas. A experiência já começou do jeito que adoro: curtindo e interagindo com a natureza sem perigo de se perder. Treze marcos sinalizam o caminho e ainda tem a ajuda dos roteiros planilhados, organizados pelo Instituto Estrada Real.


Quadriciclo em Lavras Novas
Depois de um farto almoço tipicamente mineiro, chegou a hora do quadriciclo. Comecei com receio porque era novidade, mas Rafael foi bastante atencioso e ensinou tudo antes de pegarmos a estrada. Os iniciantes ficaram para trás, enquanto os outros dispararam na frente. Uma equipe de apoio acompanhou todo o grupo em motos e quadriciclo durante as três horas e meia de passeio. Eles avisavam sobre os lugares críticos e ajudavam quando era preciso.
Teve banho de cachoeira, explicação sobre geografia e história local e muito barro quando começou a chover. Foi então que curti mais ainda e me animei a apertar fundo no acelerador. Antes e eu entrava e saia dos buracos bem devagar, freando com cuidado e era a última do grupo. Depois eu voava nos trechos difíceis e não queria mais parar. Foi maravilhosa a sensação de liberdade e velocidade entre montanhas e estrada de terra. Tudo refletido na cara de felicidade de todos.

No dia seguinte combinamos de acordar cedo para caminhar nos arredores da pousada, mas o nevoeiro forte não deixava enxergar nada. Uma pena porque a janela do meu quarto parecia ter uma vista incrível. Mas não interferiu no charme do lugar, pois o café da manhã com queijos variados e muito pão de queijo estava delicioso.
Partimos para Prados e ficou a certeza que preciso voltar com mais tempo.

Tome Nota
Hotel em Lavras Novas: Pousada Buieié tem um astral bom e aconchegante. Quartos pequenos com TV, frigobar, secador de cabelo, sacada e vista para as montanhas. O café da manhã em ambiente artesanal merece destaque e já citei acima.
Onde comer:
O almoço tipicamente mineiro foi no Restaurante Serra do Luar. Pratos tradicionais servidos à vontade no fogão a lenha por apenas R$15.
O jantar já fugiu do tradicional no Espaço Cultural Santo Graal. Com temática medieval tem adega, exposição de objetos antigos, livros e telão passando música new age. A ideia dos proprietários é abrir uma pousada medieval em breve.
Agência: Quadricross oferece várias saídas contemplativas. Normalmente o passeio de quadriciclo leva uma hora, pedem a carteira de motorista e fazem um treinamento na pista antes de partir. Quem está com a carteira vencida, como eu, pode tentar passar no teste provando que ainda sabe dirigir. Para agendar ligue 31 35542036 e fale com Rafael e Daniele.
Veja mais fotos de Chapada e Lavras Novas:










Fotos de divulgação Quadricross e Roberta Martins.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
- Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS

Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
O projeto Blogueiros na Estrada Real foi patrocinado pelo Instituto Estrada Real e teve apoio da Bancobrás. Com a presença dos blogs Dentro de Mochilão, Pé na Estrada, Segredos de Viagem, Territórios, Trilhas e Aventuras, Viajando com Eles e Viagens Cinematográficas.
2 Comments
Ooooo saudades docêis!!!
Eu passaria o dia dirigindo esses quadris kkkk
Beijos Ro
Esse dia realmente foi um dos melhores! Várias emoções em uma única trilha. hehehe Só foi uma pena não ter conseguido tirar fotos da cidade por causa da chuva. =(
bjooo