Lavras Novas foi a melhor surpresa do Blogueiros na Estrada Real. Algumas cidades do roteiro eu já conhecia, outras confirmaram o que eu imaginava. Este distrito de Ouro Preto, antes desconhecido por mim, deixou gostinho de quero mais.

Início da trilha em Chapada
Início da trilha em Chapada

Em apenas um dia rolou trilha a pé e no quadriciclo; banho de cachoeira e de chuva; boa comida e belas paisagens. Incluindo muita adrenalina e aconchego em clima de serra. Lavras Novas fica a 1200 metros de altura. E ainda teriam outras cachoeiras e caminhos que podem ser percorridas à cavalo, bicicleta, moto ou 4×4. O distrito é pequeno, tranquilo e cheio de atividades ao ar livre.

O texto continua após os serviços recomendados no destino

Veja todos os artigos sobre Minas Gerais

AGILIZE SUA VIAGEM
Ganhe tempo e independência viajando de carro. Alugue na Rent Cars

Encontre + de 3.400 hotéis em Minas Gerais

Acesso rápido: O que fazer | Onde dormir | Onde comer | Tours | Vídeo | Fotos | Por onde começar

Trilha em Lavras Novas

Partimos de Ouro Preto até Chapada (outro distrito) e dali pegamos uma trilha de cinco quilômetros, pelo Caminho Novo, até uma entrada secundária de Lavras Novas. A experiência já começou do jeito que adoro: curtindo e interagindo com a natureza sem perigo de se perder. Treze marcos sinalizam o caminho e ainda tem a ajuda dos roteiros planilhados, organizados pelo Instituto Estrada Real.

Blogueiros na trilha
Blogueiros na trilha
quero dicas do Brasil

Quadriciclo em Lavras Novas

Pista de treino da Quadricross
Pista de treino da Quadricross

Depois de um farto almoço tipicamente mineiro, chegou a hora do quadriciclo. Comecei com receio porque era novidade, mas Rafael foi bastante atencioso e ensinou tudo antes de pegarmos a estrada. Os iniciantes ficaram para trás, enquanto os outros dispararam na frente. Uma equipe de apoio acompanhou todo o grupo em motos e quadriciclo durante as três horas e meia de passeio. Eles avisavam sobre os lugares críticos e ajudavam quando era preciso.

Teve banho de cachoeira, explicação sobre geografia e história local e muito barro quando começou a chover. Foi então que curti mais ainda e me animei a apertar fundo no acelerador. Antes e eu entrava e saia dos buracos bem devagar, freando com cuidado e era a última do grupo. Depois eu voava nos trechos difíceis e não queria mais parar. Foi maravilhosa a sensação de liberdade e velocidade entre montanhas e estrada de terra. Tudo refletido na cara de felicidade de todos.

Equipe de apoio e os blogueiros
Equipe de apoio e os blogueiros
Girafa Abby interagindo com os visitantes+ Safari em quadriciclo
O café da manhã na Pousada Buieié
O café da manhã na Pousada Buieié

No dia seguinte combinamos de acordar cedo para caminhar nos arredores da pousada, mas o nevoeiro forte não deixava enxergar nada. Uma pena porque a janela do meu quarto parecia ter uma vista incrível. Mas não interferiu no charme do lugar, pois o café da manhã com queijos variados e muito pão de queijo estava delicioso.

Partimos para Prados e ficou a certeza que preciso voltar com mais tempo.

Velocidade na Estrada Real
Velocidade na Estrada Real

Tome Nota 

Cama ocupa quase todo o quarto na Pousada Buieié
Pousada Buieié

Hotel em Lavras NovasPousada Buieié tem um astral bom e aconchegante. Quartos pequenos com TV, frigobar, secador de cabelo, sacada e vista para as montanhas. O café da manhã em ambiente artesanal merece destaque e já citei acima.

RESERVE AQUI

Onde comer:

Almoço mineiro no Serra do Luar
Almoço mineiro no Serra do Luar

O almoço tipicamente mineiro foi no Restaurante Serra do Luar. Pratos tradicionais servidos à vontade no fogão a lenha por apenas R$15.

O jantar já fugiu do tradicional no Espaço Cultural Santo Graal. Com temática medieval tem adega, exposição de objetos antigos, livros e telão passando música new age. A ideia dos proprietários é abrir uma pousada medieval em breve.

Decoração medieval no Santo Graal
Exposição Medieval no Espaço Graal
Espadas medievais
Espadas medievais

Agência: Quadricross oferece várias saídas contemplativas. Normalmente o passeio de quadriciclo leva uma hora, pedem a carteira de motorista e fazem um treinamento na pista antes de partir. Quem está com a carteira vencida, como eu, pode tentar passar no teste provando que ainda sabe dirigir. Para agendar ligue 31 35542036 e fale com Rafael e Daniele.

Veja mais fotos de Chapada e Lavras Novas:

Fotos de divulgação Quadricross e Roberta Martins.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » BRASIL » MINAS GERAIS » OURO PRETO » Quadriciclo e trilha em Lavras Novas
quero dicas do Brasil
ER_inferior_banner_blogueiros_2013-01-21

O projeto Blogueiros na Estrada Real foi patrocinado pelo Instituto Estrada Real e teve apoio da Bancobrás. Com a presença dos blogs Dentro de Mochilão, Pé na EstradaSegredos de Viagem, Territórios, Trilhas e Aventuras, Viajando com Eles e Viagens Cinematográficas.

Author Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

2 Comentários

  1. Esse dia realmente foi um dos melhores! Várias emoções em uma única trilha. hehehe Só foi uma pena não ter conseguido tirar fotos da cidade por causa da chuva. =(

    bjooo

Deixe seu recado, escreva algo