Reduto de uma fauna diferenciada, exuberantes paisagens e repleta de cachoeiras com aguas cristalinas descrevem um pouco desta região localizada sobre uma imensa placa de cristal de quartzo e também cortada pelo paralelo 14, o mesmo da lendária cidade de Machu Picchu. Todas essas características convergem para tornar a Chapada dos Veadeiros um lugar místico, cheio de energia e cercado de mistérios. Mostro porque é o lugar mais iluminado do mundo.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro na Rent Cars

Custa quase nada fazer o seguro viagem nacional

Read in English

Mesmo paralelo de Machu Picchu
Mesmo paralelo de Machu Picchu

O lugar mais iluminado do mundo

Por Leandro Gabrieli ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Cristal é um dos motivos de ser iluminado
Cristal é um dos motivos de ser iluminado

Observando do espaço, a Chapada dos Veadeiros é um dos pontos mais luminosos da terra, por concentrar a maior quantidade de quartzo, minérios e metais do mundo. A história da região começou com o ciclo do ouro, sucedido da pecuária e posteriormente do ciclo do cristal. Segundo os guias locais, houve ainda uma onda hippie seguido de outra de exotéricos e só depois vieram os turistas.

Muitos desses guias locais trabalharam como garimpeiros até os anos 90, quando receberam cursos de treinamento para atuarem como Condutores de Visitantes. Hoje além de serem os principais responsáveis pela preservação do local, eles também são uma atração, pois sua companhia nas trilhas nos enriquece com histórias da cultura e aulas sobre a natureza do lugar.

quero dicas do Brasil
Vale da Lua
Vale da Lua

Ao todo são mais de 200 cachoeiras conhecidas e algumas ainda não exploradas para o turismo. O acesso ao parque é através da Vila de São Jorge, que fica a 36 km de Alto Paraíso de Goiás. Além do parque, existem diversas atrações que ficam dentro de propriedades particulares, com visitação permitida cobrando entrada (em torno de 10 reais). As que se destacam são o Vale da Lua, as Cachoeiras Almécegas e Águas termais.

Casal de Araras Canindé
Araras Canindé
Banho de Cachoeira iluminado
Banho de Cachoeira

Estive lá durante uma semana, onde fiz trilhas todos os dias e pude conhecer em torno dez cachoeiras. Durante as caminhadas pude ver Araras Azuis e Tucanos voando livremente, o que tornaram as caminhadas sob o sol quente muito mais prazerosas, porém a principal recompensa após o esforço eram os banhos refrescantes de cachoeira.

Conheça as outras chapadas

Trilha do Mirante da Chapada das Mesas

+ Chapada das Mesas (MA)
+ Chapada Diamantina (BA)
+ Serra do Espírito Santo (TO)
Neto, Deni e Very
Neto, Deni e Very

Tome Nota

Um bom guia faz diferença na trilha, pois conhecer histórias do local faz parte da viagem. Eu contratei a Alternativas Ecoturismo que disponibilizou três guias para coordenarem nossa viagem.

Se forem contratar essa empresa, peçam pelos guias Neto, Deni e Very, eles foram um consenso entre todos integrantes do grupo como um diferencial no passeio.

Julho é o período de alta temporada, assim todas as atrações sempre estavam lotadas de pessoas.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » GOIÁS » CHAPADA DOS VEADEIROS » O lugar mais iluminado do mundo
quero dicas do Brasil
Author Leandro Vettorazzi Gabrieli

Co-fundador do Territórios versão 2010, fotógrafo amador, empresário e entusiasta de tecnologia. Combina o hobby de viajar com a paixão de fotografar, principalmente animais. Parceiro para tudo, não precisa perguntar duas vezes para fazer uma aventura ou indiada. Se você encontrar com ele em uma viagem certamente estará com sua mochila nas costas e sua Nikon na mão.

4 Comentários

  1. Paulo Montanha Responder

    Muito lindo este lugar!
    Pretendo conhecê-lo em breve!
    Parabéns aos visitantes, fotógrafos e Ecologistas, pelas suas narrações compactas dos lugares que formam este maravilhoso espaço…

  2. Muito bom resumo deste lugar espetacular. E, realmente, estou de acordo que um bom guia faz toda a diferença! (pois quando fui para a Amazônia, apesar do lugar ser magnifico, o guia (horrivel, arrogante e incompetente) quase estragou o programa das pessoas que estavam por la).

  3. As palavras do nosso Colega de Grupo Turistico ( Grupo de 15 à 22 de julho 2012) resume exatamente o que é sentimos ao conhecermos a Chapada dos Veadeiros – Goiás.
    Nosso Brasil é muito rico em beleza natural, precisamos valorizar nossas terras e pelo menos nesse aspectos sermos patriotas e ter o orgulho de sermos Brasileiros! Parabéns Leandro a matéria ficou excelente! Obrigada por prestigiar nosso Grupo com sua presença e sensibilidade.

Deixe seu recado, escreva algo

Pin It