ECOTURISMO

Ilha Grande, bonita e aventureira

Eu já esperava encontrar praias paradisíacas em Ilha Grande e confirmei vendo aquele mar cor de esmeralda, vegetação exuberante e temperatura agradável. O melhor da ilha é fazer trilhas e chegar em praias fantásticas, escondidas ou cheias de turistas que vieram em barcos. Isso não é um grande problema, pois quem vem em barco não fica muito tempo e logo a praia vira deserta de novo.

Read in English

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Rio de Janeiro

AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos
Contrate transfer e passeios agora
Alugue carro para ter mais liberdade

Ilha Grande, bonita e aventureira

São 16 trilhas sinalizadas pela Ilha. É possível dar a volta nela em alguns dias, só tem que levar barraca e pedir autorização para acampar em praias como Aventureiros. Em três dias consegui fazer apenas 4 trilhas e uma que não estava nos mapas. Tive sorte, poderia ter me perdido ou terminado a trilha de noite e com chuva, mas um pouco de aventura é sempre bom para deixar a viagem com gostinho especial.

Enseada de Abraão
Aqueduto

Partindo da Vila de Abraão as trilhas mais leves são Circuito do Abraão e Aquetudo – Saco do Céu. No caminho descansamos na praia Enseada das Estrelas, passamos pelas ruínas do aqueduto e pela cachoeira da Feiticeira, sempre em meio a muito verde.

Caminho difícil até Caxadaço
Trilha alternativa para Lopes Mendes
Trilha das pedras escorregadias

A trilha mais difícil foi até a praia Caxadaço, são duas Abraão – Dois Rios Dois Rios Caxadaço, mas valeu a pena chegar no paraíso depois de 4 horas em meio a natureza selvagem.

Encontramos apenas outro grupo fazendo a trilha e alguns obstáculos como a estrada de pedras coberta de musgos escorregadios e milhares de formigas em um trecho, o jeito foi passar correndo e depois se debater para elas saírem do corpo. Na hora de voltar encontramos um grupo que veio por outro caminho, o fora dos mapas. Tivemos que escolher entre voltar sozinhos pela mesma trilha, que estaria escura pela mata fechada ou confiar no outro grupo que dizia saber um caminho alternativo. Arriscamos o alternativo, e foi a melhor opção, chegamos em menos tempo em Lopes Mendes e ali pegamos um barco para Abraão bem na hora que caiu a maior chuva. Mas não faça essa trilha sem guia ou com alguém que conheça bem o caminho, é fácil se perder.

Caxadaço

No último dia tinha a viagem de volta que deixaria o dia mais curto, então decidimos pegar um barco e aproveitar o dia em Lopes Mendes. Sem perder o ritmo das trilhas, tinha uma pequena por que o barco vai até Pouso e fizemos Pouso – Lopes Mendes. A praia de Lopes Mendes tem bastante turista, mas é extensa bom para caminhadas com os pés na água ou para encontrar um lugar menos povoado. Para quem não gosta de trilhas tem barcos para todas as praias e táxi boat que te busca nas praias com hora marcada.

Na praia de Lopes Mendes

Faltou tempo para o mergulho com oxigênio, deve ser maravilhoso mergulhar nessas águas. Quero voltar para mergulhar e fazer as outras trilhas.

Mico Estrela

Tome Nota

As trilhas podem ser feitas com ou sem guia. Existem agências que oferecem diversos passeios e serviço de guia. Compre sanduíche e água na padaria para lanchar na trilha, alguns lugares não tem nada para comprar.

Leve repelente, mosquitos atacam sem piedade em qualquer sombra e a noite nem se fala. E são aqueles terríveis para alérgicos. Fiquei com várias bolas pelo corpo.

Hospedagem: Fiquei em Abraão em ótima pousada, mas já não existe mais. Era longe do porto, mas pertinho da praia e na chegada fomos a pé com as mochilas pesadas. O café foi bem bom com a presença de vários micos estrelas querendo comida. A vila é pequena, mas quem não suporta caminhar deve ficar perto da igreja ou cais. Veja opções no Booking.

Como chegar: Partindo de Angra dos Reis tem opções de balsa, escunas e catamarãs, mas é bom se informar antes já que nem todos funcionam todos os dias. Fomos de balsa e compramos a passagem quando chegamos na rodoviária, é o mesmo preço que na entrada da balsa. Saindo de São Paulo vale viajar de ônibus na madrugada e chegar cedo em Angra, da rodoviária até os barcos são 30 minutos de caminhada ou  vá de táxi.

Alimentando os micos no café

Foi ótimo poder voltar anos depois e olha o que mais andei fazendo por lá:

Alugue uma lancha pra descobrir a ilha

Dicas para economizar

Foto da Semana Alegria

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO DE JANEIRO » ILHA GRANDE » Ilha Grande, bonita e aventureira
Roberta Martins

9 Comments

1. Cristiane Ribeiro Reply

Oi Roberta, estarei indo em Dezembro para Ilha Grande.. Aproveitei para passar aqui no teu blog para pegar umas dicas…bjs

2. Sandro e Sara Reply

São exuberantes as paisagens de Ilha Grande, aliás de toda a região. Temos saudades.

3. Oi Roberta.Adorei o post e as dicas.Até gosto de trilhas, mas chegando lá , vou enfiar meu snorkel na cara e não saio mais de dentro dágua…sou louca por mergulho e peixinhos….Vou ter poucos dias…vou ver o que vai dar pra aproveitar..se tiver mais dicas me manda…bjs…

4. Oi Wagner

Tomara que eu possa voltar muitas vezes, adorei essa ilha.

E não passo todos os dias viajando como imaginas, agora estou num escritório sentada a maior parte do dia. Ainda bem que tem esses feriados para eu dar umas escapadas.

É certo que já viajei bastante, mas é minha prioridade de vida, não tenho grandes bens materiais e vivo ouvindo das pessoas perguntas como quando vou tomar jeito. É questão de escolha. Trabalho muito para juntar dinheiro, escolher o próximo destino, viajar e logo voltar a trabalhar sem um tostão no bolso e pronta para procurar emprego de novo.

5. Esse paraíso é meu quintal!

Criado em Angra dos Reis já perdi as contas de quantos dias da minha vida passei nessa ilha maravilhosa… foram acampamentos inesquecíveis, como o de 18 dias no Aventureiro… gostei muito do seu texto, ainda mais em perceber seu senso de ecologia e apreço pela natureza.

Espero que possa visitar essa belo “quintal” mais vezes!

6. Gustavo Henriques Reply

Meu paraíso….. o melhor lugar no RJ e um dos melhores do Brasil, sou rato de ilha grande e já dei a volta 2 vezes… a melhor durou 8 dias…. curtindo muito cada momento…..

caxadaço é um dos meus lugares favoritos, e sua trilha de sto Antonio até lá eh uma das melhores, pois como vc disse, não é oficial e é muito fechada….. dois rios e suas histórias, palmas que é minha casa, e a babilônia abraão… quem não conhece vale muito conhecer.

preservar é vida….. ajude na conservação da ilha. paz e bem!!

7. Caio Peluso Reply

Tenho uma casa em Araçatiba e luto pela preservação da ILHA!

Uma pena que o turismo excessivo deixa pessimas marcas no ambiente.

Muito legal seu post.

Abraços.

8. Agustin Tomas Caceres Reply

Ja estive em Ilha Grande uma vez e da saudades de ver como a natureza está sendo preservada nesta ilha espetacular, enquanto aqui em Florianopolis a gente ve como estão degradando tudo, construindo na praia, sujando tudo. Uma pena. Deveriam declarar estado de emergencia em Floripa e conter a degradação. Floripa é tão linda como Ilha Grande, mas nao teve a mesma sorte de ser declarada area de preservação e a especulação imobiliária e os imoveis e empreendimentos clandestinos são inúmeros.