Além de lagoas, praias e dunas, o trecho cearense da Rota das Emoções exibe pedras gigantes entre suas belezas naturais. O município de Chaval tem opções de trilhas, banho de rio e ainda muito a ser descoberto sobre as inscrições rupestres. Eu passei uma manhã subindo em mirantes e fazendo a Trilha da Carnaúba.
O texto continua após os serviços recomendados no destino
Conheça a Rota das Emoções
Contrate transfer e passeios em Jeri agora
AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro na Rental Cars
Chaval
Chaval é último município do Ceará antes de atravessar a ponte sobre o Rio Ubatuba e chegar ao Piauí. Local onde pedras de granito de até 200 metros de altura se confundem com os prédios emergindo no meio da cidade. Essas formações rochosas incentivaram os moradores a serem experts em subir em rochas e alguns viram a oportunidade de um novo destino de ecoturismo. Dica para quem adora lugares pouco conhecidos com cenários naturais para explorar e fotografar.

Antes de começarmos a trilha, subimos as escadarias para o topo da Pedra da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no centro de Chaval. O visual é esse da foto destaque e então faz todo o sentido chamarem de a “cidade das pedras”. Além da paisagem, é bom para ter noção da localização da Pedra das Carnaúbas (lado superior esquerdo na imagem destaque), nossa próxima parada no Parque das Pedras.
Trilha da Carnaúba
Fomos de carro até o início da trilha e continuamos por um caminho estreito, entre a sombra das árvores, até a base da Pedra das Carnaúbas. Então começa uma subida íngreme, porém fácil para quem veste calçado com sola de borracha (melhor ainda se tiver garras) e não tem medo de altura. Em certos trechos é preciso escalaminhada (apoio dos quatro membros na rocha) para seguir adiante. Em outros o recomendado é caminhar em zigue e zague ao invés de subir direto.

No ponto mais alto temos a vista contrária da foto destaque abrangendo a cidade, as outras rochas e o mar mais adiante. Vale ficar um tempo apreciando a paisagem e descansando antes da descida. Afinal, a atenção precisa ser dobrada para não machucar o joelho ou tropeçar em pedras e mandacarus cheios de espinhos. Do início ao fima da trilha demora cerca de duas horas conforme o preparo físico do grupo.
A Pedra das Carnaúbas tem cerca de 100 metros e leva este nome por abrigar um jardim de carnaúbas (palmeira comum na região) no topo. Um pequeno vale dentro da rocha que deve ficar lindo na primavera.

Antes de voltarmos para a estrada, paramos na churrascaria O Motão para um refresco e encontrar quem não fez a trilha. O refresco ficou ainda mais efetivo quando descobrimos que havia uma piscina semi natural na colina atrás do restaurante. O proprietário aproveitou a rocha para criar uma piscina com um baita visual. Claro, rolou banho divertido entre as flores que caiam da árvore ao lado.

Tome Nota Chaval
Quem faz a trilha: o guia Marcos Ryal da Chaval Tour, contate por e-mail: [email protected]
Melhor época: junho é um bom mês pelas temperaturas mais agradáveis e pouca chuva. Mas evite fazer a trilha perto do meio dia porque mesmo nublado será quente.
Como chegar a Chaval: a partir de Jericoacoara, siga pela BR-402, passando por Camocim e Barroquinha em uma estrada bastante esburacada. Já quem vem do Delta do Parnaíba, vai encontrar um caminho bem melhor, embora seja a mesma rodovia.
Onde comer: restaurante e churrascaria O Motão fica na rua Anatólio Thiers Carneiro, 652. Dizem ser uma das melhores opções na cidade.
Além de Chaval e a famosa Jericoacoara, Barroquinha, Camocim e Cruz são os destinos cearenses da Rota das Emoções.
Veja mais fotos de Chaval e da Trilha da Carnaúba:

[tab][tab_item title=”” open=”true”]Siga no Instagram[/tab_item][/tab]
Esta viagem foi um convite do SEBRAE dos Estados Ceará, Maranhão e Piauí para promover a Rota das Emoções.
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas do Brasil:
- Cheguei, e agora? Qual melhor transporte em Porto Alegre
- Qual o melhor aeroporto de São Paulo
- Dicas aos viajantes Ilha do Mel
- Evite imprevistos nas estradas gaúchas
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS

Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Rota das Emoções
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real