BRASIL

Canela: um destino turístico tranquilo e natural


Desde a primeira visita, Canela (RS) foi a cidade preferida na Serra Gaúcha, volto ao menos uma vez por ano e compilo aqui as melhores dicas para ajudar na sua viagem. Volte sempre porque a ideia é atualizar a cada novo roteiro.

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

Dos imigrantes ao turismo, um pouco da história de Canela

Os primeiros alemães que chegaram ao Brasil iniciaram uma dura jornada na região atualmente chamada Vale Germânico, descontentes, alguns subiram a serra e se encantaram com as paisagens de araucárias, abundância em tons de verde e cachoeira impressionante. Com famílias italianas iniciaram o povoamento de Canela em 1890. Para constar, o nome não tem origem na especiaria asiática e sim em outra árvore, a caneleira (ou canelinha), onde antes dos imigrantes chegarem os tropeiros costumavam descansar.

A inauguração da estação de trem trouxe grande desenvolvimento e facilitou a chegada dos turistas a partir de 1924. Na década de 30 foram plantadas as primeiras hortênsias que se espalharam e embelezam todas as estradas e canteiros da Serra Gaúcha.

Hortênsias, folhas vredes, araucárias e céu azul na zona rural de Canela
Paisagens coloridas nas estradas

9 Pontos turísticos de Canela

São muitos atrativos turísticos para passar dias ou voltar várias vezes, listo os mais interessantes visitados por mim ou Luciano Nagel. Toque nos links para saber mais detalhes:

  1. Catedral de Pedra
  2. Parque do Caracol
  3. Parque Skyglass
  4. Parque da Ferradura
  5. Ecoparque Sperry
  6. Castelinho Caracol
  7. Mundo a Vapor
  8. Alpen Park
  9. Estação Campos de Canella
quero dicas do Brasil
Casa de madeira no meio da mata em Canela

O que fazer em Canela

  1. Apreciar a vista 
  2. Experimentar a gastronomia local
  3. Fazer caminhadas ou trilhas pela cidade, ou nos diversos parques
  4. Conferir a agenda local para assistir algum dos espetáculos da estação
  5. Visitar os museus e parques temáticos
Catedral de Pedra
Catedral de Pedra

Catedral de Pedra

O cartão postal urbano de Canela é o seu templo neogótico, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes (1987). Embora mais divulgado durante as festividades de Natal, a igreja tem um sistema de iluminação permanente, proporcionando todas as noites um show de luzes coloridas por sete minutos, mudando de cor a cada minuto.

É possível subir nas suas torres, que chegam a 65 metros de altura, para apreciar a vista e conhecer o museu de arte sacra contando a sua história. Em frente fica o letreiro com o nome da cidade.

Ingresso para subir nas torres e Museu de Arte Sacra

Onde: na Praça da Matriz, 69, no centro de Canela, podendo ser vista de longe desde a avenida Osvaldo Aranha.

O Show de Luzes acontece diariamente às 20h, 21h e 21h45 com apresentações especiais em datas comemorativas.

Parque Estadual do Caracol

É o lugar onde os primeiros imigrantes se encantaram com a paisagem e permanece quase o mesmo quando visto dos mirantes em direção a Cascata do Caracol. Claro, hoje há bastante infraestrutura como trilhas ecológicas, restaurantes, lojas, churrasqueiras, Centro Histórico Ambiental, parquinho infantil e outros, mas é principalmente uma unidade de conservação ambiental.

Cascata do Caracol vista do mirante principal do Parque Estadual do Caracol, em Canela
Cascata do Caracol vista do mirante principal do Parque Estadual do Caracol
Mulher veste calça cinza, tênis amarelo e blusa marrom, ela se apoio na proteção do mirante. Ao fundo cachoeira de Canela
Vista do mirante principal é ótima para fotos

O maior destaque é a Cascata do Caracol com 131 metros de altura. Pode ser plenamente observada sem custo extra do mirante principal do parque ou pagar para subir no Observatório Ecológico (27 metros mais alto) ou nos Bondinhos Aéreos (fora do parque). Antigamente podia descer a escadaria de 730 degraus até o rio onde deságua e fiz ainda criança, na última ida tinha uma placa de interdição proibindo a passagem. Atualmente o único jeito de chegar lá é contratar o tour Pé da Cascata que parece bem legal unindo passeio off road com trilha pela mata. Esse está na minha lista, se já fez, conte nos comentários.

Água escorre pelas pedras vinda de uma queda de água em meio a natureza, céu azul em Canela
Acompanhando o Arroio Caracol na trilha ecológica

Sempre que posso tiro algumas horas para caminhar pelo parque, relaxar com as corredeiras chegando até a barragem por uma trilha fácil margeando o arroio Caracol.

Onde: a entrada do Parque Caracol está situada na rodovia RS 466, km 0, s/n, Caracol. Distante 7 km do centro de Canela.

Aberto diariamente, das 9h às 17h30 (última entrada até 17h). Desde que o parque foi privatizado, o valor ficou salgado para entrar, mas é imprescindível para quem curte natureza e visita pela primeira vez. Reserve um turno inteiro.

Parque Skyglass

Skyglass Canela
Plataforma Skyglass

Skyglass é a primeira plataforma estaiada de vidro da América Latina e uma das maiores do mundo nesse estilo. Literalmente com vista de tirar o fôlego para o Vale da Ferradura, o visitante pode passear no parque aproveitando suas diversas suas atrações, já os mais inspirados caminham sobre o mirante de vidro e os mais aventureiros sentam nas cadeiras suspensas do brinquedo Abusado.

Onde: Skyglass está localizado a 14 km do centro de Canela, na zona rural da cidade, pegando a Estrada Municipal CNL 350, 9800. É a continuação da estrada que vai para o Parque do Caracol.

passaporte completo fica mais caro no mês de julho e nos feriados nacionais ou pode comprar somente a entrada no parque.

Aberto das 9h às 18h. Reserve 2 horas ou mais se o dia estiver lindo.

Parque da Ferradura

Vale da Ferradura em Canela
Vale da Ferradura

O parque é famoso pela sua curva em forma de ferradura formada pelo rio Caí, aquela vista do Skyglass. Além de excelente opção para caminhadas na natureza, tem áreas para piquenique, mirantes e estrutura. O local abriga uma variedade de plantas e aves.

Onde: o Parque da Ferradura fica no km 6 da RS 466, mais conhecida como Estrada do Caracol. Está localizado a 13 km do centro de Canela e 17 km de distância de Gramado, no Vale da Ferradura.

Abre diariamente das 9h às 17h30.

Castelinho Caracol

Catelinho Caracol de Canela
Entre as primeiras residências de Canela está o Castelinho Caracol (1915), hoje um parque museu e casa de chá

A visita é uma viagem ao passado através da memória da família Franzen e o seu modo de vida no início do século passado. O castelo em estilo enxaimel 1 foi quase todo construído em madeira de araucária com aberturas em cedro e ipê, sendo o primeiro piso com sistema de encaixes e parafusos sem uso de pregos. Antes do turismo, madeira era a maior fonte de renda da região e era tratada para durar séculos.

Ao redor do castelo fica uma área verde, serraria e galpões expondo ferramentas de marcenaria, ferraria antiga, utensílios agrícolas e maquinário movido a vapor. A ponte ao lado dá acesso ao Arroio Caracol, que leva esse nome pelo seu formato.

Casa estilo enxaimel
Casa do Vô foi onde a família Franzen morou durante a construção do Castelinho Caracol
Prato servido com doces e xícara de chá
Tradicional Apfelstrudel (torta de maçã) da família com chá

Onde: o Parque Castelinho Caracol está localizado na estrada RS 466 km 3.

Aberto diariamente das 9h30 às 13h e das 14h20 às 17h40. Acesso ao arroio fecha às 17h.

Pagamento obrigatório mesmo para quem só vai comer na casa de chá. Ingresso inclui tour guiado pelos cômodos decorados nos anos 1900 com exposição de objetos, móveis, roupas e fotografias.

Ecoparque Sperry

Cachoeira do Poço em água verde e muita vegetação ao redor
Cachoeira do Poço
Escada em trilha no interior de Canela
Estrutura das trilhas

Um parque ecológico na zona rural de Canela, são 20 hectares com trechos de Mata Atlântica entre riachos, cascatas, cachoeiras, trilhas, animais silvestres e diversas atividades de educação ambiental e para colocar o corpo em movimento em meio a natureza.

Entre as opções tirolesa, rapel, slackline, mini arvorismo e banho de cachoeira com boa estrutura. Conheci ao sair de uma feira em um dia lindo e com roupa nada apropriada, mesmo assim, foi maravilhoso caminhar pelas pedras e sentir a energia das águas e das plantas por cerca de 2 km. Os caminhos são sinalizados e de fácil acesso para quem não tem problema de mobilidade, levei menos de 2 horas com pausas para fotos.

Mulher morena e bronzeada veste blusa, calça preta e bolsa vermelha em frente a uma cachoeira.
Na Cachoeira Escondida

Ainda tem um restaurante confort food que não tive tempo de experimentar, mas vários amigos recomendam.

O restaurante Bêrga Mótta funciona somente aos finais de semana e feriados, já o parque abre de terça domingo, das 9h às 17h, sem venda de alimentos. O almoço isenta o ingresso do parque e não aceitam cartões.

Onde: o Ecoparque Sperry está localizado na Linha 28, Estrada Professora Elvira A Benetti, km 05, no Vale do Quilombo. Acompanhe as placas e a paisagem especialmente colorida entre o final da primavera e verão.

Organize-se para passar um dia inteiro e aproveite todas as atividades. Não esqueça do repelente e protetor solar.

Mundo a Vapor 

Um parque temático conta a história das locomotivas, a importância desse transporte para a região e sua fachada chama a atenção para um acidente famoso. A locomotiva pendurada reconstitui o acidente de Montparnasse, ocorrido em Paris, no ano de 1895, quando desgovernada atravessou a parede e caiu, ficando pendurada por seus vagões.

Mundo a Vapor em Canela
Mundo a Vapor

Adorava visitar na adolescência, voltei adulta e hoje acho válido para quem se interessa por trens, história e coisas que funcionavam a vapor. É alternativa para dias de chuva por ser todo coberto, tem o passeio de trenzinho, loja, museu, cafeteria e estúdio para fazer aquelas fotos de época.

Para o segundo semestre de 2024 o empreendimento promete uma renovação, terá fachada revitalizada e um novo atrativo: a Roda Canela será a maior roda gigante da região e a primeira temático do mundo. O turista vai poder conectar o celular na cabine e aproveitar diversos entretenimentos enquanto realiza a subida de 52 metros de altura com vista 360 graus para Canela e as cidades vizinhas.

Onde: o Mundo a Vapor fica na avenida Dom Luiz Guanella, 1247, na RS 235 – Rodovia Gramado / Canela.

Abre de quinta a terça das 9h às 17h. 

Estação Campos de Canella

A antiga estação férrea foi revitalizada, se transformando em um espaço de gastronomia, cultura e rua coberta. Têm lojas, artesanato, restaurantes, bares e eventos culturais para todas as idades.

Onde: em frente à praça João Correa.

Passeio em Canela e arredores

^ Voltar início ^

Melhor época

Canela pode ser visitada o ano inteiro conforme a sua preferência, a altíssima temporada é no inverno com possibilidade de ver neve e aproveitar todas as belezas na estação gelada. Os meses de dezembro e março, ou abril, também são muito procurados pelos eventos: Sonho de Natal e Páscoa. O verão têm temperaturas agradáveis para tomar banho de cachoeira, enquanto outono e primavera são excelentes para fazer as trilhas. Geralmente vou em novembro e pego o início da decoração de Natal com menos movimento e preços um pouco mais acessíveis.

Hotéis em Canela

Se hospedar em Canela pode ser uma opção mais econômica e tranquila para conhecer Gramado e região. Fica próximo às atrações mais interessantes (na natureza), com excelentes restaurantes.

Saiba como foi a minha hospedagem na Pousada Vila 505.

Vários amigos recomendam os hotéis da rede Laghetto como o Viverone ou Vivace. Já me hospedei na rede, mas em outras cidades e gostei bastante, principalmente pela localização. Na última viagem fiquei na Pousada Monte Bello, nova e com excelente custo benefício para quem busca uma boa cama, banho e café da manhã, principalmente famílias.

Booking.com

Reserve seu hotel com antecedência, especialmente se você estiver viajando durante a alta temporada.

Restaurantes em Canela

Cannelé Bistrot traz a refinada culinária francesa para Canela e temos um texto contando os detalhes do jantar no link.

Onde: na rua Danton Corrêa da Silva, 307.

Mesa servida com fondue para duas pessoas
Fondue para duas pessoas

Primitivo Wine & Food Experience é um bistrô no interior de uma adega com serviços ala carte. Gostei das opções de fondue para 2 pessoas pelo custo benefício e evitar desperdício e comer demais a noite.

Onde: avenida Don Luiz Guanella, 960.

Prato servido com massa em restaurante de Canela
Pasta no Tango Café e Bistrot

Tango Café e Bistrot é um restaurante argentino para massas e carnes deliciosas no bom astral da Estação de Trem, a rua coberta de Canela.

Onde: na Praça João Correa, 277.

Roberta Martins em restaurante charmoso em Canela
Jantar no Empório Canela

O Irlandes SteakHouse & Pub serve um bufê de sopas ótimo para o jantar, além das cervejas.

Onde: junto ao Hotel Laghetto Vivace, na avenida Júlio de Castilhos, 602.

Empório Canela é bistrô e livraria aconchegante e com pratos deliciosos no coração de Canela.

Onde: rua Felisberto Soares, 258.

Cheirin Bão Canela cafeteria nova e familiar, passei para um almoço rápido e me senti em casa conversando com os proprietários, por acaso, são da fronteira perto da minha região.

Onde: rua Borges de Medeiros, 786 – Loja 6.

Skillo Lanches é acessível oferecendo xis, pizzas, aperitivos e bebidas.

Onde: avenida Júlio de Castilhos, 542.

Como chegar e circular

O aeroporto mais próximo e com oportunidade de passagens acessíveis desde São Paulo é Caxias do Sul, distante 80 km (veja transfer). Depois é Porto Alegre, com mais rotas vindas de todo o Brasil, a cerca de 130 km (o link exibe várias formas de transporte). Existe uma rota partindo nas segundas, quartas e sextas para o aeroporto de Canela.

Vale alugar um carro se viajar em mais de 4 pessoas, caso contrário o mais prático e econômico é chamar Uber ou contratar passeios que buscam no hotel (inclusive, alguns restaurantes oferecem sem custo). No entanto, os pontos turísticos nas zonas rurais tem sinal fraco de internet, o ideal é deixar pré-combinado com o motorista a volta.

Outra opção para visitar vários lugares por conta própria é o Bustour para 1, 2 ou 3 dias. O ônibus turístico passa nos principais atrativos de Gramado e Canela e os horários de cada parada são acompanhados pelo aplicativo em três idiomas.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » CANELA » Canela: um destino turístico tranquilo e natural
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment