BRASIL

Atrações imperdíveis no Alpen Park


Essa semana levei um casal de amigos de Porto Alegre, Jorge Walteman e sua esposa Simone Rohrig, para subir a Serra e conhecer o Alpen Park, um dos principais pontos turísticos na belíssima cidade de Canela. Assim como eles, eu também não conhecia pessoalmente o parque inaugurado em 2003. Apenas tinha ouvido falar, e muito bem.  

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

O que fazer em Canela: Alpen Park

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Para quem gosta de diversão, vale a pena passar um dia no local e experimentar todos os brinquedos com a compra do “passaporte”. Na ocasião, tivemos a oportunidade de assistir, com exclusividade, ao lançamento nacional do filme Scooby, experiência em 4D. A película, exibida em uma pequena sala de cinema, tem 15 minutos de duração e é uma versão adaptada do filme exibido pela Warner Bros em 2020. 

Cartaz do filme Scooby!

O filme do Scooby em 4D (quarta dimensão) fica em cartaz por tempo indeterminado e é muito divertido. Explicando melhor: o cinema em 4D é uma produção que combina o filme de 3D (três dimensões), que envolve altura, largura e profundidade, além dos efeitos físicos que ocorrem durante a exibição. Exemplo: em uma cena de vento, é possível sentir o frescor da brisa no rosto. Um espirro do personagem, pode fazer respingar água em que assiste ao filme, e por aí vai. Assista ao filme e sinta as emoções! 

Sobre o Alpen Park 

Com quase 20 anos de história, o Alpen Park de Canela, com 60 hectares, é um dos maiores complexos de aventura, diversão e entretenimento na Serra Gaúcha. Uma das principais atrações é o Trenó da Montanha, importado da Alemanha. 

A estrutura possui 37 trenós, que lembram os de neve utilizados na Europa, e possibilitam um belo passeio de cerca de cinco minutos, em meio a mata nativa que cobre a região. O trajeto percorrido é de 900 metros e a velocidade do trenó pode alcançar até 40 km/h. O turista mesmo que regula a velocidade do brinquedo, podendo frear ou acelerar.  

Montanha-russa do Alpen Park
Montanha-russa do Alpen Blizzard

Andamos na montanha-russa, batizada como Alpen Blizzard. O brinquedo conta com percurso de 438 metros, tem 15 metros de altura e alcança uma velocidade de 55 km/h. A volta dura cerca de dois minutos, tempo suficiente para uma descarga de adrenalina. 

Brinquedos radicais de parque de diversos Alpen Park
Alpen Turbo Drop (Crédito divulgação Alpen Park)

Outro brinquedo que faz a “alma sair do corpo” por alguns segundos é o Alpen Turbo Drop, uma torre de 20 metros de altura em que os visitantes sobem através de um elevador giratório. Lá de cima a vista para o vale é incrível, mas ao chegar no topo, o aparelho desce em queda livre, sendo desacelerado por um sistema de frenagem magnética.

Arvorismo e tirolesa 

Aos amantes de aventura, o Alpen Park também oferece atividades ao ar livre, como tirolesa e arvorismo. A tirolesa consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca por roldanas conectadas por mosquetões a um arnês. Nesta atração, o turista tem a oportunidade de percorrer 190 metros de extensão a 50 metros de altura.

Luciano Nagel e instrutor antes de se jogar na tirolesa
Minutos antes da tirolesa

Para retornar ao ponto de origem, o visitante caminha alguns metros por uma trilha, totalmente sinalizada, onde embarca para a segunda tirolesa com 110 metros de extensão e 40 de altura. Vale lembrar que todo o percurso é monitorado por funcionários qualificados e sempre atentos à segurança do turista. 

O arvorismo é outro entretenimento do Alpen Park que atrai centenas de visitantes. Nesta atividade, o turista testa seus limites e a superação do medo, principalmente de alturas. O trajeto, entre as copas das árvores, dura em média 30 minutos (depende da velocidade de cada um) e o visitante pode caminhar por oito passarelas. Esse percurso é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas para a segurança do turista que é sempre acompanhado por um monitor.  

Além dessas atividades, o parque dispõe, na área central, de uma pequena vila, inspirada na arquitetura e cultura dos alpes suíços e alemães. Chamada Vila Alpina, o local conta com lojas temáticas em um ambiente acolhedor para toda a família.

Vila Alpina do Alpen Park
Vila Alpina (Crédito divulgação Alpen Park)

Tome Nota

Endereço: Rodovia Arnaldo Opptiz, 901, com estacionamento pago.
Horário: das 9h às 17h20
Ingressos: a partir de R$ 109 na Brocker.

Essa viagem foi um bate e volta, para quem for se hospedar, Roberta recomendada a Pousada Vila 505. RESERVE AQUI.

+ Aventuras no Skyglass
COMPRE INGRESSOS

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » CANELA » Atrações imperdíveis no Alpen Park
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Luciano Nagel

Jornalista, gaúcho, trabalhou nas Rádios Guaíba, Bandeirantes e CBN/Globo no Rio de Janeiro. Atuou como correspondente freelancer para O Estado de São Paulo (Estadão) em Porto Alegre. Atualmente colabora com reportagens para o Jornal Folha de São Paulo, portal de notícias UOL, Deutsche Welle, emissora internacional de jornalismo da Alemanha, e seu site Nagel na Estrada. Foi bolsista da Heinz-Kühn-Stiftung, na Alemanha, em 2009. Viveu na Inglaterra, Portugal e Alemanha. Colaborador do Territórios, Nagel é apaixonado por viagens, gastronomia e diferentes culturas. | Siga no Instagram | Twitter

Write A Comment