Atração inovadora em Canela, o Skyglass vale para os corajosos e também para quem tem medo de altura porque há atrativos para outros gostos.

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

Skyglass Canela

É a primeira plataforma estaiada de vidro da América Latina, a única com o brinquedo Abusado, além de ser uma das maiores do mundo nesse estilo. Na verdade, são apenas duas, na China e outra aqui no sul do Brasil. A brasileira está localizada em um parque com vista para o Vale da Ferradura, zona rural distante 30 minutos do centro de Canela. 

Estrutura de vidro e aço avança 35 metros sobre o Rio Caí a 360 metros de altura. Foto aérea da plataforma em meio a natureza exuberante
Skyglass: estrutura de aço e vidro avança 35 metros sobre o Vale da Ferradura a 360 metros de altura (crédito: divulgação)

Mirante em plataforma de vidro para o Vale da Ferradura

Prepara-se para uma vista de tirar o fôlego! Se der um frio na barriga, vá devagar se apoiando no corrimão e olhando para frente, o início é de aço, porém com furos que dá para ver a altura onde estamos. Somente o último trecho da plataforma é de vidro por todos os lados e conforme o reflexo do sol e ângulo, vira espelho e traz maior sensação de segurança. Ou apenas respire fundo e aproveite o visual e a sensação de caminhar nas alturas como se não houvesse chão.

Araucária, vale cortado por um rio e a plataforma
Araucária e a plataforma

A capacidade máxima permitida é 130 pessoas por vez para o visitante andar na plataforma com espaço confortável, mas não tinha nem perto disso quando visitei.

Foi de boa? Então vai curtir ainda mais a adrenalina do Abusado.

Abusado 

Embaixo da plataforma ficam 10 cadeiras suspensas em um monotrilho que levam para um passeio circular sem vidros, somente o cinto de segurança. Então dá para enxergar o Rio Caí e o Vale da Ferradura entre os pés soltos a 360 metros de altura. Legal, né!

Vista para o Rio Caí. Vegetação verde intenso e plataforma de vidro
Vista para o Rio Caí

Algumas dicas:

  • Quem senta na frente terá as melhores fotos e mais frio na barriga.
  • Para ter fotos tiradas com o seu celular no Abusado, peça para o companheiro ficar na catraca registrando. Ou fotos bem de perto são tiradas pelas câmeras do parque e estão à venda.
  • Na plataforma só pode levar telefone ou celular e no Abusado só o corpo e a chave do locker. Seus pertences devem ficar nos armários e se a mochila for grande como a minha, consulte um atendente para outra alternativa.

Eu tenho medo de altura e achei muito tranquilo esse passeio, talvez de tanto insistir em me aventurar nas alturas, o pavor tenha diminuído. Não senti vertigem nenhuma ao caminhar na plataforma de vidro nem sentada no Abusado, inclusive achei rápido demais os 2 minutos e meio, até poderia ter uma parada estratégica no meio do caminho para aumentar a dose de adrenalina.

Tem coragem? Conte nos comentários.

O parque Skyglass Canela

Mesmo quem não se anima de jeito nenhum chegar perto do precipício, o parque vale o passeio. Tem áreas verdes com animais silvestres (vi quatis), vegetação nativa, lojas, playground, museu, estacionamento e praça de alimentação.

Skyglass Canela foi construída em meio a um santuário ecológico de paisagem sem igual. Durante a visita de imprensa, nos explicaram como o empreendimento nasceu com os compromissos de preservar a natureza e contribuir com o monitoramento da fauna e flora local. Por exemplo,  o tratamento de esgoto tem 98% de pureza da água sendo direcionado para a irrigação dos jardins. As árvores nativas são protegidas e foram reintroduzidas mais de 3 mil mudas de diversas espécies. Já as pedras e terras escavadas permaneceram na região, reaproveitadas na própria obra. Os alicerces da plataforma, área da praça de alimentação e mirante, foram erguidos com o mínimo de impacto possível na vegetação.

Inclusive, o principal motivo de não poder levar objetos na plataforma é o risco de cair no vale e poluir o ambiente preservado, além da segurança dos visitantes, claro.

Frase na placa de sinalização: "Perto do céu a gente é mais feliz. Eu testei meus limites. Skyglass Canela Vale da Ferradura 360m do Rio Caí"
Parque Skyglass

Memorial do Ferro de Passar

Logo em frente a entrada da plataforma há um museu reunindo um acervo com mais de 400 exemplares de ferros de passar roupa e seus acessórios. Bom passeio para curiosos e nostálgicos.

Tome Nota

Onde fica: Skyglass está localizado a 14 km do centro de Canela, na zona rural da cidade, pegando a Estrada Municipal CNL 350, 9800. É a continuação da estrada que vai para o Parque do Caracol.

Horários: das 9h às 18h. Reserve 2 horas ou mais se o dia estiver lindo.

Quanto custa: paga-se ingresso para entrar e para cada uma das atrações radicais: Plataforma de Vidro e Abusado, ambas com armário. Passear no parque, que também tem vista, ou entrar no museu está incluso na entrada. O custo do Skyglass começa em R$55 na compra antecipada. É necessário agendar a data da visita no momento da reserva. Também é possível comprar na bilheteria no dia, mas sem os descontos.

Funcionário da Skyglass seguro cachorro de visitante
Skyglass é pet friendly

Skyglass é pet friendly

Pode levar o animal de estimação com guia em quase todas as áreas do parque, restrito apenas na plataforma. Se não tiver com quem deixar o bichinho para as atividades radicais, solicite o apoio de um colaborador, eles podem ficar uns minutinhos com o seu amigo.

Mais informações no site skyglasscanela.com.br e nas redes sociais: @skyglasscanela.

Por fim, confira a previsão do tempo em Canela e não desamine se estiver feio em Gramado no dia do passeio, o tempo pode mudar até chegar ao Skyglass ou ser completamente diferente. No dia da minha visita estava nublado e mesmo assim valeu a vista e a fotos.

Fotos de Rodolpho Reis, Ro Martins e divulgação.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » CANELA » Skyglass Canela é parque, mirante e adrenalina nas alturas
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo