Em momentos de pandemia, já que não podemos viajar para o exterior, ao menos temos a opção de conhecer um pouco mais de perto uma reprodução de um pedacinho de um dos bairros mais boêmios e elegantes da encantadora cidade de Barcelona, na Espanha. A réplica se transformou em um pequeno e aconchegante bar – Bar de Gràcia.

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

Por Luciano Nagel ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

O Bar de Gràcia é isso

Localizado na Avenida Osvaldo Aranha, 788 – bem em frente ao Parque da Redenção, no coração de Porto Alegre, o local serve café, almoço e janta leva o nome do bairro espanhol Gràcia. O estabelecimento foi aberto há cerca de dois meses sob o comando da arquiteta gaúcha Graziela Becker e seu sócio, o Chef Chico D’Ávila, com experiência em cozinhas espanholas e norte-americanas.

A ideia surgiu quando eu estudava e morava em Barcelona em 2009 no bairro de Gràcia. Nesse local toda a vizinhança se reúne, decoram as ruas e fazem uma festa chamada Festa de Gràcia. Tudo é muito caprichado. É uma celebração bem turística, com eventos musicais, exposições de artes e gastronomia“, explicou Graziela.

Nosso pedido no Bar de Gràcia

Jamón espanõl y tortillas de papa y sangria
Jamón español y tortillas de papa y Sangría

Para quem visita o Bar de Gràcia não pode deixar de experimentar a saborosa e gelada sangría espanhola, que é uma bebida que consiste em vinho tinto e frutas picadas, geralmente com outras especiarias. É uma das bebidas mais populares da Espanha. Para acompanhamento é sugerido tortillas – um omelete cujos principais ingredientes são ovos e batatas, todos fritos em azeite de oliva. Comida simples, barata e boa além das pizzas, bocadillos e tacos. Outra bebida que vale provar é a Clara – uma cerveja misturada com suco de limão, semelhante a um shandy.

Destaques para comer no Bar de Gràcia
Papas bravas y croquetas con Sangría

A decoração do botequim remete o cliente a sentir-se nas vielas do bairro de Barcelona, onde se reúnem artistas, escritores, poetas, estudantes e turistas. A Festa Maior de Gràcia é realizada sempre no mês de agosto, geralmente entre 15 e 21, mas devido à pandemia, ainda não se sabe se vai rolar ou não lá pelos lados de Barcelona, mas por aqui em Porto Alegre, o Bar de Gràcia está aberto aos clientes pela manhã, tarde e noite, sempre respeitando o limite de clientes no local, normas de distanciamento social, etc.

Pátio no Bar de Gràcia
Pátio no Bar de Gràcia

Logo na entrada, que é gratuita, pode-se observar dezenas de sombrinhas coloridas penduradas no teto. Mais adentro, uma arquibancada representando um estádio de futebol, onde os clientes podem se sentar e saborear uma ceva bem gelada. Já aos fundos do estabelecimento, encontra-se um pequeno pátio, cercado de edifícios, uma representação típica de um quintal boêmio no coração de Gràcia.

Gostou? Não deixe de voltar aqui para contar como foi a sua visita nos comentários.

Tome Nota

Bar de Gràcia Bar de tapas e restaurante
Café • Ceva • Cozinha no Instagram
Aberto de domingo à domingo
Reservas pelo telefone: (51) 2313-1120

Onde mais comer em Porto Alegre

Maya Bay, sobremesa
+ Nossa visita ao Koh Pee Pee+ Uma tarde em Itapuã…

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » PORTO ALEGRE » Bar de Gràcia, em Porto Alegre, traz os sabores de bairro típico de Barcelona
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Author Luciano Nagel

Jornalista, gaúcho, freelancer correspondente do jornal O Estado de São Paulo (Estadão), portal de notícias UOL e Deutsche Welle (DW), emissora internacional de jornalismo da Alemanha. Bolsista da Heinz-Kühn-Stiftung, na Alemanha em 2009. Viveu na Inglaterra, Portugal e Alemanha. Colaborador do Territórios e apaixonado por viagens e culturas. | Siga no Instagram | e Twitter

1 Comentário

Deixe seu recado, escreva algo