Referência em comida tailandesa em Porto Alegre (RS), o Koh Pee Pee completa 32 anos em 2021, colecionando reconhecimentos nacionais em rankings de gastronomia (Guia Veja Comer e Beber, Guia Quadro Rodas, em diversas edições), e certificação internacional pela qualidade, excelência e autenticidade de seus pratos, como o “The Pride Of Thailand”, do National Food Institute, e o selo Thai Select, pelo governo da Tailândia.

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

Acesso rápido: Última notícia | O que é | Experiência | Endereço e entrega

Koh Pee Pee apresenta o Menu Sawadee

A experiência da Criz está logo abaixo, antes a novidade lançada em 2021: o Menu Sawadee. Um cardápio minimalista com pratos consagrados da casa, com uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, disponível de segunda a quinta-feira. Uma ótima opção para aqueles que ainda não conhecem a gastronomia thai. 

Entre as opções de entradas estão o Kung Hom Pa (camarão envolto com massa crocante, recheado com castanhas, porco e gengibre), Yam Ya (mix de folhas verdes com repolho roxo, cenoura, pepino, tomate-cereja com molho agridoce thai) e o Poh Pia (rolinho primavera thai style com camarão, porco e legumes). Para o prato principal é possível escolher entre Pad Thai Gai (massa de arroz thai style com frango, tofu, amendoim e broto de feijão), Moo Pad Khing (filé de porco com gengibre, fungo negro e aspargos ao molho especial com arroz thai jasmim)  Pad Neua Ko Taruta (filé mignon com cogumelo paris, pimentões e broto de bambu com arroz thai jasmim), Liang Jay (aspargos, ervilha-torta, tofu defumado, broto de feijão, alho-poró, brócolis, broto de bambu, cenoura, beringela e abobora verde ao molho de curry amarelo com leite de coco tailandês com chips de inhame) e o Khao Pad Goong  (arroz frito com legumes e camarão).

Para completar o menu, são três opções na sobremesa: Kluai Buat Chee (banana cozida em leite de coco natural e açúcar de palmeira com sorvete de creme),  Khao Neaw na Maprow (arroz “moti” ao leite de coco natural, coberto com coco queimado em açúcar de palmeira) ou Sorvete com Calda de Frutas.

Koh Pee Pee – Thai Food

Por Criz Azevedo ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.

O nome é inspirado em uma das famosas ilhas daquele país, e traz elementos thai em sua ambientação, mobiliário, louça, uniformes e cozinha. Tem luzes pontuais que dão aconchego à casa, imagens belíssimas do fotógrafo inglês Bryan Parsley, e garçons bilíngues no staff.

O restaurante comporta confortavelmente 120 pessoas, e conta com uma carta de bebidas com destaque para mais de 150 rótulos de vinhos, espumantes e champagne de países como Uruguai, Portugal, Chile, Argentina, França, Espanha, Itália, Brasil, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Estados Unidos. Em uma das salas, onde fica a adega, é possível sentar-se em uma grade mesa, perfeita para jantares harmonizados, degustações. Maria Amélia Duarte Flores, enóloga, realiza alguns de seus eventos no Koh Pee Pee.

Imagem de Bryan Parsley, fotógrafo inglês especialista em Tailândia
Imagem de Bryan Parsley, fotógrafo inglês especialista em Tailândia

Por ser uma culinária oriental e exótica, traz condimentos e ervas asiáticos que dão um perfume à comida. No cardápio, os pratos mais carregados na picância levam 1 2 ou 3 desenhos de pimentas ao lado do nome, para que o cliente não tenha susto. Além disso, é possível assistir à brigada da cozinha em ação preparando as iguarias, como fazem os tailandeses nas ruas da capital Bangkok.

Carne com polenta e molho+ Experiências gastronômicas em Porto Alegre

Minha experiência no Koh Pee Pee

Frequento o Koh Pee Pee há mais de 15 anos, e tenho minhas paixonites pelo arroz que sou capaz de comê-lo sozinho de tanto que gosto: levemente adocicado e apimentado ao mesmo tempo. Recentemente, fui conhecer o menu sazonal outono-inverno, assinado pela chef Zelda Dal’Molin, responsável, desde 2012 pela cozinha. Em seu currículo, somam cursos em diversos países, e, em especial, imersões na Tailândia como forma de aprimorar a cultura que vai além das panelas. Num de seus cursos realizados no Espaço de Eventos Koh Pee Pee Thai House, Zelda contou sobre sua experiência de mergulhar num ambiente rico de tradição, morando na Tailândia, em que detalhes do preparo dos ingredientes vão fazer a diferença no resultado final.

Uma curiosidade, por exemplo, é que a faca é considerada uma arma, então, para preparar alimentos, usam ferramentas que tem a função de cortar. O PH da água deve ser alto, pois impacta no preparo e sabor da comida. Também vivenciou algo encantador como voluntária numa aldeia: cuidar de um elefante, alimentando-o, levando-o para passear, dando banho. Uma experiência e tanto!

Os pratos são preparados na frente dos clientes no Koh Pee Pee
Os pratos são preparados na frente dos clientes

Então, vamos ao menu sazonal oferecido em primeira mão para um pequeno grupo de jornalistas e blogueiros, a convite da Dixon Comunicação. A ideia é que os pratos mais pedidos do menu sazonal sejam incorporados ao cardápio da casa, no decorrer do tempo.

Os drinks

Sawarot: Rum, suco de maracujá, açúcar de palmeira, limão siciliano, licor de Amaretto servido com pau de canela.
Amei!

Thai Taeg Mo: Rum, polpa de melancia, gengibre, manjericão doce e limão Taiti. Servido com lasca de melancia.
Sabor marcante.

Thai Taeg Mo: drink com rum, melancia, gengibre, manjericão e limão. Koh Pee Pee
Thai Taeg Mo: drink com rum, melancia, gengibre, manjericão e limão

As entradas

Kalamplj – Plan Taohu: Folhas de acelga recheadas de camarão, frango, inhame, aipo, gengibre, shoyu light, açúcar de palmeira. Acompanha molho de abacaxí Koh Pee Pee. Lindo e delicioso.

Goong Pan Ooi: Bolinhos de camarão, porco, alho e coentro servido em talo de lemongrass com molho de pimenta Koh Pee Pee.
Repete, pls!

Kalamplj – Plan Taohu: entrada com acelga, camarão, frango, inhame, aipo, gengibre, shoyu, açúcar de palmeira. Acompanha molho de abacaxi
Kalamplj – Plan Taohu: entrada com acelga, camarão, frango, inhame, aipo, gengibre, shoyu, açúcar de palmeira. Acompanha molho de abacaxi

Os pratos principais

Plaa Rad Makam Prik Gluay Khing Dong: Truta no vapor marinada em tamarindo e molho suave de pimenta, com banana da terra em duas texturas, brunoise de cenoura, gengibre, pimentões e tomate cereja. Servido com arroz thai jasmim e vermelho.
Pensa em algo diferente, lindo e saboroso!

Mee Sa – Pam (Moo/Neua/Gai): Macarrão sabor lagostim, filé ou frango ou porco, couve, açúcar de palmeira, pasta de alho, molho de peixe, suco de limão e shoyu light. (Especialidade de Phuket, ilha do sul da Tailândia).
Levíssimo, gostei muito.

Hoi Pad Nam Prjk Pow: Mexilhões ao molho de red curry, leite de coco, molho de peixe, tomates cereja, açúcar de palmeira e folhas frescas de coentro. Servido com arroz Thai jasmim e vermelho.
De comer ajoelhado.

Hoi Pad Nam Prjk Pow: Mexilhões com curry, leite de coco, molho de peixe, tomates, açúcar de palmeira e coentro
Hoi Pad Nam Prjk Pow: Mexilhões com curry, leite de coco, molho de peixe, tomates, açúcar de palmeira e coentro

A Sobremesa

Maya Bay: Lâmina de chocolate rubi, mousse de lichia e gelatina de espumante cobertos por pétalas de mini rosas comestíveis e ganache de chocolate.
Leve, leve, delicada.

Maya Bay, sobremesa no Koh Pee Pee
Maya Bay, sobremesa

Koh Pee Pee – Thai Food

Onde: Rua Schiller, 83 – Bairro Moinhos de Vento – Porto Alegre.

Horário: aberto de segunda a quinta das 19h às 23h30min.
Sexta e sábado das 19h às 0h. Seguindo rigorosamente o protocolo de segurança contra a Covid-19 o restaurante está funcionando com capacidade reduzida.

Reservas: por e-mail ([email protected]) e telefone (51.3333.5150) de segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados e feriados por e-mail. Detalhes no site kohpeepee.com.br.

Delivery: kohpeepeedelivery.com.br e (51) 3307-9279, com entrega cortesia.

Agradecimentos

Ana Paula Dixon, da Dixon Comunicação, e Audrey Hoefel, Marketing do grupo Koh Pee Pee.

Adega de restaurante Koh Pee Pee
Criança brinca com decoração de restaurante Koh Pee Pee
Prato com pimenta e legumes
Bule de chá em restaurante
Koh Pee Pee

Imagem destaque é divulgação do restaurante.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » PORTO ALEGRE » Koh Pee Pee – Thai Food, entre os melhores restaurantes de comida tailandesa no Brasil
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Author Criz Azevedo

Criz Azevedo é jornalista, publicitária, tecnóloga em Hotelaria. Há mais de 15 anos atua como repórter, redatora e editora em comunicação empresarial. Curte biografias, cinema, soul music, fotos de viagens e natureza selvagem. Adora temas relacionados à etnografia, aprender sobre as histórias das coisas, pessoas, comportamentos, hábitos e lugares. Siga no Instagram | Conheça o Guia RS

1 Comentário

  1. Roberta Martins Responder

    Faz anos que experimentei, mas lembro do delicioso arroz com camarões servido no abacaxi.

Deixe seu recado, escreva algo