O que fazer em Barcelona


Barcelona é um caos cultural, se escuta todas as línguas entre muitas culturas diferentes misturadas. E como não poderia ser diferente, existem brasileiros por toda a parte. A maioria dos moradores tem cachorros, vespas, bicicletas e se vestem de modo descontraído. Já os nativos são orgulhosos de suas tradições, não se consideram espanhóis e falam o seu próprio idioma –  o Catalão. Mas todos falam espanhol e a sinalização da cidade está nos dois idiomas.

Espanha exige certificado de vacinação completa

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre a Espanha

Quer dirigir na Europa? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

O seguro viagem é obrigatório.

Acesso rápido: Impressões | Passeios | Onde dormir | Tours | Onde comer | Dicas | Por onde começar

O que fazer em Barcelona? Pedalar
Pedalando na Barceloneta

Viver um tempo em Barcelona faz bem para qualquer designer,  é a maior concentração de desenhistas, arquitetos e artistas do planeta. E visitar é obrigação para quem gosta de lugares únicos no mundo. Tive a oportunidade de viver e trabalhar nesta cidade nos meses de outubro e novembro, e para minha surpresa fazia calor de dia, dava até para ir à praia de biquíni. Um casaco mais grosso e manta por cima da camiseta foi o máximo que usei para me proteger do frio noturno.

Durante este período descobri um lado que o turista, deslumbrado com tanta arte, não percebe. A cidade perdeu sua identidade com o grande volume de imigrantes e com isso herdou problemas que são comuns nos países de terceiro mundo como a insegurança, as pichações, os mendigos, as drogas e a prostituição. Existem mais muros e policiais que em outras cidades europeias. Não tem violência, mas tem muito ladrão batedor de carteira, principalmente nas Ramblas, Born e Raval. É preciso estar atento.

O melhor da capital catalã são as obras de Gaudí, a mescla cultural e a infraestrutura para pedalar. Vi muitas pessoas pedalando, existem várias ciclovias, semáforo para ciclistas e é possível levar a bicicleta no metro e no trem por toda a cidade, fora dos horários de pico. Abaixo preparei o roteiro do que fiz e mais gostei. As obras de Antoni Gaudí não estão listadas, pois mereceram um post à parte.

receba dicas da Europa por e-mail

Os passeios

O que fazer em Barcelona? Caminhar nas Ramblas
Ramblas
O que fazer em Barcelona? Pegar uma praia em Barceloneta
Barceloneta
Puerta de la Ciudadela
Puerta de la Ciudadela
Escadas rolantes em Montjuïc
Escadas rolantes em Montjuïc

Caminhe pelas Ramblas, as ruas mais famosas da cidade que ligam o  Port Vell (antigo porto revitalizado) a Praça Catalunya, e passe por várias atrações como estátuas humanas, bancas de flores e lojas. Ali fica o colorido Mercat de La Boqueria com frutas e comidas diferentes, tudo muito organizado. Também o Grand Teatre Del Liceu, conhecido com El Liceo, é um dos mais importantes teatros de ópera do mundo. E para os supersticiosos como eu, não deixe de beber na Fonte De Canaletes. Fica na saída do metro e diz a lenda: quem bebe de canaletes volta à cidade.

Conheça Montjuïc e tenha uma bela vista da cidade, além de importantes museus e o Poble Español, uma cidade espanhola dentro da Catalunia que conserva os prédios antigos com lojas e bares legais. Fora do inverno tem um show de água e luzes a noite e tem escada rolante para chegar na parte mais alta. O Parc Güel e Sagrada Família também tem excelentes vistas de Barcelona.

Faça um piquenique no parque de La Ciudadela, ali tem uma fonte criada por Gaudí, o Puerta de La Ciudadela e lindos caminhos para percorrer.

O que fazer em Barcelona? Visitar mercados como La Boqueria
La Boqueria

Barceloneta é a praia mais famosa, era vila de pescador e hoje é agradável para caminhar e pedalar. É simples comparada com as brasileiras, mas vale a experiência de pegar uma praia no mediterrâneo.

Praia de Barceloneta
Praia de Barceloneta

Port Olimpic onde foram realizadas parte das provas das Olimpíadas de 92, é agradável de caminhar e ver  lanchas e iates maravilhosos.

O que fazer em Barcelona? Passear no Port Olimpic
Port Olimpic
viajantes espanha+ Dicas da Espanha

Tours e ingressos

^ Voltar início ^

Os Bairros

O pensador na Av. Diagonal
O pensador na Av. Diagonal

É fácil se localizar em Barcelona com os quarteirões quadrados e algumas ruas que cortam a cidade transversalmente como Diagonal, Gran Via de Los Cortes Catalanes e Passeig de Gràcia. Todas devem ser percorridas visitando os diversos bairros, cada um com a sua peculiaridade. L’example e Gràcia são os mais sofisticados com o melhor do modernismo, cheio de bares e lojas interessantes. O medieval Barri Gòtic, El Raval e Barri Xino são a parte velha da cidade. O Gótic tem a arquitetura gótica mais conservado de toda a Europa. Raval é bairro de imigrantes onde a mescla cultural é ainda mais presente. Ali perto fica El Born que é cheio de estrangeiros e possui vida noturna agitada.

O que fazer em Barcelona? Apreciar a arquitetura diferente
Arquitetura diferente

Museus

Agito noturno na cidade velha
Agito noturno na cidade velha

Barcelona é um museu a céu aberto. Basta caminhar pelas ruas para perceber a riqueza na arquitetura modernista com exemplos da arte contemporânea a romana, passando pela medieval e representativa na Art Nouveau.

O Museu Barbier-Mueller é  arte pré-colombiana no bairro El Born. O Picasso é bem interessante para entender cada fase do pintor, fica próximo no bairro La Ribera. O MACBA  é o museu de arte moderna perto da Plaza Catalunya. Na frente fica sempre cheio de skatistas fazendo manobras.
O Museu de Artes Decorativas fica na Av. Diagonal e tinha uma exposição bastante interessante quando visitei, é bom verificar a agenda atual. Em Montjuïc tem A Fundación Joan Miró, que o nome já explica, e a Caixa Fórum. Este último era uma antiga fábrica que virou um centro de cultura e arte contemporânea com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo.

Noite em Barcelona

Começa tarde e as opções são muitas, para saber o que acontece compre El Guía del Ocio, é vendido semanalmente nas bancas. A maior concentração fica nos bairros Raval, Born, Gòtic e Gràcia, este último mais chique.

O que fazer em Barcelona? Curtir a noite intensamente
Champanharia
Champanhe e bocadillo
Champanhe e bocadillo

Bares tem Ovella Negra, uma taberna tradicional nas Ramblas, mas não gostei do tratamento, só falavam catalão e quando pedi o menu em espanhol me disseram que não existia comida em espanhol por ali e se eu estava na Catalunia teria que saber catalão. Não gostei. É um bar cheio de turistas, não entendo como podem tratar os clientes assim. Outro lugar típico e mais simpático é a Champanharia, perto da Barceloneta, sempre lotada de gente, tomei banhos de bebida por causa do empurra-empurra. Dá para comprar uma garrafa de uma boa cava mais dois bocadillos por 4 euros, é lugar para sair super alegre e cheirando a champanhe. Também tem o Obama – Pub restaurante na Gran Via com muita cerveja e música ao viso em alguns dias.

Fiz festa nas boates Apolo e Razzmatazz, a primeira predomina a música eletrônica por isso, gostei mais da segunda com vários ambientes e muito espaço. Na Rasmatazz achei curioso as fãs do Dj, era sueco e fazia muito sucesso, ficava num palco no meio de um show de luzes enquanto elas gritavam e pediam autógrafos jogando seus leques espanhóis. Ele assinava e atirava de volta para o público.

Tome Nota: o que fazer em Barcelona

Hospedagem em Barcelona: Morei no Hotel Via Augusta e o melhor era a localização. Tinha tudo por perto e dava para ir a pé em muitas atrações famosas. Na época o prédio estava em reforma e tinha alguns problemas, mas o staff era muito simpático e sempre foi atencioso. Pelas fotos atuais deve estar muito melhor.

Ane Damasceno esteve lá este ano e indica o Hotel Constanza com quarto e banheiro maravilhosos. É bem localizado na rua Bruc, 33. O quarto duplo custou 68 euros.

Refeições: Coma os Kebabs encontrados por toda a parte, são bons e baratos. Bocadillos são encontrados em todos os bares e padarias, eu adorava o de morcilla. A rede Fresc Co (buffet livre)  tem saladas, sopas, sobremesas, pizzas, pastas, pratos quentes e bebida no valor de 8,90 euros, outra dica da Ane.

Se for designer e passar por lá em novembro descubra detalhes da Design Week Barcelona, as palestras são ótimas e o networking também.

Alugue uma Bicicleta e conheça todas as praias pedalando.

No 1° domingo do mês muitos museus são grátis.

Para economizar: descubra eventos e entre, os coquetéis sempre são bons.

Veja outros posts e leia tudo o que precisa saber para planejar essa viagem em Destino Barcelona.

Fotos de Roberta Martins, Oswaldo Lópes e Osmany Torres.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar chip de celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » ESPANHA » BARCELONA » O que fazer em Barcelona

Prêmio Internacional

Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Fitur 2017
Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Feira Internacional de Turismo de Madrid – Fitur 2017
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto