O Cais Embarcadero deu uma renovada no centro histórico de Porto Alegre e desde o ano passado abriu suas portas ao público porto-alegrense e turistas que visitam a capital, oferecendo um bom espaço para a gastronomia, comércio e entretenimento. E o melhor: tudo isso de frente para o Lago Guaíba.

Ocupando uma área total de 19 mil m², a nova plataforma renova o espaço do Cais Mauá e traz novos estabelecimentos na área de alimentação como cafeteria e restaurantes que servem desde churrasco a pizza. Pode sentar na grama, levar as crianças na prainha e até o pet nos espaços ao ar livre, além de aproveitar exposições como a do Van Gogh até o final de março.

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Cafés e restaurantes do Cais Embarcadero

Na Alameda Gourmet, que é composta por quatro contêineres de frente para o Lago, há 5 restaurantes:

Além desses, o espaço é grande e diversificado com mesas ao ar livre nos cafés e lanches:

  • Z Café
  • Oakberry Açaí
  • E! Sucos
  • Eat Kitchen
  • Kioske do Pirata

Qual desses você já foi? Conte o que achou nos comentários.

Fomos conhecer o Press do Cais, uma cafeteria tradicional que já existe em outros pontos de Porto Alegre, e que às margens do Guaíba apresenta um conceito diferenciado. Além dos saborosos cafés e doces, o local também oferece ao cliente um bar com diversos tipos de drinks e uma deliciosa culinária, que vai do tradicional petisco que pode incluir nachos, pastéis e batata frita ao camarão crocante com arroz e amêndoas ou entrecot grelhado com arroz biro-biro e farofa de ovo e azeitona.

Drinks do Press Café no Cais Embarcadero
Drinks do Press do Cais

Happy hour no Press do Cais

Chegamos ao final de tarde, com uma forte chuva, o que não nos impediu de desfrutar a vista do Guaíba, pois o Press do Cais fica de frente para o Lago. Como sugestão de petisco, a coordenadora Maristani Parizotto nos recomendou uma porção de fritas com molho de queijo e charque desfiado. Realmente uma delícia. Fica a dica. 

Para beber, começamos com um drink chamado Pornstar, que contém vodka e baunilha mesclada com a acidez do maracujá e Hurricane, bebida à base de rum, suco de limão e maracujá. Ambos refrescantes e agradáveis para o fim de tarde abafado e chuvoso. Ao cair a noite, provamos uma porção de Bruschettas do Cais e para acompanhar outros dois drinks – Grapefruit Rosemary Brutt e Red Gin Fruits. O primeiro contém suco de grapefruit, refrigerante de pomelo [também chamado laranja-natal ou cimbo, é uma fruta cítrica], gelo, alecrim e espumante. Um raminho de alecrim misturado na bebida apresenta um sabor quente e amadeirado, ressaltando o aroma do drink. 

Já o Red Gin Fruits, possui uma brilhante e delicada coloração vermelho escuro, oriundas de frutas da mesma cor com folhinhas de hortelã. Uma bebida refrescante e combinou bem com as Bruschettas e a atmosfera do ambiente, bem decorado, limpo e com uma equipe de atendentes ágeis e atenciosos. 

E para finalizar, a sobremesa e aquele café. Ah! E que sobremesa. Nada melhor que uma torta holandesa e um cappuccino com raspas de gengibre e mel para finalizar a noite no Press do Cais. 

Almoço no 20BARRA9

Roberta Martins

A valorização da carne servida sem frescura, mas cheia de estilo e vista para o Guaíba. Avisaram que deveria reservar, pois, anda sempre lotado e a lista de espera não dá conta, mas não foi preciso no almoço durante a semana na primavera. Nos finais de semana, recomendo a reserva.

Além das carnes de qualidade, há hambúrgueres, aperitivos para compartilhar, saladas, doces, drinks, vinhos e cervejas. Fomos de hambúrguer assado na brasa e foi delicioso, minha amiga pediu o Burguer da Casa no pão brioche recheado com blend de carnes, molho da casa, queijo colonial, rúcula, tomate e cebola roxa. Eu fui de Ladaia9 com cebolas caramelizadas, bacon, molho da casa, blend de carnes e queijo colonial no pão brioche. Vem servido em forma de assar com rolo gordo de papel toalha porque se sujar é inevitável.

Onde fica o Cais Embarcadero?

Na nova Orla do Guaíba com entrada de pedestres ao lado da Usina do Gasômetro e estacionamento pela avenida Mauá passando os antigos galpões do Cais Porto Mauá.
Endereço: Av. Mauá, 1.050, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h à meia-noite e restaurantes costumam abrir a partir das 12h.

Foto de capa divulgação Press do Cais.

Onde mais comer em Porto Alegre

Maya Bay, sobremesa
+ Nossa visita ao Koh Pee Pee+ Uma tarde em Itapuã…

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » PORTO ALEGRE » Cais Embarcadero para curtir a Orla do Guaíba
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Author Luciano Nagel

Jornalista, gaúcho, trabalhou nas Rádios Guaíba, Bandeirantes e CBN/Globo no Rio de Janeiro. Atuou como correspondente freelancer para O Estado de São Paulo (Estadão) em Porto Alegre. Atualmente colabora com reportagens para o Jornal Folha de São Paulo, portal de notícias UOL e Deutsche Welle, emissora internacional de jornalismo da Alemanha. Foi bolsista da Heinz-Kühn-Stiftung, na Alemanha, em 2009. Viveu na Inglaterra, Portugal e Alemanha. Colaborador do Territórios, Nagel é apaixonado por viagens, gastronomia e diferentes culturas. | Siga no Instagram | e Twitter

Deixe seu recado, escreva algo