A cidade mais desejada pelos turistas no Rio Grande do Sul adora adaptar atrativos famosos no mundo em seu território e tudo bem, eles sabem como poucos gaúchos a arte de atrair visitantes e movimentar a economia local. Pessoalmente, prefiro lugares mais autênticos facilmente encontrados na Serra Gaúcha, por outro lado, sempre passo muito bem estando em Gramado. Acabo visitando ao menos uma vez por ano desde a infância e acho o lugar perfeito para viajar em grupo ou em família pela diversidade de atrações em Gramado.
Deixo aqui um resumo dos lugares visitados e os motivos para incluir, ou não, no seu roteiro em Gramado. Use como um guia sincero para a sua próxima viagem.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul
Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
Acesso rápido:
Atrações gratuitas em Gramado
A sensação é boa só por estar em um lugar aparentemente perfeito, cheio de pessoas encantadas com o destino das suas férias. A arquitetura lembra os Alpes, a culinária é europeia e o clima, bem, esse deixa de ser tropical e traz as 4 estações bem definidas (ou no mesmo final de semana). As vitrines são lindas e os estabelecimentos aconchegantes. Mas prepare o bolso! Pelo menos caminhar pelo centro ou bairro Planalto é grátis e já vale a viagem.
No Centro de Gramado
Comece pela principal avenida do centro, a Borges de Medeiros é um ótimo lugar para passear e fazer compras. Ali fica o Palácio dos Festivais, onde ocorrem eventos como o Festival de Cinema de Gramado, uma das mais importantes premiações da sétima arte no Brasil. Em frente fica a Rua Coberta, a passagem somente para pedestres é quente no inverno e refrescante no verão com diversos restaurantes e decoração temática conforme a festividade da estação.
Caminhando um pouco encontra a Igreja São Pedro, um ícone da cidade com torre de 46 metros de altura e revestimento em pedra. Ao lado fica a Fonte do Amor Eterno, interessante para fotos apaixonadas e só.
A Avenida Borges de Medeiros faz uma curva e chega a Praça das Etnias composta por três casas representando os colonos que formaram a cultura da cidade: alemães, portugueses e italianos. É o lugar para comprar cuca, pão e produtos direto do produtor rural. Agricultores preparam alimentos na sua frente. Na última tentativa de compra ainda não aceitavam cartões ou PIX, leve dinheiro vivo.
Em frente fica a Rua Torta (rua Emilio Sorgetz), uma via inclinada com muitas curvas, é um dos pontos turísticos mais populares e fica ainda mais charmosa com a decoração de Natal.
No bairro Planalto
Continuando entre lojas, restaurantes e canteiros sempre bem decorados, alcança o Lago Joaquina Rita Bier, um lago artificial com fontes rodeado por jardins floridos. Na Borges de Medeiros tem uma estrutura de madeira elevada com bancos para sentar e apreciar todo o lago. Ali entra no bairro Planalto, com mais casas residenciais, muitas subidas e decidas. Também onde fica o passeio mais clássico de Gramado: caminhar ao redor do Lago Negro. Pode alugar um pedalinho, tirar fotos, tomar um chimarrão ou fazer um piquenique na grama.
Considerado um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado, esse lago não foi planejado. Após um incêndio, em 1942, moradores abriram uma fenda no chão para tentar conter o fogo, encontraram uma vertente que virou o lago artificial.
O que fazer em Gramado
Comer e passear pelos parques estão entre as atividades mais agradáveis, se é a sua primeira vez, talvez não saiba como muitos dos atrativos famosos de Gramado ficam na cidade vizinha, portanto se não encontrar nas recomendações a seguir, toque no link para acessar as dicas de Canela. Lembrando haver muito mais para fazer, mas indico apenas o que visitei.
Quem busca cenários, as melhores vistas panorâmicas estão no Vale do Quilombo e Cânion da Pedra Branca. No primeiro pode parar no Mirante Vale do Quilombo Belvedere (ruim de estacionar), se hospedar nos hotéis com essa vista (Hotel Saint Andrews – Hotel Villa Bella) ou contratar uma degustação de vinhos no hotel. No segundo passe um dia nos Olivais de Gramado.
Para fugir do lado comercial prefira os passeios na zona rural, seja para conhecer a história da imigração ou apreciar paisagens incríveis na natureza.
Se viaja com crianças, os parques Aquamotion, Snowland, NBA, Olivais de Gramado (a parte da fazendinha) e Mini Mundo são os melhores conforme o gosto dos pequenos. Luciano Nagel recomenda o Gramado Zoo que não sou muito fã por abrigar espécies não nativas do Rio Grande do Sul.
Para comer chocolate as marcas Prawer, Lugano, Florybal, Planalto e a Caracol são as mais famosas e muitos estabelecimentos são atrativo em si pela decoração ou se transformaram em parques temáticos. Estão espalhadas por todos os lados da Serra Gaúcha. Gosto mesmo é do chocolate quente bem denso e aconchegante nos dias mais frios e dispenso os outros por achar doce demais.
Se busca energia boa e souvenir do Rio Grande do Sul, o Geo Museu tem rico acervo de pedras raras do Brasil e exterior em ambientes temáticos. Já o Le Jardin Parque de Lavandas tem aroma delicioso e jardim relaxante.
Para quem fica mais de 5 dias, conheça os arredores como Nova Petrópolis, Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra e Pinto Bandeira.
Parque das Olivas
Com uma plantação de mais de 12.000 oliveiras de 6 variedades, produz o primeiro azeite de oliva da Serra Gaúcha que pode ser degustado sensorialmente, no restaurante ou no piquenique. Também pode conhecer o processo de produção do azeite de oliva, a história e seus benefícios para a saúde, guiado por um especializado em olivo cultura. Mas o melhor é a oportunidade de fazer trilhas por conta própria pela propriedade de 150 hectares entre plantações e vista para o para Cânion da Pedra Branca.
Pouquíssimas pessoas fazem esses caminhos. A maioria prefere ficar próximo ao restaurante, principalmente para curtir o pôr do sol com música ao vivo e DJ. Algumas descem até a fazendinha que é cheia de cenários instagramáveis e muito legal para entreter os pequenos com os bichos e casas em miniatura, tem até uma do Hobbit que pode entrar.
NBA Park
O parque oficial da NBA em Gramado, o único fora dos Estados Unidos, possui 4 mil metros quadrados com diversas atrações. Entre elas, algumas oportunidades para testar as habilidades no basquete, museu e restaurante com comidas fast food (não vale a pena por ser gordurosa e sem gosto, só o cachorro-quente se salvou). O local também possui a maior loja da América Latina de produtos licenciados, além de shows musicais, interação com mascotes, espaço kids e cafeteria. É indicado para fãs do basquete e interessante para treinamentos e confraternização de empresas.
Geo Museu
Um espaço moderno e agradável abriga um acervo de mais de 600 exemplares de fósseis, rochas, metais, minerais e gemas, provenientes de diversos países, especialmente do Brasil. Estão em exposição para serem apreciados ou levar como souvenir na loja.
O museu conta com um amplo salão de exposições permanentes para apreciar a beleza e a diversidade de pedras como ágatas, ametistas, citrinos, turmalinas e opalas. Um dos destaques da coleção é um geodo de quartzo-ametista, procedente do Uruguai, com quatro metros de altura e mais de sete toneladas de peso. A peça é considerada uma das mais raras e valiosas do país.
Mini Mundo
Encanta adultos e crianças há décadas, lembro dos meus avós me levando quando criança. A entrada é grátis para hóspedes do hotel Ritta Hoppner .
Snowland
Se é experiente nos esportes na neve, talvez não seja o melhor lugar para você, a não ser se estiver levando a família para ver neve pela primeira vez. Mas deve entrar na área da neve para valer o investimento, esse passeio não é barato e os demais ambientes são encontrados em outros lugares, o único que realmente vale a pena aqui é praticar atividades na neve. Entre elas escorregar de boia na neve (Tubing), descer uma montanha branca no snowboard ou esquiando, patinar no gelo, caminhar por uma vila de neve (os flocos caem do teto) e se esquentar com um chocolate quente nesse ambiente gelado.
Aquamotion
É perfeito para dias de chuva, de neve ou de muito calor porque lá dentro o ambiente sempre será climatizada e as águas relaxantes. As crianças adoram e os pais podem relaxar.
Hotéis em Gramado
Enquanto Luciano recomenda aqui no site o Hotel Wood, eu me hospedei por último no Hotel Buona Vitta (review) e anteriormente no Bella Vista (review) e Hotel Laghetto. Toque para ler nossas experiências e fazer as reservas.
Também visitei Exclusive Gramado, Hotel Bella Gramado e Castelo Saint Andrews, esse último associado à Relais & Châteaux e premiado como os mais luxuosos do mundo.
Restaurantes em Gramado
Don Milo Cucina
Com amplo espaço no terraço inspirado nos cenários da Toscana e culinária italiana, traz eventos temáticos ou momentos agradáveis ao ar livre. Dentre os pratos experimentados destaco a Burrata ao pesto com folhas precoces como entrada, o Ravioli di Brasato e a Panna Cotta como sobremesa.
Onde: estrada Professora Elvira Apolo Benetti, 150.
Galeto Di Paolo
Já espalhado pelo Brasil, mas o tradicional galeto com polenta tem origem na Serra Gaúcha. Praticamente é o sabor dos almoços em família dos imigrantes adaptados aos centros urbanos.
Onde: rua Garibaldi, 23.
Maison De La Fondue
Foundue tradicional suíço em ambiente clássico no centro de Gramado há quase 40 anos. Visitei algumas vezes e nunca decepcionou. Não é o mais caro, nem o mais barato, mas vale a experiência farta. A diferença no preço é a qualidade do queijo usado na receita.
Onde: Av. Borges de Medeiros, 2311.
Café Colonial Bela Vista
O primeiro grande café colonial do Brasil fica em Gramado e vale por uma refeição como almoço ou jantar, tamanha a fartura.
Onde: av. das Hortênsias, 3500.
Vale Quanto Pesa
Bufê a quilo e pizzaria com preços mais em conta no almoço.
Onde: rua São Pedro, 401.
Cantina Pastasciutta
Italiano tradicional entre os mais antigos de Gramado oferece massas bem servidas.
Onde: av. Borges de Medeiros, 2083.
Além desse, Criz Azevedo recomenda os restaurantes Rasen e Ice Bar em seu artigo, e Luciano Nagel a cozinha autoral de Rodrigo Bellora no Wood.
Como chegar e circular em Gramado
O aeroporto mais próximo e com oportunidade de passagens acessíveis desde São Paulo é Caxias do Sul, distante 72 km (veja transfer). Depois é Porto Alegre, com mais rotas vindas de todo o Brasil, a cerca de 105 km (o link exibe várias formas de transporte).
Vale alugar um carro se viajar em mais de 4 pessoas, caso contrário o mais prático e econômico é chamar Uber. No entanto, os pontos turísticos nas zonas rurais tem sinal fraco de internet, o ideal é deixar pré-combinado com o motorista a volta.
Para quem não está de carro ou prefere beber e não dirigir, vários estabelecimentos e passeios levam e buscam os clientes no hotel. Basta verificar a existência do serviço (alguns gratuitos e outros pagos) e fazer a reserva antecipada.
Bustour é talvez a forma mais econômica de conhecer os principais pontos turísticos em pouco tempo. Um ônibus vermelho circular vai de Gramado a Canela várias vezes por dia e você pode subir e descer onde e quantas vezes quiser conforme o ingresso adquirido. Se não planejou o roteiro, escute as informações nos auto-falantes e sugestão de roteiro de 9 horas para passar o dia conhecendo diversos atrativos. Escolha o bilhete para 1, 2 ou 3 dias.
Combo Bustour – Pacote Família para 4 pessoas.
Mapa
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
- Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Rotas regionais para voar no Rio Grande do Sul
- Cheguei, e agora? Qual melhor transporte em Porto Alegre
- Evite imprevistos nas estradas gaúchas
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- O que levar a mala ou mochila
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
Cidades e parques visitados no RS: