Hotel Buona Vitta Gramado é o mais novo resort da Gramado Parks e foi maravilhoso retomar as viagens nesse ambiente de requinte e muito conforto. Passei três dias hospedada por lá e conto os detalhes, incluindo a festa de inauguração do Don Milo Cucina e reencontro com as amigas viajantes.

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

Buona Vitta Gramado 

Acesso rápido: Resort | Suíte | Café da manhã | Estrutura | Restaurante | Reserve aqui

Inaugurado em julho e ainda em expansão, Buona Vitta nos brinda com arquitetura, culinária e astral inspirados na Toscana. Oferece as comodidades no padrão dos melhores resorts americanos para família, ambientes românticos para casais e a hospitalidade da Serra Gaúcha.

Por fora o toque rústico com pedras e tons pastéis, por dentro o clássico com direito a trilha sonora italiana nos corredores entre a piscina aquecida, a academia, o bar, o spa e o novíssimo restaurante Don Milo Cucina. E mais está por vir com a inauguração dos novos blocos do empreendimento como cyber, cinema e espaços para coworking complementando o que deverá ser o maior resort de Gramado.

Os quartos são super amplos e elegantes acomodando 2, 4 ou até 6 pessoas confortavelmente. Todos possuem TV por quarto, frigobar, armário, mesa de trabalho, cama box com dossel e três aquecimentos diferentes: central, à gás no banheiro e a charmosa imitação de lareira sem cheiros ou fumaça. 

Logo na entrada do apartamento Classic uma delicadeza escrita com meu nome trazia palha italiana para adoçar aqueles momentos corridos entre um compromisso e outro. Embora tenha aproveitado a viagem como turista, fui a Gramado a trabalho com agenda cheia para trazer todas as novidades por aqui.

Minha suíte Classic

Uma opção requintada para quatro pessoas em três ambientes: sala com sofá-cama, banheiro e quarto com cama de casal. 

Sofá-cama no Classic do Buona Vitta Gramado
Sofá-cama no Classic

O café da manhã do Buona Vitta Gramado

Recomendo reservar algumas horas da manhã para esse momento delicioso e farto. Escolhi a mesa e o atendente logo perguntou se eu queria tostadas com presunto parma além de trazer térmicas com café e leite. O buffet em formato quadrado tem de tudo um pouco para qualquer paladar. Destaque para os biscoitos Cantuccini feitos com amêndoas, os pães preparados na própria cozinha do resort, o presunto parma, os queijos e as frutas cobertas com favo de mel. 

Buffet de café da manhã do Buona Vitta Gramado
Os doces do buffet

Na sexta-feira ainda teve uma performance fofa trazendo a tona um hábito que eu tinha antigamente. Um carteiro vintage chegou falando sobre cartões postais e os sentimentos envolvidos para quem envia e quem recebe. Então tirou do bolso postais do Buona Vitta e se ofereceu para enviar pelo correio para quem quisesse escrever um recado e mandar para algum amigo ou familiar. Se acontecer quando estiver lá, lembre de ter fácil um endereço, só não participei porque não lembrei de nenhum na hora. Nesse caso, vale pegar o cartão como lembrança.

Áreas comuns

Não se engane com os prédios de poucos andares, é só para entrar no clima da Toscana medieval e seus jardins românticos, há muita área construída em diferentes níveis que me deixaram perdida algumas vezes, mas sempre tinha um funcionário sorridente para guiar meu caminho. Imagina quando o cinema, cyber e coworking ficarem prontos. 

Quem busca hotel em Gramado com piscina aquecida, encontra três cobertas e climatizadas com sauna ao lado. Já a moderna academia é sonho de quem faz treinamento funcional, diversos equipamentos com muito espaço e só não usufruí porque não sobrou tempo mesmo.

Hotel em Gramado com piscina aquecida
Piscina aquecida (crédito Bruno Bezerra)

Ainda tem sala de jogos, área divertida para crianças e uma salinha próxima aos quartos, útil para esquentar a água do meu chimarrão. Pra quem como eu não tem filhos, imagino que a utilidade da peça seja preparar refeições fora de hora para as crianças. Afinal, é um misto de fraldário com cozinha.

Fachada e terraço Don Millo Cucina
Fachada e terraço Don Millo Cucina

Restaurante Don Milo Cucina é aberto ao público

Por fim, o principal motivo desta ida a Gramado, a inauguração do Restaurante Don Milo Cucina. Localizado no mesmo ambiente do café da manhã narrado acima somado ao amplo terraço, é aberto também para não hóspedes em todas as refeições.

Drinques ao pôr do sol e conversar com as amigas no terraço do hotel
Que delícia foi tomar uns drinques ao pôr do sol e conversar com as amigas no terraço do hotel

Complementando a arquitetura do Buona Vitta, a enogastronomia também nos leva para Toscana refletindo os sabores dessa região muito conhecida por sua gastronomia saborosa e confortável. Só a carta de vinhos exibe 450 rótulos desde clássicos italianos até exemplares de vinícolas da Serra Gaúcha com sugestão de harmonizações feita por uma equipe de sommelier dedicada. 

O menu do Don Milo, assinado pelo chef Marcelo Matricarte, oferece massas frescas e os pães preparados na própria cozinha do resort, além de ingredientes como trufas e Proscciuto que estão à venda na Bottega do resort.

Dentre os pratos experimentados destaco a Burrata ao pesto com folhas precoces como entrada, o Ravioli di Brasato e a Panna Cotta como sobremesa. Mas foram várias delícias que me lembraram do prazer das comidas italianas, enfim,  as imagens a seguir provam como passei bem nesses dias no Buona Vitta Gramado.

Ficou com vontade? Então volte aqui para me avisar quando passar por lá e deixe suas impressões nos comentários.

Propriedade vista do alto
Buona Vitta Gramado(crédito Bruno Bezerra)

Hotel Buona Vitta Gramado e Don Milo Cucina  

RESERVE HOSPEDAGEM NO BOOKING.COM

Onde: Estrada Professora Elvira Apolo Benetti, 150 – Gramado/RS

Horário de funcionamento:

Café da Manhã: 7 às 10h30 (de segunda a sexta) e 7 às 11h (finais de semana). Almoço: das 12h às 15h. Jantar: das 19h às 22h30

Contato: (54) 3050-1750 e @donmilocucina

Fundada em Gramado, na Serra Gaúcha, a Gramado Parks atua no segmento de hospitalidade e entretenimento. É responsável pelo desenvolvimento de empreendimentos inovadores como o Snowland, primeiro parque de neve indoor do país e Acquamotion, único parque coberto temático e termal da América do Sul, ambos em Gramado, e a Rio Star, roda-gigante no Rio de Janeiro. E de quatro hotéis também em Gramado: Wyndham Gramado Termas Resort & Spa, Bella Gramado by Gramado Parks, Exclusive Gramado by Gramado Parks e o Buona Vitta by Gramado Parks, além de salas comerciais do conceito de multipropriedade no Rio de Janeiro, Gramado, Pernambuco e Foz do Iguaçu. Com 1500 funcionários, sede em Gramado e filial em SP, a Gramado Parks é presidida pelo executivo Anderson Caliari, da família criadora do famoso Café Colonial Bela Vista, em Gramado, fundado em 1972.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de Roberta Martins, divulgação e Bruno Bezerra.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » GRAMADO » Buona Vitta Gramado: a Toscana na Serra Gaúcha
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo