Você gosta de cerveja? Eu gosto, mas as comuns encontradas em qualquer bar, dispenso. Prefiro as fortes, doces ou amargas, com malte torrado e encorpadas para beber apreciando sem pressa, de preferência com comidinhas para harmonizar. Algumas, viro fã, outras cedo aos amigos após o primeiro gole, por isso, adoro a ideia de degustar e fotografar as que valem a pena. E com essa onda de cervejas artesanais ainda crescente no Brasil, variedade é o que não falta. Conto minhas experiências em cidades legais pra degustar cervejas.
Cidades pra degustar cervejas
Acesso rápido: Novo Hamburgo | Bariloche | Curitiba | Cape Town
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul
Em 2021 foi lançado o Caminho das Cervejarias Artesanais do Vale Germânico reunindo 22 marcas do Vale dos Sinos. Dessas experimentei 7 durante o Festival de Cervejas Artesanais, em Novo Hamburgo. O evento acontece duas vezes por ano, mas as cervejarias ficam na cidade, ou na região, e algumas têm bares muito legais que também aproveitei para visitar.
O Festival de Cervejas Artesanais está em sua 15º edição, as próximas datas serão de 6 a 16 de abril e de 6 a 16 de outubro na Fenac. O evento acontece paralelo à Loucura por Sapatos, ou seja, come, bebe, compra, bebe, repete…
Onde: Av. Nações Unidas, 3825.
Horários: das 16h às 22h e a partir das 10h aos sábados e domingo.
Cervejas pra degustar em Novo Hamburgo:
Bossta Beer
Gostei mais da história a cerveja porque não tinha opção escura, mas os amigos do roteiro aprovaram. Foi assim: um holandês e um alemão, cansados das cervejas comerciais, resolveram criar a própria cerveja, no entanto, seus amigos desacreditaram dizendo que a bebida ficaria uma bosta, os cervejeiros levaram na esportiva e nomearam seu empreendimento Bossta Beer.
Onde: rua Remi Henrique Müler, 128F.
La Calavera
Se destaca pelo design das latas criado pela proprietária que incorpora o espírito mexicano com maquiagens e muito bom humor. Gostei da premiada Irish Red Ale com aroma e sabor caramelizado, levemente tostada, de médio-baixo amargor.
Onde: no mesmo local da Clandestina, a seguir.
Fat Bull
Entre as mais divertidas não só por conta do seu mascote pitbull que mais parece um porquinho estampando a marca da empresa, mas pela Tap House animadíssima em Novo Hamburgo. São 20 torneiras de cervejas artesanais, drinks elaborados e gastronomia variada em 3 ambientes descolados.
Onde: Doutor Maurício Cardoso, 985.
Goldstein Craft Bier
Tanto a fábrica quanto o bar estão na vizinha Sapiranga (cerca de 20 km). Além de uma stout saborosa, os hambúrgueres e petiscos são ótimos servidos em um ambiente intimista.
Onde: rua 20 de setembro, 4844, Sapiranga.
Maniba
A fábrica é de Novo Hamburgo, mas o Tap Bar fica na vizinha São Leopoldo (cerca de 10 km), como contei no texto sobre a cidade. São 30 torneiras incluindo 4 opções só de stout e delícias gastronômicas.
Onde: rua Frederico Wolffenbuttel, 256, São Leopoldo.
Cervejas em Bariloche, Argentina
Certa vez gastei meus últimos pesos argentinos fazendo um tour pelas cervejarias de Bariloche. No centro, tem várias e dá pra ir provando uma por bar, fui só pedindo as escuras e a preferida foi a stout, da Cervezaria Antares. Em algumas o preço cai pela metade durante a uma hora do happy hour. Por coincidência, aproveitei a hora mais feliz da madrugada e os pesos renderam ainda mais. Também degustei as torradas na Bachmann e na Berlina Pueblo, onde descobri que fazer cerveja por lá é uma tradição desde a época da colonização alemã. Só não gostei dos amendoins com casca servidos em todas as mesas, é o único alimento que não como.
Cervejas em Curitiba, Paraná
Era setembro quando conheci a Micro Cervejaria Bier Hoff em Curitiba, a primeira cervejaria artesanal do Brasil foi uma das experiências do projeto Curitiblogando. Primeiro jantei e bebi algumas especiais no restaurante do Shopping Estação e no dia seguinte foi o tour guiado pela fábrica pela manhã. O próprio cervejeiro nos contou a história da cervejaria desde 2012 até hoje enquanto demonstrava todos os processos e os tipos de cervejas produzidas ali. Ao final teve a degustação bem gelada direto do tanque de armazenamento e visita à lojinha com embalagens promocionais. A minha preferida foi a porter Cocada Preta, escura misturada com coco e cacau.
As cervejas da Bier Hoff estão presentes em vários endereços na cidade e o Tour Cervejeiro acontece aos sábados por agendamento. Também pode fazer o tour mesclando com outras cervejarias.
Onde: rua William Booth, 2950.
Cervejas em Cape Town, África do Sul
Na Cape Town famosa pelos vinhos, fez parte do roteiro oferecido pelo órgão de turismo da cidade, uma tarde percorrendo cervejarias. Da gigante Newlands Brewery (fundada em 1820 e fabricante da Castle, Hansa e Black Label) à artesanal Devil’s Peak (uma das mais conceituadas do país) passando pela caseira preparada por um morador do subúrbio em sua própria casa. Lamento informar, mas não gostei de nenhuma e a última foi a pior de todas e a que eu mais tive que degustar! Por ser um hábito cultural, é uma ofensa não beber quando te oferecem e aconteceu no Soweto, Lobamba (Esuatíni) e Khayelitsha em menos de um mês!
Já o passeio vale a pena por conhecer os processos em proporções gigantescas da Newlands, viver o astral descolado da Devil’s Peak e ter a oportunidade de entrar na casa de uma família local e se encantar por suas histórias. Aquela cerveja medonha, também é um jeito deles se comunicarem com seus ancestrais, foi uma alternativa quando o álcool era proibido na época do Apartheid e existe todo um ritual na hora de compartilhar a bebida.
Cervejas pra degustar em Bariloche
Devil’s Peak
Onde: rua Cecil Road.
Newlands Brewery
Onde: 3 Main Road, Newlands.
O André fez esse tour comigo e adorou, principalmente porque bebeu toda a minha cota. Ele conta a experiência detalhada no Viagem Criativa.
Tem outras cidades e cervejas pra indicar? Conta nos comentários para eu procurar e experimentar também. Deixo alguns tours para degustar cervejas em várias cidades do Brasil
Se gosta de visitar fábricas de bebidas, vai gostar dos artigos:
O melhor lugar para beber em Búzios
Fábrica Mount Gay Rum em Barbados
Cachaças e cachoeiras em Paraty
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por país:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
- Como comprar seguro viagem
- Euros em papel-moeda cada vez menos aceitos na Europa
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
1 Comment
Post mais delicioso dos últimos tempos! haha