Dicas aos viajantes Cuba


Separei as dicas aos viajantes Cuba pra ajudar quem está indo para lá. Algumas coisas mudaram, mas outras continuam sempre do mesmo jeito.

Atenção! Cuba exige teste negativo para Covid-19, preencher um formulário e pagar a taxa de US$ 30 para qualquer viajante.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Cuba

AGILIZE SUA VIAGEM
Lembre o seguro viagem! Pegue o cupom de desconto

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Pretende alugar um carro? Pegue as dicas aqui

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Read in English

Artesanato local
Artesanato local

Dicas aos viajantes Cuba

O que levar – É bom levar adaptador de tomadas que são diferentes das nossas. Atenção para não receber moeda nacional no lugar de CUC. É preciso estar atento.

Hotel em Cuba – o melhor lugar para se hospedar é no Vedado, tem tudo e ainda fica perto do centro histórico. Fiquei no Hotel Vedado, estava bem, mas muito caro pelo serviço que oferecem.

Compras – presentes e lembranças a melhor opção é a feira de artesanato e quadros. Nos outros lugares é muito caro. Na feira vale pechinchar.

Táxi – é o melhor meio de transporte, mas nunca pegue táxi lada azul e amarelo, segundo os próprios cubanos, são ladrões. Melhor e mais econômico é lada branco, o preço é “justo” e é bom perguntar quanto vai custar antes. Tem os táxis de carros americanos novos, esses são seguros, mas são 3 vezes mais caros. Agências e hotéis vão te dizer para pegar somente estes, eles têm um acordo.

Internet – esta proibida nos lares cubanos, não é fácil encontrar e custa caro – 3 / 4 CUC para 15 min. Encontrei nos hotéis Habana Libre e Nacional. Este último é super bonito, vale uma visita.

Placa de rua
Placa de rua

Nome das ruas – fiquei 2 dias perdida na cidade reclamando que as ruas não têm sinalização, depois descobri que o nomes ficam no chão, nas esquinas, veja a foto.

Agência – Havanatur,  faz passeios por todo o pais.
Ecoturnews, agência de Brasília onde comprei as passagens aéreas e tirei o visto que custou R$ 50, mais barato que tirar em Porto Alegre.

 LEMBRE DO SEGURO VIAGEM

Dinheiro e documentos

Visto – tem que mostrar o passaporte quando entra no pais, mas ele não é carimbado, ninguém terá problemas em viajar para outros países depois, eles carimbam o visto e tem que entregar esse papel quando vai embora. Se quiser o carimbo de Cuba, deve tirar uma foto como eu fiz.

dicas do caribe por e-mail
Visto
Visto

Dinheiro – tudo é caro, preço de Europa, 1 euro vale 1,25 CUC e uma refeição custa em torno de 12 CUC. O melhor é levar euro, o câmbio em dólar tem corretagem de 20%. Com hospedagem os custos ficam no mínimo 50 euros por dia. Cartões de crédito quase não são aceitos e tem 11% em cima do valor. Cartões americanos como american express nem pensar. Os preços para turista são uma máfia, nem adianta pesquisar, são todos iguais para os mesmos serviços. Compre euros no Brasil antes de ir.

Noite em Cuba

Jazz Café – bar bem legal para turista na frente do hotel Meliá, música ao – vivo (uma mistura de salsa com jazz) e preços razoáveis.

Fresa y Chocolate
Fresa y Chocolate
Mojito no Morro com Ana: viajantes Cuba
Mojito no Morro com Ana

Fresa Y Chocolate – bar local que Ana me levou, lugar cult onde tocava música popular cubana, tipo mpb em ritmo cubano, não tinha turista O bar é temático sobre o filme de mesmo nome. Fica na rua 23 perto dos cinemas.

Morro – bar dentro da construção que fica ao lado do farol. Ali foi filmado cenas de 007. Para chegar do outro lado da baía tem que passar por um túnel embaixo d’água que foi construído nos anos 50 e ainda esta em bom estado Não deixe de provar mojitos e a cerveja Bucanero Fuerte. Eles chamam essa de cerveja escura, mas não existe cerveja preta. Escura em Cuba quer dizer que não é cristal e é mais forte que a suave.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » CUBA » Dicas aos viajantes Cuba
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto