DICAS AOS VIAJANTES

Peso argentino é barato? Saiba como levar dinheiro nessa viagem


Argentina barata é relativo e aqui explico algumas situações para entender essa confusão com o peso argentino e se organizar na forma de levar dinheiro e contratar serviços no país. Passei o mês de março de 2023 entre Buenos Aires e Patagônia, voltando ao Brasil por via terrestre. Portanto, as dicas são fresquinhas e pretendo atualizar com informações enviadas pelos leitores (participe deixando o seu comentário).

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Saiba onde nos hospedamos

Quanto custa um seguro viagem para a Argentina? Faça orçamento aqui

Agende passeios e transfer agora na Civitatis, Get Your Guide ou saiba como funciona

Vantagens: dólar, real, cartões ou Western Union | Cartão Wise | Câmbio nas refeições | Comprar os passeios

Dólares trocados e notas de 100

Como passei o verão guiando turistas estrangeiros que chegavam em cruzeiros ao porto de Rio Grande, estava com o bolso cheio de dólares americanos (notas de 1, 5, 10, 20 as gorjetas recebidas) e foi excelente para economizar em algumas lojas e hospedagem. Verdade, que nem todos os estabelecimentos aceitam dólares na Argentina, mas quando a negociação acontece direto com o proprietário ou funcionário com permissões, eles podem dar desconto por preferirem receber na moeda estrangeira. Mas o troco será em peso argentino, portanto, valeu a pena ter levado os trocados e arredondar o valor na negociação. Por exemplo, uma hospedagem me deu 10% de desconto no valor da reserva feita pelo Booking.com, se fosse em pesos não teria desconto. No entanto, é preciso avaliar, pois a isenção de IVA existente somente no pagamento pelo cartão pode ser ainda mais vantajosa no caso de hospedagem.

Também economizei nas taxas de câmbio para trocar dólar por peso argentino direto com as pessoas na rua Florida e arredores, aquelas que ficam gritando “compro dólar”. Nenhuma me enganou, elas me levavam para uma cueva (casa de câmbio paralelo utilizando o chamado câmbio Blue) e ali trocava dólar americano por peso argentino. Nesta situação é mais econômico trocar 100 dólares inteiro, para notas inferiores há um acrescimento de 5%. Contudo, essa dica só vale para Buenos Aires, nas cidades do interior o câmbio será o oficial nos bancos e vale o dobro do câmbio paralelo, uma alternativa é trocar em agências de viagem, mas nunca será melhor do que nas ruas de Buenos Aires.

O que é o câmbio Blue?

A expressão faz referência ao mercado paralelo de câmbio, ou seja, a compra e venda de moedas estrangeiras não oficial e ilegal por não ser determinado pela Banco de La Nación Argentina. No entanto, o câmbio Blue é a forma mais acessível e se tornou popular devido à instabilidade econômica no país e restrições governamentais ao acesso da população à moeda estrangeira. Os residentes deixaram confiar nos bancos e no governo, adotando em massa esse mercado informal. Pode haver riscos, mas usei para trocar mais de 150 dólares, em três momentos diferentes, sem qualquer problema. 

Real e peso argentino

Se tiver pesos, leve para se livrar dele rápido, a moeda argentina tem se desvalorizado a cada dia e não vale quase nada no Brasil. Por exemplo, trocar 1000 pesos argentinos na fronteira valia 26 reais na véspera da minha viagem, ao chegar a Buenos Aires, a cotação de 1000 pesos valiam 70 reais. Portanto, também recomendo levar reais para trocar em Buenos Aires da mesma forma que expliquei as vantagens de levar dólar acima. 

Se não for passar pela capital ou terá tempo limitado em Buenos Aires (cuevas, as casas de câmbio informais, não abrem aos domingos e madrugada), prefira dólares.

Transferir dinheiro pela Western Union e sacar em peso argentino

É como a maioria dos viajantes que cruzaram o meu caminho tem levado dinheiro para a Argentina, o câmbio é Blue e vale a pena, mas lembre das taxas para sacar. Se for sacando aos poucos, terão mais taxas, se sacar tudo de uma vez só, vai andar com bolos de dinheiro e não acho seguro. Não vi violência na Argentina, mas os batedores de carteira estão presentes e fazem a festa com os desatentos.

Vantagens de usar cartões na viagem para a Argentina

Atualmente a única vantagem é pagar hospedagem nos estabelecimentos que praticam a isenção de 21% de IVA para estrangeiros. No entanto, o câmbio será o oficial (o dobro que o paralelo) e alguns cartões cobram 4,38% de IOF. Viajei com o cartão da conta internacional Wise e valeu a pena pagar somente nas grandes redes de hotéis ou aqueles que cobram antecipadamente. Fiz todas as reservas pelo Booking.com deixando os dados do cartão Wise como forma de pagamento, afinal, o IOF fica em 1,1%. Quando o pagamento era feito no momento do check-in, tentava negociar em dólar ou usava o cartão conforme a resposta do atendente.

Cartões de conta internacional
Meus cartões para viagens internacionais: Wise e C6

Segurança pode ser outra vantagem por não levar bolos de dinheiro (U$1 valia cerca de P$ 400) na carteira. Fui trocando meus dólares aos poucos e quando não eram aceitos ou os pesos estavam acabando, eu pagava com cartão Wise. O custo de usar o cartão de débito da conta internacional ficar cerca de 10% mais caro quando o valor é cobrado em peso argentino (atual câmbio tarjeta) ou 50% a mais quando é cobrado em dólar, fique atento nesta cobrança para estar em peso na maquininha. 

Levei o cartão de crédito internacional da minha conta brasileira somente para emergências e não foi utilizado. Lembrando que alguns estabelecimentos só aceitam cartão de débito e não crédito.

O que é o câmbio Tarjeta?

Adotado em dezembro de 2022, câmbio Tarjeta é uma tentativa do governo de diminuir o uso do câmbio Blue. É realizado através dos cartões de crédito ou débito internacionais, onde a transação é convertida para o peso argentino e pode chegar a 10% menos que o mercado paralelo. Contudo, os cartões estão sujeitos a tarifas e taxas de conversão de moedas, podendo ser maior que esse desconto. 

Conclusão: como levar dinheiro para a Argentina em 2023

Diversifique e vá gastando conforme a negociação do momento. Levar dólares em papel-moeda foi o mais econômico em março de 2023, porque eu tinha as notas em casa. Caso contrário, teria levado um pouco em reais (somente se tiver certeza de passar pelo centro de Buenos Aires em horário comercial), um pouco pela Western Union (transferindo na mesma semana ou o peso pode desvalorizar) e a maioria do valor na conta internacional da Wise. Afinal considero estas vantagens na conta internacional:

  • É mais seguro;
  • Também pode sacar nas ATM’s;
  • Pode comprar com antecedência e aos poucos, aproveitando quando o dólar baixa. Devido à inflação Argentina, o dólar parado na conta vai valorizar quando gastar os pesos;
  • Por fim, se não usar tudo, fica para a próxima viagem ou compra internacional sem pagar IOF.

Apenas lembre de gastar todo o peso argentino antes de voltar ao Brasil! Inclusive, se for fazer compras nos free-shops, o mais econômico, atualmente, é pagar com pesos argentinos.

Tela de aplicativo Wise para comprar dólar e usar no débito em peso argentino
Tela para converter para dólares no cartão

Como fazer o cartão Wise

O processo de abertura da conta internacional Wise é simples e fiz tudo pelo site. A vantagem é não cobrar abertura nem taxa de utilização para saldos de até 3.000 dólares e ser um cartão único para mais de 50 moedas, inclusive latinas. 

Para usar na Argentina, deve transferir reais para a sua conta Wise e no aplicativo converter para dólar americano. O cartão de débito físico chega pelo correio de forma gratuita, apenas pede um depósito de 100 reais como garantia, mas o valor fica na sua conta para converter para as outras moedas e usar como quiser. Lembre de pedir com um mês de antecedência para dar tempo de chegar no seu endereço.

receba dicas por e-mail

Qual o valor de uma media luna na Argentina?

Para exemplificar a variação da cotação do peso argentino conforme o meio de pagamento e local de consumo, uso a Media luna que é como o pão na chapa diário, tanto no Uruguai quanto na Argentina. Entra no contexto de facturas, os pães doces e salgados para o café da manhã ou lanche.

Fiz uma comparação dos valores gastos nos dois países considerando o câmbio durante a viagem e suas particularidades. 

Media Luna unitária para levar:

  • 70 pesos argentinos nas casas de empanada  
  • 100 pesos nas padarias

Media Luna unitária para sentar e pagar pelo serviço:

Câmbio peso argentino hoje (em março de 2023):

🔴 U$ 1 = Peso Argentino oficial $ 208 (cartão de crédito)

🟢 U$ 1 = Peso Argentino Blue $ 370 – 389 (em papel-moeda)

Contratar passeios na Argentina

Seguindo no mesmo pensamento da forma de levar dinheiro para a Argentina, também é preciso avaliar cada situação. Por exemplo:

Se for alta temporada e o passeio bastante procurado, vale reservar com antecedência pela internet para garantir o ingresso, mesmo se for mais caro.

E esse caro pode ser relativo devido à inflação incontrolável na Argentina, comprar hoje pode ser mais econômico que deixar para ver na hora, ou não.

Os passeios contratados pela internet são pagos em dólar com incidência de IOF e taxas de câmbio e conversão. Portanto, vale pagar com o cartão de conta internacional como Wise. Já no caso da agência Civitatis, que tem CNPJ no Brasil, pode pagar em reais e até parcelar sem se preocupar com o câmbio, mas a compra deve ser feita enquanto estiver no Brasil. Tentei comprar uma passagem de ônibus para voltar ao Rio Grande do Sul, desde Buenos Aires, em outro site e meu cartão não foi aceito para pagamento em reais, somente em dólar porque o sistema identifica a localização pelo IP.

Se for baixa temporada, ou passeios menos populares, pode decidir na hora e pagar em pesos argentinos ou dólares, conforme aceitação do estabelecimento.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Imagens sem marca d’água de Pixabay.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » ARGENTINA » Peso argentino é barato? Saiba como levar dinheiro nessa viagem
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment