ARGENTINA

Primavera em Bariloche


A ideia de conhecer San Carlos de Bariloche no verão sempre me atraiu mais do que pegar a famosa temporada de ski. Me imaginava caminhando por aquelas paisagens, depois de meses escondidas pela neve, se exibindo com toda força nos meses mais quentes do ano.

Então surgiu a oportunidade de uma parada durante a viagem Cruce Andino (veja o vídeo) na primavera. Foram duas noites, uma manhã e um dia inteiro pra sentir a cidade e confirmar a vontade de voltar no verão. Ainda estamos no outono e tem todo o inverno pela frente, mas é tempo suficiente para se planejar e escolher qual estação prefere.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Saiba onde nos hospedamos

Quanto custa um seguro viagem para a Argentina? Faça orçamento aqui

Agende passeios e transfer agora na Civitatis, Get Your Guide ou saiba como funciona

Ameixeiras em flor nas ruas de Bariloche
Ameixeiras em flor nas ruas de Bariloche
Catedral Nossa Senhora do Nahuel Huapi
Catedral Nossa Senhora do Nahuel Huapi
Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail

Primavera em Bariloche

Acesso rápido: Impressões | O que fazer | Onde dormir | Tours | Onde comer e beber | Por onde começar

Encontrei uma Bariloche congelante, nublada e florida no final de setembro. As ruas estavam tomadas por ameixeiras com pequenas flores rosas e o movimento de pessoas era de uma cidade turística na baixa temporada. As excursões de colégio e os turistas estavam lá, mas sem lotar espaços ou fazer grande barulho.

Lago Nahuel Huapi
Lago Nahuel Huapi
Cachorros esperando as fotos com os turistas
Cachorros esperando as fotos com os turistas

A caminhada nas margens do Lago Nahuel Huapi foi quase deserta. O motivo, acredito ser pelo frio, porque na rua Mitre lojas de artesanato, artigos esportivos e chocolates estavam movimentadas. Inclusive, passei por uma apresentação de dança típica e os tradicionais cachorros da raça São Bernardo esperando para tirar fotos com os turistas.

Já a noite foi mais agitada dentro das cervejarias, outro atrativo no centro de Bariloche. São várias Cervejarias Artesanais com boa música e diversificado cardápio para beber e comer. A Berlina Pueblo foi a escolhida para jantar pizza e as saideiras foram no caminho do hotel aproveitando as promoções de happy hour (lá acontece depois da meia noite). Provei um copo do tipo stout em cada casa passando também pela Antares e Bachman.

Dança típica na frente do Centro Cívico
Dança típica na frente do Centro Cívico

Circuito Chico

No dia inteiro em Bariloche, teve o tradicional Circuito Chico. Uma espécie de city tour pelos principais pontos turísticos da região, não se limitando ao município. Passou pelas margens do lago Nahuel Huapi, Cerro Campanário, Hotel Llao Llao, Capela San Eduardo e paradas no caminho para apreciar as belezas naturais.

Vista do alto do Cerro Campanário em dia nublado
Vista do alto do Cerro Campanário em dia nublado
Confeitaria no alto do Cerro Campanário
Confeitaria no alto do Cerro Campanário

O ponto mais interessante é a vista panorâmica no topo do Cerro Campanário com a parada estratégica para se esquentar na confeitaria. O frio lá no alto arde e tira o movimento dos dedos, mas vale subir pelo teleférico e curtir o visual antes de pedir um chocolate quente com torta de doce de leite. Só lamento as nuvens carregadas tirando a visibilidade daquela foto clássica da Patagônia.

É mais um motivo pra eu voltar! Ainda mais quando abriu um sol maravilhoso no último dia deixando o cenário espetacular na partida do Cruce Andino.

A volta do Cruce Andino começou linda partindo do Lago Nahuel Huapi
A volta do Cruce Andino começou linda partindo do Lago Nahuel Huapi

O que fazer em Bariloche (o que fiz e o que deu vontade):

O Circuito Chico dura 4 horas e tem saídas pela manhã e tarde diariamente. É oferecido por diversas agências ou pode ser feito por conta própria. Quando chove fornecem capas de chuva para subir no teleférico do Cerro Campanário.

Dica: prefira um dia de sol ou faça o circuito e volte só no Cerro Campanário quando o tempo melhorar.

No Cruce Andino fiz ida e volta partindo de Puerto Varas, no Chile, mas também pode ser só ida a partir de Bariloche. Ou pegue só o primeiro barco, navegue pelo lago Nauel Huapi e volte para Bariloche.

Opção para quem tem mais tempo e me deixou com vontade é o Circuito Grande com saídas de setembro a maio. O passeio de um dia vai até as cidades de Villa Traful e Villa La Angostura passando pelos bosques e atrações da região. Também tem os roteiros pelos Sete Lagos e Cerro Tronador.

Cerro Catedral é pra esquiar e já estava fechado na primavera. Mas isto depende da quantidade de neve e pode ser diferente a cada ano.

Cerro Otto também vale pelo horizonte e atividades que mudam conforme a época do ano. Sobe em funicular e tem uma confeitaria giratória com vista 360 no topo.

Congelando e sorrindo com a vista do Cerro Campanário, em Bariloche
Congelando e sorrindo com a vista do Cerro Campanário



+ Conheça outros destinos imperdíveis na Patagônia

Tours e ingressos

^ Voltar início ^

Tome Nota Bariloche

Onde ficam as cervejarias: O happy hour geralmente acontece em dois momentos, lá pelas 19h e depois da meia noite.
Antares na rua Elflein, 47.
Bachmann na rua Elflein, 90.
Berlina Pueblo na rua Neumeyer, 30.

Prato com chinchulines e mollejas. Restaurante em Bariloche
Prato com chinchulines e mollejas

Onde comer parrilla: La Parrilla De Julian foi local do almoço cheio dasachuras que eu adoro e a maioria acha nojento. Também servem apetitosos bifes de ojo e costelas. Na Av. San Martín, 590.

Hotel em Bariloche: Hotel Edelweiss é bem localizado com vista para o lago e as montanhas nevadas. Destaque para a piscina coberta no último andar com paredes de vidro para curtir a paisagem. Os quartos são amplos, tem lareira na recepção, spa, bar e restaurante. E o café da manhã é diversificado com as deliciosas facturas (pães doces) argentinas.

hotel em Bariloche
Hotel em Bariloche

Como chegar além do Cruce Andino:
Como a Argentina faz fronteira com o Brasil, é possível ir de carro ou ônibus via Puerto Iguazú, ou Paso de Los Libres. O texto com dicas para viajar de carro para o Chile tem informações sobre as estradas e regras de trânsito na Argentina. O jeito mais rápido é o avião, os voos partindo do Brasil, geralmente, tem escala em Buenos Aires. Pesquise o aéreo aqui.

Hotel em Bariloche
Meu quarto no Hotel Edelweiss e abaixo a vista da janela pela manhã

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » ARGENTINA » BARILOCHE » Primavera em Bariloche
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment