Com uma população de mais de 17 mil moradores, a Cidade Baixa, em Porto Alegre, é tradicionalmente conhecida como a região boêmia da capital dos gaúchos. Mas, muito mais que um reduto de bares, restaurantes e casas noturnas, o bairro é um espaço que abraça a diversidade, com uma intensa vida nas ruas.

quero dicas do Brasil

Pela Cidade Baixa

Por Tatiana Gappmayer ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.

Suas vias são palcos para eventos culturais, desfiles de blocos de carnaval e para a arte urbana que transforma suas paredes e muros cinzas. Para registrar e preservar a memória da Cidade Baixa, que está em constante mutação, surgiu o projeto Pela Cidade Baixa. O perfil no Instagram (@pelacidadebaixa) foi criado por mim, Tatiana, como tema de TCC na pós-graduação em Jornalismo Digital na PUCRS e está no ar há mais de um ano. Até o momento, são mais de 1 mil seguidores e já foram publicadas mais de 430 fotos (todas feitas pela criadora do perfil). Todas revelam detalhes e características das construções locais, assim como trazem dicas de lugares para conhecer e mostram ângulos e olhares diferentes dessa região.

Arte, cultura e boemia combinam-se na Cidade Baixa, bairro próximo ao Centro de Porto Alegre que concentra diferentes pubs, casas e prédios, numa mistura multicultural
Arte, cultura e boemia combinam-se na Cidade Baixa, bairro próximo ao Centro de Porto Alegre que concentra diferentes pubs, casas e prédios, numa mistura multicultural

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.

+ Cidades com arte urbana:

O artista e a sua obra viva


+ West Palm Beach, EUA
+ Valparaiso, Chile
+ Concepcion de Ataco, El Salvador
+ Winwood, Miami
+ Rio de Janeiro, Brasil
+ Toulè, na Itália
Guia RS pra levar na viagem e ler em qualquer aparelho

Esta cidade é um dos destinos da Rota Farroupilha. Se prefere ter todo o conteúdo sobre este itinerário para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Guia RS Rota Farroupilha >>

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » PORTO ALEGRE » Foto da Semana #246 Pela Cidade Baixa
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Author Tatiana Gappmayer

Tatiana Gappmayer Jornalista, cinéfila, apaixonada por mapas e livros de arquitetura e mochileira. | Siga no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo